Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)10:51



Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Plantas Carnívoras da Flora Portuguesa 
Autor Mensagem

Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27
Mensagens: 76
Localização: São José do Rio Preto - SP
Mensagem 
Matheus, fiz uma pesquisa maior e vi que elas são nativas de:
Europa, Sudeste do Canadá, Nordeste do EUA, Cuba e Norte da América do sul.
A maior diferença entre as que vivem em regiões tropicais e as que vivem em regiões temperadas é a necessidade de dormência.


05.08.2009(Qua)21:18
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
D.intermedia cresce em todo o leste dos USA, se não me engano -- e não se esqueça q se encontra tbm no litoral brasileiro da Bahia ao RJ! :)

Abs, Fernando


05.08.2009(Qua)21:32
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Ah, entao me enganei :X


05.08.2009(Qua)22:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.02.2009(Dom)6:39
Mensagens: 93
Localização: Europa - PORTUGAL
Mensagem 
Ricardo, a sério, deixaste-me morto de inveja. Estou há tanto tempo para conseguir ver PCs em Portugal, até andei a fazer uma colectânea de possíveis localizações, achas que encontro alguma coisa na minha zona (oeste, cabo carvoeiro)?

Agora, falando a sério, fotos excelentes, espécies lindas. :wink: :wink:
Realmente em Portugal é vergonhosa a maneira como as comunidades de seres vivos (e agora não falo só de PCs) são tratadas. Não há o mínimo respeito pelo ambiente, os pinhais aqui do oeste estão super poluídos.

Tens mais fotos? Posta mais!

cumps,

Rafa ; )

_________________
"Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. E da primeira não tenho a certeza!" (Albert Einstein)


06.08.2009(Qui)7:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.02.2009(Dom)6:39
Mensagens: 93
Localização: Europa - PORTUGAL
Mensagem 
Já agora, conseguiste sementes? E sphagnum, encontraste?

Só pra não gerar polémica:

Há gente que não sabe reconhecer sphagnum, e acham que qualquer musgo é sphagnum, e dizem que em Portugal há (já que para eles qualquer musgo que cresca é sphagnum). Isso faz com que o pessoal das PCs reivindique que NÃO existe sphagnum em Portugal. O que acontece é que nas turfeiras portuguesas HÁ sphagnum, só que não é o sphagnum que nós usamos nas PCs (sphagnum do Chile) mas sim outros musgos que, em termos taxonómicos, se incluem no género Sphagnum.

Taxonomia do Sphagnum:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Subreino: Embryophyta
Superdivisão: Bryophyta sensu lato
Divisão: Bryophyta sensu stricto
Classe: Bryopsida
Subclasse: Sphagnopsida
Ordem: Sphagnales
Família: Sphagnaceae
Género: Sphagnum

Espécies são cento e tais. (Pra ser sincero nem sei qual (ais) é (são) a (s) espécie (s) que usamos).

O que pergunto é se encontraste musgos do GÉNERO sphagnum. É que infelizmente, tal como já foi dito, as turfeiras portuguesas que só se mantêm graças a estes musgos estão também a desaparecer
:roll: :x

_________________
"Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. E da primeira não tenho a certeza!" (Albert Einstein)


06.08.2009(Qui)7:55
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Ricardo,

gostei muito das imagens e também fiquei a pensar como seria o ambiente onde vivem essas plantas. As D. intermedia em vermelho intenso são bem diferentes das que mantenho aqui, se tiver mais imagens dessa visita ou de outras futuras não deixe de postar.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


08.08.2009(Sáb)23:20
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.11.2009(Sáb)15:05
Mensagens: 10
Localização: Porto - Portugal
Mensagem 
oi, pessoal eu tb fui a essa visita e adorei, como já o nosso amigo Ricardo disse.


28.11.2009(Sáb)15:50
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.11.2009(Sáb)15:05
Mensagens: 10
Localização: Porto - Portugal
Mensagem 
Ricardo Miranda escreveu:
Fernando Rivadavia escreveu:
Parabens cara!!! Se não em engano estas sao as 1as fotos de PCs nativas em Portugal aqui neste site! Mto obrigado por compartilhar conosco! :)

Adorei as fotos, lindas plantas! As Drosophyllum estao incriveis e as ultimas D.intermedia compactas em ambiente mais seco sao muito diferentes. Mas não vi D.rotundifolia...

Se tiver mais fotos gerais do ambiente, estou mto curioso para saber como sao estes lugares, não tenho idéia.


Abs, Fernando


Obrigado a todos, como qualquer um, eu só quero contribuir qualitativamente para esta comunidade ;)
Fernando: Tem toda a razão, perdi a foto da D.rotundifolia solitária, estava muito desfocada. Infelizmente tive de usar o método da lente "lupa" à frente da objectiva, e por muito boas fotos que tire, as vezes as coisas não correm tão bem.
Quanto ao ambiente, trata-se de uma zona de xistos, que apesar de à superfície parecer muito árido, é um solo que conserva umidade. Sei que o que vou dizer não é nada técnico, mas fiquei com a sensação de uma solo tipo barro.
Infelizmente a visita foi muito rápida e não estive a tirar fotos da paisagem. Foi a primeira vez que vi plantas carnívoras "in habitat" e perdi-me a olhar unicamente para elas.
Fica prometido que da próxima vez vou ter mais em atenção esse factor.


bem aqui fica a foto da D.rotundifolia solitária e da paisagem envolvente, para terem uma noção do habitat.

Imagem
Imagem


28.11.2009(Sáb)16:06
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Bela D. rotundifolia,

haviam mais espécies no local? Sphagnum?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


28.11.2009(Sáb)20:00
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.11.2009(Sáb)15:05
Mensagens: 10
Localização: Porto - Portugal
Mensagem 
havia as espécies mencionadas pelo RicardoM e tb havia Sphagnum.


29.11.2009(Dom)7:41
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB