Serra do Cipó - MG - rapidinho!
Autor |
Mensagem |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Carlos,
Sobre G.pygmaea e outras plantas que precisam de dormência, isto não é algo fácil em cultivo pois mtas vezes as plantas precisam sentir os efeitos gradualmente. Se vc usar um vaso mto pequeno com solo mto arenoso, ele pode secar rápido demais e matar as plantas. O Andreas Fleischmann sugere vasos maiores com argila misturada no solo. A argila retém úmidade por mais tempo e tbm não absorve com tanta facilidade a água quando seca. Assim, na hora de inicar a dormência, vc pode diminuir a água pouco a pouco sem esturricar o vaso de repente. E na hora de estimular novo crescimento, vc pode ir molhando pouco a pouco deixando a argila controlar a úmidade sem encharcar uma planta que apodreceria em contato repentino com tanta água.
Boa sorte! Fernando Rivadavia
|
31.01.2008(Qui)0:22 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Citação: Mto boas as explicações Paulo, especialmente a analogia de que U.pusilla é p/ U.nigrescens o que U.subulata é p/ U.nervosa. Me dá tanto orgulho de ver o qto o garoto de S.Carlos evoluiu em 1-2 anos, que me dá até vontade de chorar, sniff, sniff! Hahaha! Sem comentários! Citação: Portanto aqui vai uma sugestào de experimento p/ quem tiver estas duas espécies florescendo em cultivo algum dia: tente hibridizá-las! Ahh... se D. chrysolepis fosse fácil de cultivar... Incrível como D. camporupestris é infinitamente mais fácil de cultivar. Mas acho que isso só está relacionado com o habitat de cada uma... enquanto D. camporupestris prefere ambientes úmidos o ano todo (foi o que constatei na Serra), D. chrysolepis prefere locais mais secos... o problema é imitar isso em cultivo... Você conseguiu cultivar essa espécie bem, Fernando? Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
31.01.2008(Qui)10:48 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Ptz, tivesse eu tido essa aula antes teria passado menos vergonha A minha dúvida coincide com a do Paulo, pois não consegui nem germinar D. chrysolepis  : Paulo escreveu: Ahh... se D. chrysolepis fosse fácil de cultivar... Incrível como D. camporupestris é infinitamente mais fácil de cultivar. Mas acho que isso só está relacionado com o habitat de cada uma... enquanto D. camporupestris prefere ambientes úmidos o ano todo (foi o que constatei na Serra), D. chrysolepis prefere locais mais secos... o problema é imitar isso em cultivo... Você conseguiu cultivar essa espécie bem, Fernando? Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
31.01.2008(Qui)11:06 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Valeu! Bem didádito esse link! ----------------------------- Carlos Rohrbacher escreveu: Cléo: Ih, 1 X 0 para você com essa drosera, mas vamos continuar no PR, lá eu me garanto Que nada rapaz! Eu errei quase tudo também!  ----------------------------- Paulo: Muito obrigado rapaz. Com relação a Chrysoleps e Camporupestris está ainda mais claro agora!! Mas entre capillaris e hirtela continuo na mesma...hehe....e se elas não estiverem floridas, quais são as diferenças? Vou dar uma estudada nas Utrics que voces deram nessa aula...  Abração
31.01.2008(Qui)13:27 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá pessoal, Cleo, se a planta for encontrada no litoral, é D.capillaris, se ela for encontrada no interior, é D.hirtella!  Hehehe! Bom, vamos lá. Veja o peciolo mais arredondado e liso de D.capillaris e lamina geralmente mais arredondada. Tbm D.capillaris não entra em dormência. E por ultimo, se tiver flores, as hastes lisas de D.capillaris e sementes cheias de micro-lóbulos a separa das D.hirtella. Abs, Fernando Rivadavia
|
31.01.2008(Qui)13:32 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Caramba!! Ta quase instantaneo isso daqui!!! hehehe Tenho que agradecer ao Carlos. Valeu Carlos, esse tópico tá excelente, super badalado e super didático!!!  Fernando Rivadavia escreveu: Cleo, se a planta for encontrada no litoral, é D.capillaris, se ela for encontrada no interior, é D.hirtella!  Hehehe! Eu pensei nisso também. Mas não consegui me convencer assim..hehe Fernando Rivadavia escreveu: Bom, vamos lá. Veja o peciolo mais arredondado e liso de D.capillaris e lamina geralmente mais arredondada. Tbm D.capillaris não entra em dormência. E por ultimo, se tiver flores, as hastes lisas de D.capillaris e sementes cheias de micro-lóbulos a separa das D.hirtella.
Saquei!  Abração
Editado pela última vez por Cléo Oliveira em 31.01.2008(Qui)13:40, em um total de 1 vez.
|
31.01.2008(Qui)13:37 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Olá de novo,
Sobre D.chrysolepis e D.camporupestris, realmente a última é mais fácil de cultivar -- basta ver qtas pessoas cultivam ela pelo mundo (versos qtas pessoas cultivam D.chrysolepis).
Sobre a ecologia das duas espécies, se me lembro bem na Serra do Cipó D.chrysolepis cresce em lugares pouco, porém constantemente úmidos, e depende mto de orvalho p/ seu sustento. Por isso prefere o alto de morros, ode bate vento e condensa água. Mas conheço uma população de D.chrysolepis que cresce num brejão com espécies típicas deste ambiente: G.aurea, D.communis, U.nana, etc. Vaii entender!
Já D.camporupestris vive em ambientes mais úmidos/ encharcados no verão e aparentemente no inverno tbm. Porém, lembro de ver num inverno uma população completamente seca. Mas aquele foi um inverno bastante rigoroso, que matou até uma população de G.aurea e D.tomentosa var.tomentosa (que adoram brejões sempre úmidos).
Abs, Fernando Rivadavia
|
31.01.2008(Qui)13:40 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Fernando, você chegou a ter sucesso no cultivo de chrysolepis?
Abração
31.01.2008(Qui)13:43 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Oi Cleo, Citação: Fernando, você chegou a ter sucesso no cultivo de chrysolepis? Sim, durante um tempo. Abs, Fernando Rivadavia
|
31.01.2008(Qui)13:54 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Cléo escreveu: Tenho que agradecer ao Carlos. Valeu Carlos, esse tópico tá excelente, super badalado e super didático!!! A minha parte é a das fotos e a confusão de espécies  , quem deu show foi o pessoal com as explanações sobre as plantas Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
31.01.2008(Qui)14:51 |
|
 |
|