Autor |
Mensagem |
Vitor Albuquerque
Destaque
Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43 Mensagens: 268 Localização: Brasília
|
Parabéns pela imagens! Plantas muito bonitas. Que saudade dessa Serra! É tanta espécie que deixa qualquer um maluco. Em janeiro a gente tem que combinar uma viagem pra Grão Mogol e Itacambira. Eu e o Adilson já andamos conversando sobre isso! Acho que foi o Adilson que comentou que a D. sp. Cipó parece com D. villosa. Se não me engano pra nossa amiga Tânia Regina D. sp. Cipó '''É''' D. villosa, não é? Parabéns novamente! Abraços
|
07.09.2009(Seg)22:56 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Oi Vitor, Sem dúvida precisamos marcar uma viagem pra GM, mas, principalmente Itacambira, que é mais ao sul e tem mais coisas legais. Citação: Acho que foi o Adilson que comentou que a D. sp. Cipó parece com D. villosa. É, beeeeeeeeem vagamente... Citação: Se não me engano pra nossa amiga Tânia Regina D. sp. Cipó '''É''' D. villosa, não é? Boa pergunta, ela nunca determinou nenhuma coleta dessa sp., eu diria que ela chamaria de D. chrysolepis as plantas maiores e talvez D. montana as menores (rosetas no inverno), uma vez que as pequenas lembram mais D. schwackei... Ainda tenho mais fotos, não só desse dia como do outro, que foi cheio de surpresas, aguardem!!! Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
11.09.2009(Sex)9:57 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá pessoal, Citação: Boa pergunta, ela nunca determinou nenhuma coleta dessa sp., eu diria que ela chamaria de D. chrysolepis as plantas maiores e talvez D. montana as menores (rosetas no inverno), uma vez que as pequenas lembram mais D. schwackei... Laughing
Pois acreditem ou não, ela identificou uma coleta da USP sim. Adivinhem como o que?? D.villosa!! Mas... alguem está realmente surpreso com isso?  Abs, Fernando
|
12.09.2009(Sáb)5:16 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Hello Fernando, Na verdade, aquela coleta da USP não está determinada... a não ser que alguém tenha removido a identificação... rsrsrs Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
13.09.2009(Dom)10:40 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
não lembro onde ela identificou, talvez foi em algum artigo, mas tenho certeza que ela o fez! É difícil esquecer uma coisa dessas, hehehe! ;)
Abs, Fernando
|
13.09.2009(Dom)13:42 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Olá pessoal, Atrasadérrimo, mas antes tarde do q nunca!  Vejam abaixo algumas das minhas fotos desta viagem ao Cipó no ano passado. Vamos ao 1o dia: Paulo, Nilber e Todd procurando PCs:   D.chrysolepis:  D.hirtella var.hirtella:    D.sp.Cipó:  Paulo, Nilber e Todd sentados juntos a uma população de D.sp.Shibata:  Paulo, Todd e Nilber procurando PCs:  Paulo e Nilber em outra população de D.sp.Shibata:  Lindas D.sp.Shibata!  D.sp.Shibata formando pequenos caules:  D.chrysolepis sobre pedra na beira de riacho:  D.montana (ou era D.tomentosa?) e U.amethystina crescendo na beira de cachoeira:    D.communis e G.repens na beira de rio:   Mais depois.... Abs, Fernando
|
07.01.2010(Qui)14:26 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Segundo dia pegamos a trilha p/ um lugar chamado Travessão, onde nunca havíamos ido antes. É um local mto interessante onde se encontram dois vales q practicamente cortam a Serra do Cipó ao meio. É como se alguém passou serrote nos dois lados da serra, mas não terminou de serrar por completo. Início da trilha, Paulo, Nilber e Todd buscando novas populações da raríssima D.sp.Cipó (sem sucesso):  Nilber e Paulo em uma das 4 populações conhecidas de D.sp.Cipó. Prestem atenção na "cascata" de nuvens que se forma sobre a serra pela manhã. Este fenômeno é comum em mtas serras e alimenta mtas populações de PCs com água preciosa durante a época de seca. É fascinante de assistir, como uma verdadeira cachoeira em câmera lenta!  Pinturas rupestres a caminho do Travessão. Seriam veados e um tamanduá?   Chegando no Travessão:  Travessão olhando p/ o oeste:  Travessão olhando pro leste (e eu):  Um sapinho imitando liquens sobre pedra:  Mais em seguida....
|
07.01.2010(Qui)23:36 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
|
07.01.2010(Qui)23:57 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
E por último, a grande descoberta da viagem!  Nosso amigo Igor, na sua 1a visita ao Cipó, descobriu 2 espécies de Utric q nunca haviam sido vistas nesta serra (que é das mais bem exploradas do Brasil!): U.reniformis e U.nephrophylla ( http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -3585.html). Nos queríamos muuuuuuito fazer o registro oficial destas duas espécies, para poder incluir em floras futuras. Sabíamos que tinhamos de focar em cachoeiras, pois esse era aparentemente o ambiente de U.reniformis e U.nephrophylla no Cipó. Pois não é q um acidente de percurso nos levou diretamente ao pote de ouro???? Sem querer, erramos o caminho do Travessão e acabamos tendo q descer uma pirambeira do caramba!  Com a bunda preta de barro, chegamos na base do morro e achamos uma cachoeira bastante sombreada: Perguntem ao Paulo e Nilber o que havia sobre as pedras úmidas beirando a cachoeira/ riacho?  Uma enorme quantidade de U.nephrophylla com flores!!    Infelizmente havia pouca U.reniformis -- e apenas folhas, nada de flores. Nem tirei fotos. não sei pq mas estas U.reniformis de foilhas pequenas que crescem em locais escuros da Cadeia do Espinhaço (Cipó, Caraça, Diamantina, etc.) parece que nunca florescem!! Ainda não acabou....
|
08.01.2010(Sex)0:52 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Na volta para o carro, já nos último minutos de luz antes do por-do-sol, paramos num hot spot favorito onde ocorrem várias espécies de PCs num brejão de um morro. Entre elas... G.aurea:  Enormes D.tomentosa var.tomentosa:  E lindas D.camporupestris capturando o sol poente em sua mucilagem:   E aqui termina a minha parte do relato deste fantástico weekend no Cipó, que teve tempo belo, plantas lindas, grande descobertas e ótimos amigos! Deixo p/ os outros acrescetarem suas fotos se quiserem... Abs, Fernando
|
08.01.2010(Sex)1:00 |
|
 |
|