Olá Thiago!
Carrancas tem muitas PCs, mas eu esperava mais... Veja tópico sobre este local neste link:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1693.htmlJá a Serra do Caraça é meu xodó... aaaah como eu amo aquele lugar! Só que temo que algumas espécies tenham sido exitintas lá no alto dos picos, devido à poluição de uma mineradora que fica na base da serra, ao pé do Pico do Sol (e portanto fora do parque).
Uma delas é a D.graminifolia. Esta espécie foi descrita a partir de plantas coletadas no Caraça há quase 200 anos. A forma do Caraça é bem diferente daquelas encontradas mais ao norte -- alguns dizem ser espécie distinta. Ela só ocorre no alto do Pico da Carapuça, Pico do Sol, Pico do Inficionado e Pico da Canjerana (do Retransmissor).
No alto dos primeiros 3 picos acima, creio que talvez já não haja mais D.graminifolia (nem G.violacea, U.reniformis, U.sp.nova, U.laciniata, D.tomentosa var.glabrata, e outras). Ou talvez tenha um pouco ainda. Mas quando subi pela última vez no início da década a coisa tava feia p/ as PCs...
Minha última esperança é o Pico do Canjerana, que fica mais distante da mineradora e portanto ainda pode ter populações saudáveis de D.graminifolia. Em abril vc talvez encontre elas com flores, mas certamente haverá sementes -- caso ainda estejam vivas. Mas ***PLEASE*** não colete nenhuma planta!! Não só é parque como esta forma de D.graminifolia está
a beira da extinção! Além disso, é quase impossível cultivar esta planta, pois ela depende do clima frio de alto de montanha, que é muito difícil de imitar (só recomendo p/ quem tenha terrário com Nepenthes do tipo "highland").
Caso vc vá ao Caraça, terá duas "missões impossíveis" além de descobrir se há D.graminifolia ainda viva por lá. Uma delas é encontrar D.hirtella var.hirtella, que só foi coletada uma vez por lá (no caminho p/ o Tanque Grande). A outra é encontrar D.montana var.schwackei, que um "amigo do amigo do amigo" diz ter visto no alto do Canjerana...
Qq dúvida, me escreva MP.
Abraços, Fernando Rivadavia