Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)19:02

Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Lavras/Ingaí MG 
Autor Mensagem
Site Admin

Mensagem 
Olá Thiago,

belas fotos, aguardarei por mais (fotos e espécies).

Ah, Drosera capensis é uma espécie originária da África do Sul. :wink:

Um abraço.

18.03.2008(Ter)19:39
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Olá Thiago,

Talvez vc estava pensando em D.camporupestris? Essa tem bastante lá na Serra do Cipó (junto c/ uma porrada de outras PCs). Outros lugares legais na tua região: Serra do Caraça, Serra da Moeda, Ouro Preto, Carrancas, Tiradentes, Ibitipoca, etc... Basta escolher um (ou mais)! :)

Abraços, Fernando Rivadavia

18.03.2008(Ter)19:56

Mensagem 
hsuahsuahsuhahs
eu to com ela na cabeça, rs
na verdade eu queria dizer D. graminifolia... (desculpa a vergonha que passei,rs)
Carlos, obrigado pela correção :)
Fernando eu fui em Carrancas algumas semanas atras, eu vou la sempre so cheguei a encontrar U.subulata e D. tomentosa
Eu to indo pro Caraça em abril o que vcs acharam por la? e em carrancas tem mais espécies??

18.03.2008(Ter)20:34

Mensagem 
eu não tinha comparado a D.camporupestris com a D. campensis
são bem semelhantes... Interessante!
vou tirar um dia nesse feriado e farei uma busca por Droseas... depois eu conto o resultado

18.03.2008(Ter)21:57
Moderador

Mensagem 
Olá Thiago!

Carrancas tem muitas PCs, mas eu esperava mais... Veja tópico sobre este local neste link:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1693.html

Já a Serra do Caraça é meu xodó... aaaah como eu amo aquele lugar! Só que temo que algumas espécies tenham sido exitintas lá no alto dos picos, devido à poluição de uma mineradora que fica na base da serra, ao pé do Pico do Sol (e portanto fora do parque).

Uma delas é a D.graminifolia. Esta espécie foi descrita a partir de plantas coletadas no Caraça há quase 200 anos. A forma do Caraça é bem diferente daquelas encontradas mais ao norte -- alguns dizem ser espécie distinta. Ela só ocorre no alto do Pico da Carapuça, Pico do Sol, Pico do Inficionado e Pico da Canjerana (do Retransmissor).

No alto dos primeiros 3 picos acima, creio que talvez já não haja mais D.graminifolia (nem G.violacea, U.reniformis, U.sp.nova, U.laciniata, D.tomentosa var.glabrata, e outras). Ou talvez tenha um pouco ainda. Mas quando subi pela última vez no início da década a coisa tava feia p/ as PCs...

Minha última esperança é o Pico do Canjerana, que fica mais distante da mineradora e portanto ainda pode ter populações saudáveis de D.graminifolia. Em abril vc talvez encontre elas com flores, mas certamente haverá sementes -- caso ainda estejam vivas. Mas ***PLEASE*** não colete nenhuma planta!! Não só é parque como esta forma de D.graminifolia está a beira da extinção! Além disso, é quase impossível cultivar esta planta, pois ela depende do clima frio de alto de montanha, que é muito difícil de imitar (só recomendo p/ quem tenha terrário com Nepenthes do tipo "highland").

Caso vc vá ao Caraça, terá duas "missões impossíveis" além de descobrir se há D.graminifolia ainda viva por lá. Uma delas é encontrar D.hirtella var.hirtella, que só foi coletada uma vez por lá (no caminho p/ o Tanque Grande). A outra é encontrar D.montana var.schwackei, que um "amigo do amigo do amigo" diz ter visto no alto do Canjerana...

Qq dúvida, me escreva MP.

18.03.2008(Ter)22:22
Site Admin

Mensagem 
Citação:
No alto dos primeiros 3 picos acima, creio que talvez já não haja mais D.graminifolia (nem G.violacea, U.reniformis, U.sp.nova, U.laciniata, D.tomentosa var.glabrata, e outras). Ou talvez tenha um pouco ainda. Mas quando subi pela última vez no início da década a coisa tava feia p/ as PCs...

:shock:

Citação:
...esta forma de D.graminifolia está a beira da extinção!

:cry:

(Sem palavras) :(

18.03.2008(Ter)22:34
Moderador

Mensagem 
Esqueci de falar das outras PCs presentes nos vales e nas encostas do Caraça (além das espécies mencionadas acima):

D.montana var.montana, D.communis, U.pubescens, U.triloba, U.subulata, U.hispida, U.praelonga, U.hispida X praelonga, U.nervosa, U.neottioides e U.amethystina.

U.laciniata, U.reniformis, D.tomentosa var.glabrata e a U.sp.nova mencionadas acima crescem tanto no alto das montanhas como nos vales.

Bom, estas são as PCs que eu achei em múltiplas visitas à Serra do Caraça ao longo de uns 12 anos (entre 1990 e 2002), mas provavelmente há outras...

18.03.2008(Ter)22:44

Mensagem 
em abril eu vou com um pessoal da facul...
ficarei apenas dois dias la...não sei se conseguirei encontrar metade da metade da metade....
Bom... quanto as coletas Fernando, pode ficar tranquilo so coletarei fotos.
to com algumas duvidas sobre as montanas depois te mando MP

18.03.2008(Ter)23:29

Mensagem novas fotos
Ola pessoal
Subi algumas serras em volta e encontrei muito mais D.montana

O Local:
Imagem

Imagem

Imagem

Parece que na sexta elas vão estar floridas, estão todas com haste floral!
postarei as fotos assim que voltar la
abraço a todos

14.04.2008(Seg)18:22
Moderador

Mensagem 
Oba!!! :) Parabens Thiago! Boa sorte na próxima expedição, fique de olho aberto p/ outras PCs e tire mtas fotos p/ mostrar aqui! ;)

Abs, Fernando Rivadavia

14.04.2008(Seg)18:51
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo