Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)13:33

Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Retorno à Serra do Cipó 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Eu mesmo nunca acreditei que nunca fui a serra do cipó. Do espinhaço estive só em Rio Preto, Diamantina e em Grão Mogol, mas o cipó é mesmo o shopping mor das Droseras brasileiras hehehe. NUma pena não ter podido ir lá encontrar com você$$$$$$$ ......

Estas são as fotos mais bonitas que ja vi o povo daqui postar de D. sp cipó! É impressão minha ou assim olhando por cima (nunca vi uma ao vivo) elas me parecem villozinhas miniatura? Alguém ja fez dna dela?

Um abraço

Adilson

22.08.2009(Sáb)12:54
Moderador

Mensagem 
Rafael escreveu:
E Sim.. fiquei surpreso com as U. longifolias que encontrei crescendo nas paredes de pedra.. porém escorria água gelada constantemente nelas!

Elas crescem no chão tb, mas nesses paredões de pedra são mais comuns aqui na Serra do Mar.

Adilson escreveu:
impressão minha ou assim olhando por cima (nunca vi uma ao vivo) elas me parecem villozinhas miniatura?

Um pouco. Lembram muito mais chrysolepinhas. Obrigado pelos elogios. As fotos do Paulo e Fernando tb ficaram muito boas.

Carlos escreveu:
Aguardo mais fotos, ansiosamente

To editando. :wink:

Abraços.

Eparema, plantinha desinformada....

22.08.2009(Sáb)19:56
Moderador

Mensagem 
Hello Nílber!

Aleluia alguém começo esse relato! rsrsrs

Só que vou demorar a postar minhas fotos...

Hahaha! Bom relembrar as histórias dessa viagem! Foi mto boa mesmo (em especial pelas paisagens, as mais belas do Cipó)!

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

22.08.2009(Sáb)21:29
Moderador

Mensagem 
Citação:
É nesse fato que me baseio para argumentar sobre a minha teoria que as Droseras tem o poder de retirar a umidade do ar, nesse tipo de ambiente é comum ter nevoa de madrugada, acredito que elas aproveitam para retirar a umidade que nescessitam...

Hehehe, desculpe acabar com tua festa, mas esta teoria é antiga, hehehe! :) Vc ja viu Drosera pela manha, a quantidade de orvalho que os tentaculos capturam? E não é por nada que as dróseras e outras PCs mtas vezes só se encontram no alto de serras e especialmente nos pontos onde há mais neblina. Discutimos mto isso neste ultima viagem em relacao aos ambientes de D.sp.Cipo (q parece ser a mais xerófita de todas as espécies perenes brasileiras).

Adilson, ainda não fizemos nenhum estudo genético com D.sp.Cipo, mas ela é realmente proxima a chrysolepis. E não lembro quem falou, mas realmente esta talvez foi a populacao mais bonita que ja vi de D.sp.Shibata. E estamos trabalhando na publicacao dela! ;)

Abs, Fernando

23.08.2009(Dom)3:09
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Apoiado!

24.08.2009(Seg)0:13
Moderador

Mensagem 
Ali mesmo nas margens da cachoeira havia D. tomentosa e U. amethystina roxa. As rochas das margens eram muito escorregadias e mais a frente eu caí e machuquei o joelho. Nada demais, mas passei o dia seguinte reclamando. :)

U. amethystina
Imagem

Depois de dar uma volta, ir por lá e por cá e atravessar um rio gelaaaaado finalmente encontramos algumas Genlisea repens
Imagem

Deu pra ver bem as armadilhas.
Imagem

Ali tb tinha D. communis sem inflorêscencias.
Imagem

E tb U. gibba crescendo junto a U. tricophylla nas margens.
Imagem

U. tricophylla (depois eu posto as flores)
Imagem

e também U. triloba nos musgos.
Imagem

Foi quando o Fernando sumiu e depois ouvimos uns gritos um pouco a frente e eu logo imaginei que pro Fernando estar chamando alto de longe, má coisa não podeiria ser... :P

E lá estava ela, a gigante U. olivacea
Imagem

Olha que planta fantástica.

Imagem

Imagem

Andando em locais menos apropriados pra carnívoras, ainda vimos uma tartaruga que FEDIA MUITO, mas estava viva (mesmo com cheiro de cadáver)
Imagem

Orquídea - Cleistes
Imagem

Andando e andando achamos mais D. sp. 'Shibata', dessa vez sobre Líquens! Achamos uma comunidade muito grande de pequenas shibatas, a maior de todas. Impressiontemente bonito.

Imagem

Saímos dali e de carro fomos até a populção de Genlisea sp. 'Cipó' e dessa vez elas estavam floridas. A população é bem pequena e aparentemente frágil.
Antes da foto da Genlisea vai uma de U. laciniata (pra Gelnlisea sp. "cipó' fechar o dia :D )
Imagem

Ali tb tinha muitas G. aurea (já estava de noite e não consegui nenhuma foto descente - mas do dia seguinte tem) e tb belíssimas D. chrysolepis.

Agora a Genlisea
Imagem

Não fizemos um dia muito objetivo, a idéia era andar sem muito rumo, mas mesmo assim vimos bastante coisa interessante.
Saímos dali e fomos comer.

Depois fui com o Paulo e o Todd pra um bar onde estava tocando um cover dos Beatles e na hora de pagar a conta quiseram nos cobrar 20 reais por pessoa de couver artístico. Nem que fosse o John Lennon em pessoa! haha. E além disso o baterista era literalmente um palhaço.

Fomos descansar pro dia Seguinte.

24.08.2009(Seg)0:38
Destaque

Mensagem 
Nílber escreveu:
As rochas das margens eram muito escorregadias e mais a frente eu caí e machuquei o joelho. Nada demais, mas passei o dia seguinte reclamando. :)
...
E lá estava ela, a gigante U. olivacea ...
...
Andando em locais menos apropriados pra carnívoras, ainda vimos uma tartaruga que FEDIA MUITO, mas estava viva (mesmo com cheiro de cadáver)
Imagem

O dia seguinte sempre é o pior quando machucamos o joelho! uahsausaauhs

U. olivacea gigantesca mesmo! :shock: :P :lol: rsrs

Quanto a "tartaruga".. não seria um cágado ?! :roll:

24.08.2009(Seg)9:36
Moderador

Mensagem 
Nílber escreveu:

Rafael escreveu:
Quanto a "tartaruga".. não seria um cágado ?!

Pelo cheiro acho que tava cagado mesmo! hahaha

Rsrs.. tem razão, era um cágado. Mas isso tudo não é só nome vulgar ou tem uma base taxonômica? Não lembro... :?

O joelho foi que eu caí de lado e bati um contra o outro... aff..

Abraços.

24.08.2009(Seg)14:13

Mensagem 
Plantas belíssimas! As plantas gostam mesmo desse solo baixinho?!

A, eu acho que tem diferença taxonômica sim entre cágados, tartarugas e jabutis.
Família Testudinidae é a dos jabutis.
A Família Chelidae é dos cágados-pescoço-cobra.

24.08.2009(Seg)15:00
Moderador

Mensagem 
Hello Nilber,

Uma hora q tiver tempo entro com minhas fotos... Mas por enqto vou apenas comentando! ;)

- Mto boas as fotos!!
- não era a 1a vez q o Paulo via D.sp.Cipó, mas era a 1a vez q via aquela população (uma das 4 conhecidas).
- G.repens não era alta prioridade e sim QUALQUER Genlisea, já q o Todd nunca havia visto estas plantas na natureza.
- Algumas D.communis tinham inflorescências sim, mas nenhuma flor aberta.
- Vc esqueceu de dizer q aquela foi o 1o registro de U.olivacea p/ a Serra do Cipó.
- Aliás, tbm foi oficialmente o 1o registro de U.trichophylla -- mas isto foi lapso meu por não ter percebido todos estes anos q esta espécie relativamente "comum" não tinha coleta de lá (nem mesmo coleta minha).
- Aquela enorme população de D.sp.Shibata que vimos no final da trilha foi realmente espetacular, até agora a maior conhecida para esta espécie (que está se mostrando bem mais abundante do q pensávamos...).
- O dia tinha um objetivo mto claro pra mim sim: andar sem rumo em lugares onde eu nunca havia andado antes! :) Mas legal mesmo foi a saída triunfal pela portaria da tal "reserva", hahaha! :)

Abs, Fernando

25.08.2009(Ter)3:17
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo