Citação:
RAPAZZZZ! Será que eu encontro isso tudo lá?!!!!
Numa única viagem pode ser q não, mas todas estas e outras crescem nas serras do ES, é só uma questão de explorar.
Citação:
Bem, vejamos:
* Colatina - Vitória = 135 km (estrada sinuosa, com tráfego pesado de carretas de todos os tamanhos);
* Contorno de Vitória = 26 km (idem, trecho anterior);
* Vitória - Pedra Azul = 89 km (estradas montanhosas e perigosas, muito semelhantes às da região de Ouro Preto e Mariana/MG).
* T O T A L =
250 kmNão podendo correr como deveria, fica meio complicado ir e voltar no mesmo dia, e ainda procurar pacientemente pelas PC's...
Terei que arranjar um lugar para ficar lá, num feriadão/fds prolongado...
E se possível descobrir alguém da região que facilite as coisas!
Mas, podem ficar tranquilos que não perderei a primeira oportunidade de estar lá, "futucando" os barrancos!
[ ]'s
Olhando o Google maps, vejo a q melhor opção parece ser vc evitar a estrada q vai via Vitória. Saindo de Colatina, se vc pegar a estrada q passa por Itaguaçu, Itarana e Afonso Cláudio, vc chega na Pedra Azul em apenas 140km de estrada. Vc vai até passar por uma serra interesante logo antes de chegar em A.Claudio, onde tem uma formação rochosa linda chamada Três Pontões do Arrependido. E antes de chegar na BR-262 vc vai ter uma subida de serra interessante tbm.
E eu dispensaria "guias" locais. Basta vc ir parando nos barrancos e explorando na beira da estrada mesmo.
Eu gastaria um weekend mesmo pra poder explorar tudo isso com calma, inclusive até o outro local de G.lobata na BR-262 a uns 60km a mais pro oeste. MAS... dá pra fazer este passeio até a Pedra Azul num único dia sim! Por estas estradas do interior deve ter menos movimento de caminhões.
Ah, queremos fotos e herbários!

Abs, Fernando