Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)16:39

Responder  [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Serra do Cipó - MG - rapidinho! 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Carlos,

Sobre G.pygmaea e outras plantas que precisam de dormência, isto não é algo fácil em cultivo pois mtas vezes as plantas precisam sentir os efeitos gradualmente. Se vc usar um vaso mto pequeno com solo mto arenoso, ele pode secar rápido demais e matar as plantas. O Andreas Fleischmann sugere vasos maiores com argila misturada no solo. A argila retém úmidade por mais tempo e tbm não absorve com tanta facilidade a água quando seca. Assim, na hora de inicar a dormência, vc pode diminuir a água pouco a pouco sem esturricar o vaso de repente. E na hora de estimular novo crescimento, vc pode ir molhando pouco a pouco deixando a argila controlar a úmidade sem encharcar uma planta que apodreceria em contato repentino com tanta água.

Boa sorte!
Fernando Rivadavia

31.01.2008(Qui)0:22
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Citação:
Mto boas as explicações Paulo, especialmente a analogia de que U.pusilla é p/ U.nigrescens o que U.subulata é p/ U.nervosa. Me dá tanto orgulho de ver o qto o garoto de S.Carlos evoluiu em 1-2 anos, que me dá até vontade de chorar, sniff, sniff! Hahaha!

Sem comentários! :oops: :lol:

Citação:
Portanto aqui vai uma sugestào de experimento p/ quem tiver estas duas espécies florescendo em cultivo algum dia: tente hibridizá-las!

Ahh... se D. chrysolepis fosse fácil de cultivar... :roll:
Incrível como D. camporupestris é infinitamente mais fácil de cultivar. Mas acho que isso só está relacionado com o habitat de cada uma... enquanto D. camporupestris prefere ambientes úmidos o ano todo (foi o que constatei na Serra), D. chrysolepis prefere locais mais secos... o problema é imitar isso em cultivo... Você conseguiu cultivar essa espécie bem, Fernando?

Abraços,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

31.01.2008(Qui)10:48
Site Admin

Mensagem 
Ptz, tivesse eu tido essa aula antes teria passado menos vergonha :lol:

A minha dúvida coincide com a do Paulo, pois não consegui nem germinar D. chrysolepis :x :

Paulo escreveu:
Ahh... se D. chrysolepis fosse fácil de cultivar...
Incrível como D. camporupestris é infinitamente mais fácil de cultivar. Mas acho que isso só está relacionado com o habitat de cada uma... enquanto D. camporupestris prefere ambientes úmidos o ano todo (foi o que constatei na Serra), D. chrysolepis prefere locais mais secos... o problema é imitar isso em cultivo... Você conseguiu cultivar essa espécie bem, Fernando?

Um abraço.

31.01.2008(Qui)11:06

Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Mas qto às D.hirtella, veja este tópico aqui:

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=21939

Abs, Fernando Rivadavia

Valeu! Bem didádito esse link!

-----------------------------

Carlos Rohrbacher escreveu:
Cléo: Ih, 1 X 0 para você com essa drosera, mas vamos continuar no PR, lá eu me garanto :lol:

Que nada rapaz! Eu errei quase tudo também! :D

-----------------------------

Paulo: Muito obrigado rapaz. Com relação a Chrysoleps e Camporupestris está ainda mais claro agora!!
Mas entre capillaris e hirtela continuo na mesma...hehe....e se elas não estiverem floridas, quais são as diferenças?

Vou dar uma estudada nas Utrics que voces deram nessa aula...:D

Abração

31.01.2008(Qui)13:27
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Cleo, se a planta for encontrada no litoral, é D.capillaris, se ela for encontrada no interior, é D.hirtella! :) Hehehe!

Bom, vamos lá. Veja o peciolo mais arredondado e liso de D.capillaris e lamina geralmente mais arredondada. Tbm D.capillaris não entra em dormência. E por ultimo, se tiver flores, as hastes lisas de D.capillaris e sementes cheias de micro-lóbulos a separa das D.hirtella.

Abs, Fernando Rivadavia

31.01.2008(Qui)13:32

Mensagem 
Caramba!! Ta quase instantaneo isso daqui!!! hehehe
Tenho que agradecer ao Carlos. Valeu Carlos, esse tópico tá excelente, super badalado e super didático!!! :D

Cleo, se a planta for encontrada no litoral, é D.capillaris, se ela for encontrada no interior, é D.hirtella! :) Hehehe!

Eu pensei nisso também. Mas não consegui me convencer assim..hehe

Bom, vamos lá. Veja o peciolo mais arredondado e liso de D.capillaris e lamina geralmente mais arredondada. Tbm D.capillaris não entra em dormência. E por ultimo, se tiver flores, as hastes lisas de D.capillaris e sementes cheias de micro-lóbulos a separa das D.hirtella.

Saquei! :D

Abração

Editado pela última vez por Cléo Oliveira em 31.01.2008(Qui)13:40, em um total de 1 vez.

31.01.2008(Qui)13:37
Moderador

Mensagem 
Olá de novo,

Sobre D.chrysolepis e D.camporupestris, realmente a última é mais fácil de cultivar -- basta ver qtas pessoas cultivam ela pelo mundo (versos qtas pessoas cultivam D.chrysolepis).

Sobre a ecologia das duas espécies, se me lembro bem na Serra do Cipó D.chrysolepis cresce em lugares pouco, porém constantemente úmidos, e depende mto de orvalho p/ seu sustento. Por isso prefere o alto de morros, ode bate vento e condensa água. Mas conheço uma população de D.chrysolepis que cresce num brejão com espécies típicas deste ambiente: G.aurea, D.communis, U.nana, etc. Vaii entender!

Já D.camporupestris vive em ambientes mais úmidos/ encharcados no verão e aparentemente no inverno tbm. Porém, lembro de ver num inverno uma população completamente seca. Mas aquele foi um inverno bastante rigoroso, que matou até uma população de G.aurea e D.tomentosa var.tomentosa (que adoram brejões sempre úmidos).

Abs, Fernando Rivadavia

31.01.2008(Qui)13:40

Mensagem 
Fernando, você chegou a ter sucesso no cultivo de chrysolepis?

Abração

31.01.2008(Qui)13:43
Moderador

Mensagem 
Oi Cleo,

Citação:
Fernando, você chegou a ter sucesso no cultivo de chrysolepis?

Sim, durante um tempo.

Abs, Fernando Rivadavia

31.01.2008(Qui)13:54
Site Admin

Mensagem 
Cléo escreveu:
Tenho que agradecer ao Carlos. Valeu Carlos, esse tópico tá excelente, super badalado e super didático!!!

A minha parte é a das fotos e a confusão de espécies :lol: ,
quem deu show foi o pessoal com as explanações sobre as plantas :wink:

Um abraço.

31.01.2008(Qui)14:51
Responder   [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo