Serra do Cipó - MG - rapidinho!
Autor |
Mensagem |
dedraks
|
Olá pessoal, Esse é meu primeiro post. Eu moro em Belo Horizonte e vou sempre na Serra do Cipó mas nunca tinha visto uma PC lá. Mas como sou novato, não iria reconhecer mesmo.... Da próxima vez que eu for vou tentar encontrar e fotografar algumas.
|
29.01.2008(Ter)21:43 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
dedraks escreveu: Olá pessoal, Esse é meu primeiro post. Eu moro em Belo Horizonte e vou sempre na Serra do Cipó mas nunca tinha visto uma PC lá. Mas como sou novato, não iria reconhecer mesmo.... Da próxima vez que eu for vou tentar encontrar e fotografar algumas. Rapaz! To com inveja (cobiça!) de você!! Mesmo!! Abração
29.01.2008(Ter)22:23 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Carlos, Citação: desconfio que as D. tomentosa sejam D. montana e as D. chrysolepis D. camporupestris... mas vou esperar pelos taxonomistas, já que o Fernando abriu mão, está com medo de errar também... sabe como é esse pessoal que acaba de conhecer as plantas e tal. Só não quero criar choradeira entre alguns membros do forum, hehehe!  Vamos dar uma chance pros novatos! Quem acertar ganha um pirulito!  Hmmm, pensando bem, é melhor mudar... afinal o Carlos já deu uma "rapidinha na S.Cipó". não vamos misturar com pirulito. Talvez melhor um aperto de mão e ponto final!  Sobre as identificações, a D.tomentosa var.glabrata foi a única que vc acertou... ;) e digo mais, o Cleo acertou uma e errou a outra. Mesmo errando, ainda acertou que não era o que vc pensava que era. Deu pra entender algo, ou confundi mais ainda a tua cabeça???  :) Abs, Fernando Rivadavia
|
29.01.2008(Ter)22:58 |
|
 |
rodolfo palis
Destaque
Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37 Mensagens: 1017 Localização: Uberaba/ Minas Gerais
|
Minha vez!
As commnis são capillaris, e as crysolepsis são grantsaui, se não me engano as campurupestres são de Itacambira e Grão-Mogol, acertei?
|
30.01.2008(Qua)0:16 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Noooossssaaaa!! acidente fatal com multiplas vitimas!!! hehehe!  Paulo, Nilber, alguem, me salve!! Eu tô quase explodindo, vou identificar tudo!!  Abs, Fernando Rivadavia
|
30.01.2008(Qua)0:34 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Não, não Rodolfo, as D. grantsaui são bem menos robustas... a "D. chrysolepis" é D. camporupestris mesmo, um passarinho me confirmou, daquele que curte piadas de duplo sentido. D. capillaris, longe assim do litoral eu nunca ví, nem em SC  Bom, ao menos a D. tomentosa var. glabrata está correta 'de prima'  . Faltam ainda: 1) "G. repens" 2) "D. communis" 3) "U. subulata" Paulo? Nilber?
_________________ Droseraholic!!!
|
30.01.2008(Qua)9:19 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
Citação: ...."rapidinha na S.Cipó". não vamos misturar com pirulito.... ha duplo sentido maior que esse? 
30.01.2008(Qua)9:22 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
heheheh Ta ficando legal o negócio!!!  Então esperem (Paulo e Nílber)!! Deixem-nos tentar mais uma vez!! Como novatos, temos esse direito!! hehehe Depois vou dar uma olhada na internet pra procurar o que é afinal a "comunis".  A chrysoleps eu tenho quase certeza que é uma camporupestris mesmo!! Apesar de nunca ter visto uma ao vivo, eu tenho a descrição original dela em um artigo aqui...hehehehehehehehehehhehe Abração
30.01.2008(Qua)11:28 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Fala galera!! Bom, naquela hora tive que sair e não pude pesquisar as possíveis espécies. Mas confesso que fiquei supercurioso e não via a hora de voltar pra casa pra poder tentar acertar esse "quiz" hehehehe Vamos lá: A Drosera communis seria uma Drosera hirtela var. hirtela? A Utricularia subulata seria uma Utricularia gibba? A Genlisea repens seria uma...hehe...desculpa, mas essa não dá pra mim! hehehe..embora...deixa ver...parece a mesma coisa que a suposta subulata, que na verdade acho que é uma gibba...  Mas tem que levar em consideração que tá meio fora de foco....  E aí, errei? Acertei? Quantas? Como? Por que? Zas, zas e zas... Abração
30.01.2008(Qua)13:20 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Olá Cleo! UFA! Acertou a D.hirtella var.hirtella!  Ainda bem, pois meus dedos estao formigando p/ escrever os nomes, hehehe! Pena que estavam sem inflorescências ou seriam facilmente identificaveis, com pêlos vermelhos densamente cobrindo os 2/3 basais. Vejam que as folhas parecem mais D.spatulata, não são tão fininhas como D.communis. E por favor, D.capillaris só ocorre no litoral brasileiro, hehehe!  E a outra maiorzona é D.camporupestris mesmo. É parecida com a D.chrysolepis, porém com caule curto (apenas 1-3cm geralmente). E a coloração das folhas é inconfundivel tbm. Quanto à Utric, vou dar uma dica. Não é U.gibba nem U.subulata, mas pertence ao grupo da U.subulata... Prestem atenção na gosma das hastes florais e do longo esporão... Já a Genlisea não é G.repens... Se vc coletasse ela lá por maio, junho, julho, poderia ter uma surpresa e tanto! Certo Vítor?? ;) Abs, Fernando Rivadavia
|
30.01.2008(Qua)14:04 |
|
 |
|