Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Opa,
bela descoberta!!
O local onde elas cresciam era uma beira de regato ou um barranco úmido pela neblina?
Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
12.02.2008(Ter)19:07 |
|
 |
Ranulfojr
Registrado em: 06.12.2007(Qui)16:09 Mensagens: 86 Localização: Fortaleza-CE
|
Pessoal eu nem tô acreditando... eu que não conheço nada pensei logo que fosse u. subulata pelas fotos que vi no google, logo porque sou apaixonado por pcs mas não sei nada do ramo, so tenho muita curiosidde... enta com certeza eu posso sacrificar algumas, eu ainda tenho umas que resistiram bem e que ainda tem as flores bem bonitas, eu vou pegar logo as que tenho aqui e fazer como o Fernando sugeriu, e quando eu voltar lá na serra da Ibiapaba, eu coleto mais e da forma que seja mais adequada... Tô morto de feliz por isso, ajudando a ciência!!! Eu vou enviar pro Paulo essa primeira coleta que já tenho aqui... Certo Paulo, me manda uma MP com seu endereço que assim que tiver sequinho eu mando pra vc...E eu que pensei que seria só mais um tópico sobre pcs em seu habitat... Ahhh pessoal, foi mal pelas neps, mas vejam bem, eu disse aquilo pq foi o que o cara lá me disse (umas plantinhas que tem uns vasos cheios d'água), entenderam???? mas eu não vi nada naum, eu tô doido pra ir lá, mas ele me disse que só daria certo lá pra abril.... Hehehe, num sei nem o que dizer... tô 0 x 0 , dei uma dentro e outra fora Ah pessoal, eu acabei de doar nove saquinhos de sementes delas aqui com o nom de u. subulata, vou lá mudar, mas seguinte, quando eu for em Ubajara de Novo, alguem se interessa pra eu trazer mais sementes delas????? Porque se alguem quiser eu posso passar ate odia todo lá procurando... blz??
|
12.02.2008(Ter)23:33 |
|
 |
Ranulfojr
|
Carlos Rohrbacher escreveu: Opa,
bela descoberta!!
O local onde elas cresciam era uma beira de regato ou um barranco úmido pela neblina?
Té. Eram sim Carlos, basta ver as fotos que postei... é uma parede de rocha de mais ou menos 8m de altura que fica direto escorrendo água que brota das pedras e como é no lado ingrime da serra da Ibiapaba (lado leste) é muito comum amanhecer com neblina densa e quando chove fica do mesmo jeito... Mais alguma dúvida, se eu puder ajudar, será um prazer. Té mais
|
12.02.2008(Ter)23:37 |
|
 |
Ranulfojr
|
Cléo Oliveira escreveu: Há uns anos um amigo me trouxe D. sessilifolia daí! Mas ela não resistiu, ele não preservou as raízes. Abração Cléo quando vc descobrir me avisa, pq como eu tô aqui pela redondeza, eu vou v se encontro algumas e colho sementes pra nós... Segundo o Fernando lá pela serra da Ibiapaba tem elas, mas eu não vi, talvés porque ainda é cedo, não sei, mas como eu estou sempre indo lá, vou verificar a cada ida... Aguardo a resp do seu amigo, certo??? Ate lá 
|
12.02.2008(Ter)23:47 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Parabens mais uma vez pela descoberta! Seria mto bom se vc pudesse voltar e explorar mais. Quem sabe não encontre outras populações?? Quem bom q vc está disposto a sacrificar algumas plantas em nome da ciência, nós botânicos agradecemos. Daria até p/ publicar um artigo sobre esta descoberta, caso alguém esteja afim.
Abs, Fernando Rivadavia
|
13.02.2008(Qua)1:25 |
|
 |
Ranulfojr
|
Hoje coloquei duas hastes com flores bem bonitas que ainda tinha aqui em ksa no papel filtro dentro do livro como sugerido... agora é só esperar Té pessoal
|
14.02.2008(Qui)0:19 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Mto bom cara, esta coleta vai ser famosa!!!!!  quando vc volta p/ procurar mais??  Abs, Fernando Rivadavia
|
14.02.2008(Qui)6:06 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Olá pessoal, Realmente muito interessante essa descoberta. Quem diria que uma simples amarelinha pudesse ser tão interessante! Hahaha! Quase não abri as fotos, mas vi que tinha algo estranho com essas flores, e tinha mesmo. Vou esperar o herbário pra confirmar a descoberta, mas estou certo de que não se trata de U. subulata. E gostei da sua sugestão, Fernando. Vou ver se escrevo algo sobre a descoberta, seria realmente interessante. Ranulfo, já te mandei uma MP. E não deixe de voltar lá e procurar por mais! Nós agradecemos! Grande abraço,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
14.02.2008(Qui)10:31 |
|
 |
Ranulfojr
|
Fernando Rivadavia escreveu: Mto bom cara, esta coleta vai ser famosa!!!!!  quando vc volta p/ procurar mais??  Abs, Fernando Rivadavia Fernando, eu não tenho certeza, mas farei o possível pra coletar mais pra enviar pro Paulo...
|
14.02.2008(Qui)20:25 |
|
 |
Ranulfojr
|
Paulo Minatel escreveu: Olá pessoal, Realmente muito interessante essa descoberta. Quem diria que uma simples amarelinha pudesse ser tão interessante! Hahaha! Quase não abri as fotos, mas vi que tinha algo estranho com essas flores, e tinha mesmo. Vou esperar o herbário pra confirmar a descoberta, mas estou certo de que não se trata de U. subulata. E gostei da sua sugestão, Fernando. Vou ver se escrevo algo sobre a descoberta, seria realmente interessante. Ranulfo, já te mandei uma MP. E não deixe de voltar lá e procurar por mais! Nós agradecemos! Grande abraço, Pois é rpz  , eu que o diga!!! Vou voltar sim e se precisar de fotos ou sei lá qualquer infomação pode contar comigo... ah vou preencher aquele formulário que me pediram Té mais
|
14.02.2008(Qui)20:27 |
|
 |
|