Serra do Cipó - Primeiro dia
Autor |
Mensagem |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Nilber, tô achando um pouco estranha esta U.hispida... Seria talvez um F2 ou retrocruzamento c/ U.hispida?? Nossa! Mais uma que parece mesmo que só a genética resolve.  Não pode ser também um hibrido onde a hispida é a planta mãe? Comparando com o caso do possivel nephro x gemini que parece muito mais com nephro e com esse caso mesmo da praelonga x hispida que se parece mais com praelonga. Quem sabe essa não é uma hispida x praelonga? Ou isso mesmo que vc falou, uma (praelonga x hispida) x hispida. Ou coisa nova mesmo...  Citação: (Nossa Nilber, vc está se tornando o homem dos híbridos, hehehe!) Hehe.. mas essa acho que foi o Vitor que achou... rsrs Abeaços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
16.08.2008(Sáb)12:20 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Nilber, quem ficou com o herbário desta? Acho q vale a pena dar uma comparada c/ o q o Taylor descreve p/ U.hispida e U.praelonga.
Abs, Fernando Rivadavia
|
16.08.2008(Sáb)14:11 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Hello pessoal, Não estou com meu Taylor here right now, mas eu dei uma lida rápida essa semana em U. praelonga e U. hispida. Lembro que o Taylor descreve U. hispida como muito variável (novidade) e coloca como sinônimo U. picta (advinha de onde é o tipo??? Lagoa Santa, logo ao sul do Cipó), que se bem me lembro tem flores amarelas ou algo assim e me remeteu ao híbrido (talvez ele não tenha pensado nessa possibilidade porque o híbrido tende muito mais para hispida, mas é estranho, já que o tipo ocorre na região de overlap da distribuição de ambas) - certeza só com o tipo (ou nem com ele  ). Não sei quem ficou com a coleta, tenho que conferir se ficou comigo. Citação: Citação: -As Utricularias neottioides, só da pra ver as raizes, como vcs conseguem distinguir entre ela e outra raiz de outra utricularia, em outras palavras que fatores são observados na identificação de uma utricularia aquatica pela raiz? PHD, Utrics não possuem raizes, aquilo sao folhas. Folhas ou filocládios... Dependendo do que se assume como homólogo ao utrículo... eu acho que ele é homólogo a uma folha (e homólogo à armadilha de Genlisea) e não a uma parte de uma folha e, portanto, as estruturas que portam os utrículos são caules, nesse caso modificados em estruturas similares a folhas - filocládios. Seguindo esse raciocínio, poucas são as espécies de Utricularia que possuem folhas ditas "normais". Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
17.08.2008(Dom)1:01 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Eita!! Essa foi a aula de Utricularias que eu havia pedido!! Citação: "Telecurso 2000 - Se Liga então chegou a hora da Revisão!" Na teleaula de hj vc aprendeu que: -As Utricularias não possuem raizes e sim folhas ou caules ou filocládios, aonde ficam os utriculos. -As As partes brancas subterrâneas de Utrics são caules. -E que os utriculos são homologos a uma folha. -E que homologo segudo define o google é: o estudo biológico das semelhanças entre estruturas de diferentes organismos que possuem a mesma origem embriológica. -Aprendeu tbm que filocládios são caules modificados em estruturas similares a folhas -Poucas são as espécies de Utricularia que possuem folhas ditas "normais". -As U.neottioides possuem poucos ou nenhum utriculo e é a unica Utricularia americana que cresce sobre pedras submersas em córregos com água corrente.
Na aréa de habitats vimos que: -Muitas regioes dos topos e encostas dos campos rupestres não são úmidas de cara, mas as plantas sobrevivem ou mesmo apenas vivem ali. As vezes a areia está umida alguns milímetros abaixo a superfície. -As plantas de locais mais "secos", devem contar muito com a umidade noturna do ar (preciptação horizontal) e isso teria a ver até com os tentáculos (que serviriam pra captar água). -Na serra do cipó tem mta neblina à noite. - Existe uma suspeita q a distribuição de mtas espécies (especialmente D.sp.Cipó, D.sp.Shibata e D.schwackei, que crescem nos ambientes mais secos) é altamente relacionavel a corredores de neblina, onde esta se concentra. -Aprendeu tbm que existem mtas espécies anuais de Drosera, Utric e Genlisea, além daquelas q entram em dormência no inverno. Estas são especializadas a crescer em ambientes que nesta época do ano em boa parte do Brasil secam completamente, onde vc nunca imaginaria que existissem PCs.
Que aula!!! Vou salvar esse tópico em .PDF, e colocar junto com os arquivos mandados pelo Fernando!! Valeu mesmo aos professores: Nilber, Fernando e Paulo!!! Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
17.08.2008(Dom)11:54 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Fala Nilber, belas imagens, além das incríveis D. tentaculata, D. chrysolepis (flores!), D. camporupestris, U. hispida x praelonga ('hispilonga', 'praedula'?  ) ... ... fiquei impressionado com as gotículas nos pecíolos das D. sp. cipó, coisa mais divertida, parecida com a D. schwakei (conversa do outro tópico), tens foto em escala? Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
18.08.2008(Seg)21:50 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
19.08.2008(Ter)13:23 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Hei Nílber, Não inventa de colocar as fotos do segundo dia logo não, hein! Esse fim de semana eu coloco as minhas fotos do nosso primeiro dia de campo no norte de minas,,,, Ah, será que não seriam essas glandulas sésseis estruturas especializadas na captura da umidade do ar (e não os tentáculos - ou somente eles)? Como testar essa hipótese? Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
21.08.2008(Qui)14:01 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Oi Paulo,
Realmente... poderia ser esta a função? Será que aquela mucilagem mais viscosa destas gl6andulas (parece resina) serve como esponja? A única coisa q sabemos é q não parece ser apenas coincidência q as espécies q habitam ambientes mais secos apresentam estas glândulas mais evidentes. Não necessariamente estas glândulas sésseis sao mais abundantes, pois parecem estar presentes em todas as espécies. Mas apenas em algumas espécies elas produzem abundância desta resina. Acredito q se compararmos D.chrysolepis de ambientes umidos e secos poderemos entender melhor esta relação, mas não consigo pensar como testar a função destas glânculas e a resina q produzem...
Abs, Fernando Rivadavia
|
21.08.2008(Qui)21:44 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Hum.. quem sabe tanto as glândulas quanto os tentáculos.
Maneiras diferentes de resolver o problema... não?
Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
23.08.2008(Sáb)15:39 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Hmmm, redundáncia me parece estranho... Se os tentáculos já exercem esta função, então imagino q a planta desenvolveria folhas com mais tentáculos -- e não apelar p/ outro mecanismo. Acho q as glândulas sésseis devem ter função diferente...
Abs, Fernando Rivadavia
|
23.08.2008(Sáb)16:01 |
|
 |
|