Autor |
Mensagem |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
A maioria só gosta de agua no verão e apenas algumas como a P.moranensis conseguem viver molhadas o ano inteiro.
Abs, Fernando
|
28.01.2009(Qua)1:23 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
Quer dizer que na primavera, no outono e no inverno agente: [ ] Não rega?? [ ] Rega 1 vez por semana?? [ ] Diminui o nível da água?? [ ] Outro; Tem como eu saber quais sao as pinguiculas mexicanas e quais não?? Obrigado.
|
28.01.2009(Qua)1:39 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Matheus, isso depende mto da espécie pois algumas gostam mais seco do q outras. No geral p/ as mexicanas eu diria p/ regar 1 vez por semana no inverno e olha lá! P/ vc saber quem é quem, estude este site: http://www.pinguicula.org/pages/pages_p ... ctures.htmComo nem todas as espécies estão lá, use tbm o link abaixo. Basta digitar o nome que aparece uma lista com todas as variaçoes já publicadas para este nome. e p/ cada uma desta tem informações como o local de origem de cada uma. http://www.omnisterra.com/bot/cp_home.cgiAbs, Fernando
|
28.01.2009(Qua)1:47 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Hello Fernando, Agora sim consegui ver as fotos! Incríveis! E já decidi, vou tirar minhas P. gypsicola da bandeja e deixá-las com menos água. Elas não passam dos 2 cm! Já estou fazendo isso com P. colimensis, mas ainda é muito cedo para ter resultados. Parabéns pelas fotos! Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
28.01.2009(Qua)9:07 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Parabéns pela caçada, Fernando! Estava me perguntando se elas realmente vivem na seca total ou se são como algumas droseras Brasileiras (como as do cipó) que vivem debaixo do sol causticante e com o substrato seco, mas que é umido e frio alguns cms abaixo da superfície do solo. você ja visitou habitat de P. moctezumae? Ela e a Gypsicola são fantásticas até porque lembram muito nossas amadas D. graminifolia - spiralis hehehe. Continuo com a duvida: solo alcalino ou acido das pings?
Aguarde minhas ultimas descobertas de Aiuruoca e VEM LOGO PRA CAÇARMOS PCS COM A GALERA!!!
Abraço
Adilson
|
28.01.2009(Qua)14:00 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Adilson, respondido no outro tópico de Pings! ;) Mas só pra completar, mtas vezes as Pings crescem em substratos mto rasos sobre pedra (como uma camada de musgo), entao não da pra depender de umidade sob a superficie. Mas p/ algumas como P.gypsicola, P.immaculata, P.medusina e outras q crescem em solos argilosos, a superficie fica sequinha durante o inverno mas logo abaixo esta fresco e úmido.
Valeu Paulo e boa sorte! P.S. Acho q estarei relativamente livre por umas semanas, quero vevr se rotomo nossos trabalhos... ;)
|
28.01.2009(Qua)14:48 |
|
 |
Carlos Tatsuta
Destaque
Registrado em: 22.09.2008(Seg)19:09 Mensagens: 41 Localização: Dourados - MS.
|
Oi! Fernando tudo bem? Aproveitando esse tópico sobre Pinguicula, tenho dois híbridos P.meduziana x P.moctezumae e P.moctezumae x P.hemiephytica, a pouco tempo entraram em repouso, aquelas folhas pequenas, com esse calor todo daqui, porque será que elas entraram dormencia, será falta de adaptação, o que devo fazer ? diminuir a água de deixar secar mais? Obrigado. Carlos Tatsuta
|
28.01.2009(Qua)22:35 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Olá Carlos,
P.moctezumae é uma das poucas espécies mexicanas q não precisa de dormência. Por isso pode ser q os hibridos puxaram p/ ela e vc não precise dar dormencia. P.hemiepiphytica não precisa mto tbm acho, entao acho q vc pode manter esse hibrido molhado mesmo e esperar que volte. Ja o hibrido com P.medusina eu não sei pois esta especie se retrai totalmente numa cebolinha subterranea. Melhor perguntar pro pessoal experiente de cultivo de Pings no CPUK.
não sei dizer pq entraram em repouso agora no verao. Por acaso vc as recebeu ha pouco tempo do hemisferio norte? Será q não deu tempo de se adaptarem ainda?
Abs, Fernando
P.S. Tem um cara no CPUK que diz NUNCA manter as Pings mexicanas secas, que nunca lhes dá dormência, que isso é desnecessário. Sei lá, acho perigoso, hehehe!
|
28.01.2009(Qua)22:51 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Parabens fernando! 
_________________ A dengue por aqui vira comida! Minhas carnivoras Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/
|
28.01.2009(Qua)22:59 |
|
 |
Carlos Tatsuta
Destaque
Registrado em: 22.09.2008(Seg)19:09 Mensagens: 41 Localização: Dourados - MS.
|
Obrigadão, Fernando, talvez seja isso, recebi esses híbridos a pouco tempo , foi em Agosto de 2008, e era muito pequena, e veio do Japão. Gosto muito dessas espécies (Pinguicula), e pretendo me dedicar um pouco, e aumentar as espécies em cultivo, conto com a sua ajuda para aprender a melhor forma de cultivo, esse seus artigo e fotos sobre Pinguicula, me faz viajar no tempo, e apreciar cada vez mais essas espécies, parabens. Obrigado. Carlos
|
28.01.2009(Qua)23:08 |
|
 |
|