Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 14.05.2025(Qua)19:31

Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Brasilia - DF park way 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Oi Adilson,

Belas fotos!

Aquela planta aquática é uma Mayaca sp. (Mayacaceae).

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

27.08.2009(Qui)16:40
Destaque

Mensagem 
Local muito bom mesmo, até que tem uma variedade boa, comparando a proximidade da cidade. Parabéns pelo seu relato Adilson.

Minha Growlist

28.08.2009(Sex)15:41
Destaque

Mensagem 
Povo.

Thanx pelos comentários, fico feliz em poder mostrar que mesmo em cidades as pcs podem ocorrer em areas específicas. Saber onde elas estão ja é um primeiro passo para poder preserva-las.

Francisco, o DF é uma area de importancia ecológica gigantesca, aqui temos uma variedade imensa de flora e fauna e nascentes importantíssimas que alimentam os rios da bacia amazonica e da bacia do rio paraná. Aliás pelas normas de proteção ecológica dos dias de hoje, Brasília não poderia ter sido jamais construida, e isso aqui deveria ter sido fechado para a criação de mais um parque nacional (Que ao meu ver se chamaria Parque nacional das Aguas emendadas). Encontrar pcs em Brasília por estes motivos não é la muito dificil, mas você precisa aprender a "ler" a geografia e identificar os locais propícios logo de cara. Onde tem campo umido ou alagado com vegetação rasteira, buritis ou encostas ingremes com uma certa proximidade de agua, pode apostar que as chances de encontrar pcs ali são mais altas, dai é só ter paciencia de ficar andando olhando o chão com atenção que você acaba tropeçando nelas. Em outros lugares do pais, outras formações geográficas vão também propiciar o aparecimento delas, e a experiencia de caminhadas em habitat e olho treinado vai facilitando o processo.

Fernando

Ah entendi. Até onde me lembro nunca vi por aqui G. pygmaea. Em que tipo de formação elas geralmente ocorrem e que características elas possuem de diferente da filiformis fora o tamanho? Essas fotos na verdade foram tiradas durante o outono, lá por abril mais pro final da estação chuvosa. Essa utricularia de flor magra ocorria solta na agua, não se fixava no substrato de fundo (como tb fazia a U. olivacea)

Paulo. Obrigado pela identificação. Aqui em Brasília eu me lembro de ter visto pelomenos mais 1 ou 2 espécies dessa família que apresentam esses mesmos caracteres morfológicos (ainda que não exatamente aquaticas como esta)

28.08.2009(Sex)18:28
Moderador

Mensagem 
Olá Adilson,

Realmente, não conheço nenhuma cidade q tenha tantas PCs como Brasília! Além deste local q vc mostra aqui, tem aquele brejinho naquela alça viária na asa norte, sem falar nos morros secos do setor habitacional norte onde descobri D.sp."hirtella branca" (conto isto pra todos os gringos, q no Brasil se descobre espécies novas até dentro de cidades, hehehe!)

Pela descrição tua aquática deve ser mesmo U.gibba. Quanto a G.pygmaea, ela é polimórfica pra caramba e provavelmente representa pelos menos 3 espécies diferentes. A forma grande tuberosa cresce em campos rupestres q secam no inverno. A forma média parece crescer meio q na transição de campos rupestres com cerrados. A forma minúscula (q provavelmente representa o tipo desta espécie) parece gostar mais de cerrado mesmo. Todas estas 3 formas ocorrem na tua regiao.

Boa sorte,
Fernando

29.08.2009(Sáb)4:35
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Olá Adilson,

belas imagens essas, visitar habitats é algo para lá de divertido. Por falar em divertido vais ter uma surpresa
na semana que vem, tem a ver com a Serra do Cipó. Ah, as U. reniformis pequeninas permanecem pequeninas,
vou mudá-las para um vaso enorme (número três) e ver se mantêm o tamanho. As U. pubescens estão muito legais,
já tomaram o vaso no. um onde as plantei, quando puder me envie mais utricularias daí, tem algumas na minha wantlist.
Ah, essa orquídea você fotografou em outro momento mas esqueci de perguntar, é de que tamanho?
Quem tal uma caneta Bic na próxima sessão de foto? :lol:

Um abraço.

29.08.2009(Sáb)10:37
Destaque

Mensagem 
Olá Adilson ! confesso que o que mais me impressionou, de fato, não foi o local onde as PCs foram encontradas, mas sim o fato de vc ter conseguido ve-las de uma distância relativa... são muito pequenas, aqui só consigo vê-las porque sei onde estão colocados os vasos, imagina na natureza ! mas são lindas e as fotos, ótimas ! parabéns !

29.08.2009(Sáb)17:32
Moderador

Mensagem 
Francisco, depois q vc aprende a reconhecer os ambientes das PCs, vc vê de looonge! ;)

Abs, Fernando

29.08.2009(Sáb)17:33
Destaque

Mensagem 
Oi Adilson,

Fotos muito legais! Quando vc foi lá?
Não sei se já tinha comentado mas eu visitei esse lugar uma vez só que me acidentei e tive que ir embora.
Estava andando no brejo com o meu primo de dez anos nas costas em direção aos buritis no fundo do terreno. O chão já estava encharcado, meu tênis todo molhado, cheio de barro até que pisei em uma poça que me engoliu! Cai até cintura dentro d'água!!! Foi aquela confusão, estraguei meu celular, meu primo se sujou todo aí tive que levar ele de volta pra casa sem ver nenhuma PC... rs

Quero passar lá ainda. Parece muito interessante!

Abraços,
Vitor

02.09.2009(Qua)11:24
Moderador

Mensagem 
HAhahaha! Dormiu com criança... acordou mijado, hahaha! :)

Abs Fernando

02.09.2009(Qua)12:28
Destaque

Mensagem 
Ué, Vitor, demorou pra irmos lá de novo. Se formos lá agora com certeza veremos milhões de flores de G. repens, ja que as minhas por aqui estão floridas.

Vamos marcar!

Um abraço

Adilson.

Vitor Albuquerque escreveu:
Oi Adilson,

Fotos muito legais! Quando vc foi lá?
Não sei se já tinha comentado mas eu visitei esse lugar uma vez só que me acidentei e tive que ir embora.
Estava andando no brejo com o meu primo de dez anos nas costas em direção aos buritis no fundo do terreno. O chão já estava encharcado, meu tênis todo molhado, cheio de barro até que pisei em uma poça que me engoliu! Cai até cintura dentro d'água!!! Foi aquela confusão, estraguei meu celular, meu primo se sujou todo aí tive que levar ele de volta pra casa sem ver nenhuma PC... rs

Quero passar lá ainda. Parece muito interessante!

Abraços,
Vitor

02.09.2009(Qua)19:15
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2