Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)13:22

Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Aiuruoca MG serra do papagaio - Pico do Bandeira Jan 2008 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Olá Adilson,

Eu não sei as coordenadas exatas pois não tenho certeza onde o Saint-Hilaire coletou D.villosa. MAS... se foi mesmo nesta tal Serra Negra e caso eu tenha encontrado a serra correta no mapa, entao ela é uma destas duas:

22° 1'28.61"S 43°58'37.13"W
21°57'53.42"S 43°51'5.80"W

Veja no Google Earth (que eu aaaaamo mesmo e estou sempre consultando!). boa sorte!

Beijos, Fernando Rivadavia

20.03.2008(Qui)19:37
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá Fernando

Fernando Rivadavia escreveu:
Que foto linda!! Que serra é esta mesmo? Eu já esqueci!

De qq forma, eu recomendaria vc explorar o alto do paredão (onde deve juntar mta umidade e deve ter mtas espécies anuais) e este canto inferior esquerdo da foto, onde tem um declive, porém a vegetação ainda é baixa (deve ter umas nascentes ali).

Abraços, Fernando Rivadavia

Essa é a serra de Ouro Branco, se não me engano tem 15 km de extensão e é o marco inicial de um grande complexo de serras (esqueci o nome) tenhoque onfirmas esse dados.
A pc mais comum lá é a Drosera montana.
O paredão (que por sinal é de frente pra janla do meu quarto) é cheio de quedas d'agua e lá no topo tem uma cachoeira cheia de utricularias, a area de delive a qual vc se refere é uma região de dificil acesso, mas no pé do paredao tem uma mata e uma lagoa, aredito que as nascendes saiem mais para esse lado. (segue vista do google earth)

Carlos Rohrbacher escreveu:
Humm...

muito bom isso aí, tem até estrada para chegar. Leva uma barraca, mochila, saco de dormir, pacotes de miojo, chá e capa de chuva para poder ficar o feriado todo :wink:

Um abraço.

Opa! da pra aproveitar mesmo, mas esse feriado to em Ipatinga, vai ficar pros proximos.

Imagem
Abraços

Minha Grow List

20.03.2008(Qui)22:51

Mensagem 
caramba o sobrenome do meu irmao é garcia...
mostrei ele a cachoeira e nos interessamos em da uma volta por la mais é 345 KM de distancia de BH...

se ta é doido!!!!

você mora aonde?

20.03.2008(Qui)23:30
Moderador

Mensagem 
Olá Paulo,

Acabei de entrar no Google Earth e fiquei algumas horas navegando, me perdendo nas paisagens e nas muuuuitas fotos... aaah que saudades! E ainda descobri um monte de lugares legais pra explorar!!!

Percebi que ja passei por Ouro Branco e até subi um pouco desta estrada. Mas não fui até o final pois estava sem tempo e não sabia até onde ia. Mas o mais legal é que descobri os caminhos p/ Lavras Novas e Chapada -- as quais eu conhecia de nome, tendo visto em herbários de PCs.

E percebi tbm que esta região de Lavras Novas e Chapada fica ATRAS do Pico do Itacolomi! Anos atras (acho que foi 1993 ou 1994?) eu subi o Itacolomi e vi esta linda região de campos rupestres para o outro lado da montanha e fiquei imaginando o que poderia haver por lá.... Agora acabei de aprender que chama-se Serra do Trovão!

Cara vc tá super perto disto tudo!!! É uma região muito pouco explorada!! Além de grande potencial p/ espécies novas, tem duas plantas que supostamente crescem nesta região e que seria mto legal encontrar: D.ascendens e D.montana var.schwackei. Ambas são conhecidas de poucas coletas nesta região e eu nunca vi. D.ascendens prefere beira de riachos e cachoeiras, enqto D.m.schwackei cresce em areia branquissima com cascalho de quartzo igualmente branco.

Vc tem mto lugar p/ explorar nos weekends, então aproveite que março, abril e maio são meses de pico!!

Abraços e boa sorte,
Fernando Rivadavia

P.S. Caro Fyre, Ouro Preto e Ouro Branco ficam a menos de 150km de B.Horizonte!! Dá pra ir e voltar num único dia. Junta uma galera p/ dividir combustivel e vai p/ alguma cachoeira. Chegando lá, deixa o povo comendo frango c/ arroz e farofa e vai explorar!! :):)

21.03.2008(Sex)1:10
Destaque

Mensagem 
Povo que invade meu tópico!

Fernando, com certeza irei la verificar e redescobrir esse local de achamento da D. villosa. Imagine só quando deve valer semente dela vinda do local tipo? XD XD XD XD XD brincadeira!!!

PHD - Que esta esperando!!! você tem uma serra nos fundos de casa!!! Se fosse eu moraria lá XD

Essa ultima quinta feira eu andei com um povo aqui em Brasilia procurando por uns habitats de orquideas, e de tabela encontrei um habitat de Utricularia com duas espécies de Drosera. Aguardem relato (deixa eu terminar o meu de ibitipoca antes hehehe)

Adilson

21.03.2008(Sex)17:18
Moderador

Mensagem 
Olá Adilson,

Citação:
Essa ultima quinta feira eu andei com um povo aqui em Brasilia procurando por uns habitats de orquideas, e de tabela encontrei um habitat de Utricularia com duas espécies de Drosera. Aguardem relato (deixa eu terminar o meu de ibitipoca antes hehehe)

OBA!!!! :) Fez herbário??? ;)

Aguardando mais fotos,
Fernando Rivadavia

21.03.2008(Sex)18:06
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3