Autor |
Mensagem |
vinicius romancini
Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35 Mensagens: 686 Localização: chapecó-sc brasil
|
 Re: Sarawek/Borneo 2012
eu vi no google os ascideos que eles usam para cozinhar arroz sao de ampullaria e sao gigantes!!! e tambem eles tomam as enzimas da nepenthes e dizem que é doçe doçe que nada!!! aquilo tem gosto de vinagre e mostarda (eu provei de um ascideo que recem tinha aberto) eu tomei pois vi em um tópico aqui do forum 
_________________ vinicius passou por aqui
|
10.06.2012(Dom)10:01 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Acho q eles fizeram aquilo só pra agradar os turistas.... cozinhar arroz em panela é tao mais facil! Kkkkkk!
|
11.06.2012(Seg)2:07 |
|
 |
Wesley
Destaque
Registrado em: 22.08.2010(Dom)22:38 Mensagens: 257 Localização: SP/Brasil
|
Fernando Rivadavia escreveu: Acho q eles fizeram aquilo só pra agradar os turistas.... cozinhar arroz em panela é tao mais facil! Kkkkkk! mas a onde vem uma panela para cozinha o arroz no meio do mato?
_________________ FaceBook:OrquiStudio Wesley
|
11.06.2012(Seg)19:27 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Nas minhas viagens pela Amazonia, fiquei surpreso de ver q duas coisas q nunca faltavam nos acampamentos de garimpeiros e nos vilarejos indígenas era: panela de aluminio e facão.  Abs, Fernando
|
11.06.2012(Seg)20:18 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
E se não tiver arroz? Viu, esse tipo de argumentação não tem fim. A questão é se isso ainda é feito e se melhora o gosto do arroz. No mais, se não aparecerem imagens de PCs esse tópico volta para o 'papo furado' 
_________________ Droseraholic!!!
|
12.06.2012(Ter)0:16 |
|
 |
Wesley
Destaque
|
Fernando Rivadavia escreveu: Nas minhas viagens pela Amazonia, fiquei surpreso de ver q duas coisas q nunca faltavam nos acampamentos de garimpeiros e nos vilarejos indígenas era: panela de aluminio e facão.  Abs, Fernando Acho dize e dizi sao 2 sentidos.. quero dizer é o seu origem de custume,acredito na epoca de sugiu essa maneira não tinha panela ainda. abrs. Wesley
|
12.06.2012(Ter)9:21 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
 Re: Sarawek-Borneo 2012
Isso mesmo Carlos: kd as fotos de PCs???  Ah, mais uma coisa: não sei se existem várias grafias, mas q eu saiba escreve-se SARAWAK (não Sarawek). Wesley, não sei se entendi teu comentário ("dize e dizi"???), mas como falei acima, acredito q panela de qq tipo seja bem mais pratica do q os ascideos de Neps p/ cozinhar arroz. Pode até ser um prato tradicional de algum vilarejo qq, usado em festas. Mas nas fotos q vejo disso na net, sempre me dá a impressão de ser algo q fizeram apenas p/ satisfazer a curiosidade dos turistas, q adoram ver o quão "selvagens" os nativos são. Já vi isso em vários lugares: o povo local sai correndo pra se vestir com trajes "tradicionais" pra ver se recebe esmolas assim q os turistas bobos aparecem. Mas minutos após os turistas irem embora, os locais voltam a se vestir normalmente e aparecem telefones celulares, ipods, etc., kkkkkk!!!! Abs, Fernando
|
12.06.2012(Ter)14:05 |
|
 |
fabriciopvet
Destaque
Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17 Mensagens: 221 Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
|
Fala povo!
Na minha opinião é o seguinte: Independente de se ter acesso a panelas ou não, tanto de metal ( modernas) quanto de cerâmica ou barro ( muito usado por povos isolados), eu creio que o uso pode ser cultural, ou é algo que não se cozinhe, pelo que já vi os jarros não vão em panelas, o arroz depois de cozido( em panelas) , é misturado com alguns ingredientes, colocado dentro dos jarros e colocado próximo ao fogo, muito similar com pratos que temos até hoje em algumas regiões do Brasil.
Nesta época junina é muito comum se ver isso, fazem pratos a base de milho, carne e/ou mandioca , embrulham em folha de bananeira, enterram no meio da brasa, um tempo depois retiram e colocam em pratos.
Se nós fossemos um fórum de cultivadores de bananeiras ficaríamos ultrajados! hehehe , mas como não somos achamos estranho e disperdicio de ascideos o que fazem com as ampullarias hehe.
Outro fator também temos que levar em conta, dentro do fator cultural, é se eles acham que cozinhando/assando comida nestes recipientes, eles ( nativos) podem adquirir algum tipo de força, ou purificação etc direto da floresta ou se é simplesmente algo tradicional que hoje serve só pra alavancar o turismo.
Abraços
Ps: Cadê as fotos das plantas! hehe
_________________ __________________________________________________________
Minha Grow list!
|
12.06.2012(Ter)14:59 |
|
 |
Wesley
Destaque
|
Editado pela última vez por Wesley em 12.06.2012(Ter)17:59, em um total de 1 vez.
|
12.06.2012(Ter)17:46 |
|
 |
Wesley
Destaque
|
 Re: Sarawak-Borneo 2012
Editado pela última vez por Wesley em 12.06.2012(Ter)18:03, em um total de 2 vezes.
|
12.06.2012(Ter)17:49 |
|
 |
|