Olá Paulo,
Acabei de entrar no Google Earth e fiquei algumas horas navegando, me perdendo nas paisagens e nas muuuuitas fotos... aaah que saudades! E ainda descobri um monte de lugares legais pra explorar!!!
Percebi que ja passei por Ouro Branco e até subi um pouco desta estrada. Mas não fui até o final pois estava sem tempo e não sabia até onde ia. Mas o mais legal é que descobri os caminhos p/ Lavras Novas e Chapada -- as quais eu conhecia de nome, tendo visto em herbários de PCs.
E percebi tbm que esta região de Lavras Novas e Chapada fica ATRAS do Pico do Itacolomi! Anos atras (acho que foi 1993 ou 1994?) eu subi o Itacolomi e vi esta linda região de campos rupestres para o outro lado da montanha e fiquei imaginando o que poderia haver por lá.... Agora acabei de aprender que chama-se Serra do Trovão!
Cara vc tá super perto disto tudo!!! É uma região muito pouco explorada!! Além de grande potencial p/ espécies novas, tem duas plantas que supostamente crescem nesta região e que seria mto legal encontrar: D.ascendens e D.montana var.schwackei. Ambas são conhecidas de poucas coletas nesta região e eu nunca vi. D.ascendens prefere beira de riachos e cachoeiras, enqto D.m.schwackei cresce em areia branquissima com cascalho de quartzo igualmente branco.
Vc tem mto lugar p/ explorar nos weekends, então aproveite que março, abril e maio são meses de pico!!
Abraços e boa sorte,
Fernando Rivadavia
P.S. Caro Fyre, Ouro Preto e Ouro Branco ficam a menos de 150km de B.Horizonte!! Dá pra ir e voltar num único dia. Junta uma galera p/ dividir combustivel e vai p/ alguma cachoeira. Chegando lá, deixa o povo comendo frango c/ arroz e farofa e vai explorar!!

:)