Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)5:39

Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Diamantina - Primeiro Dia 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Belas fotos, as douradinhas dão um show a parte.

Mas venhamos e convenhamos, essa historia de hibrido natural, boa coisa não é, ainda nem aprendi (apesar do esforço do Fernando em me ensinar) as diferenças entre montanas, tomentosas e glabrata e vc vem por mais dificuldade?

Ah, já ia me esquecendo, seria a D. graminifolia a maior drosera brasileira?

abraços

Minha Grow List

21.09.2008(Dom)1:35
Destaque

Mensagem 
Fotos muito lindas, Nílber! Muito legal aquele close da D. graminifolia. :)

PHD, não tem híbrido não! São só algumas plantas com características intermediárias. E quando você for a a campo você vai pegar rapidinho como diferenciá-las! :wink:

21.09.2008(Dom)10:09
Destaque

Mensagem 
Lindas plantas e parabaens a esses tre viajantes que saiem por ai só pra tirar fotos e mostrar aqui para os preguiçosos do forum :lol:
Hehe, brincadeiras parte...
As plantas estavam lindas!!!

Abraços

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

21.09.2008(Dom)10:27

Mensagem 
Muito legal a aventura de vocês, fotos maravilhosas! Principalmente a Drosera schwackei, que colorido! Possui um alto potencial ornamental, pena que não seja tão cultivada...

21.09.2008(Dom)11:55
Site Admin

Mensagem 
Ian escreveu:
Muito legal a aventura de vocês, fotos maravilhosas! Principalmente a Drosera schwackei, que colorido! Possui um alto potencial ornamental, pena que não seja tão cultivada...

Rapaz, pessoas na Europa, Eua e Brasil as cultivam mas ainda é algo bem restrito. Pelo menos não ví ainda pessoas do exterior com imagens das flores dessas plantas. Devem fazer mudas por 'cutting'.

Nilber: Pintou aquela 'coceira' de ver a as PCs no habitat. Belas plantas essas, eu perguntei para um colega taxonomista de nome reconhecido internacionalmente a idade que algumas droseras poderiam ter (imagens de plantas nos tepuis) e ele me disse, corretamente, que muitos poderiam ser os fatores a considerar.

Bah, mas e você, chutaria a idade dessas D. schwakei e D. tentaculatas compridonas?

Um abraço.

21.09.2008(Dom)13:00
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Olás,

Belas fotos, Nílber!

A propósito, a primeira planta (com uma mariposa capturada) é uma D. tomentosa.

Citação:

Se você for considerar o tamanho da folha, sim. A forma "do norte" (região de Itacambira) chega a ter folhas com cerca de 40cm de comprimento. :shock: Sim, eu também quero! :lol:

Citação:
Bah, mas e você, chutaria a idade dessas D. schwakei e D. tentaculatas compridonas?

Fala Carlos, eu fiquei com essa dúvida também, principalmente depois de ver aquelas graminifolias enormes e comparar o crescimento das que tenho em cultivo.
O Fernando certa vez acompanhou o crescimento de algumas D. chrysolepis do Cipó e chegou ao resultado de 7 cm de crescimento ao ano, mas então, quanto será que é dessas plantas de caule mais curto???
Eu chutaria que aquele indivíduo maior de D. schwackei que vimos tem, pelo menos uns 6-10 anos de idade (considerando que a época de crescimento delas é mais restrita que em cultivo, dada a presença de uma época seca pronunciada, mas que o crescimento in habitat é mais rápido - condições ótimas).

Sobre as montanosas, não acredito que fossem híbridos, apenas acho que nos surpreendemos com a amplitude da variação morfológica dessas espécies. D. tomentosa e D. montana são, claramente, linhagens distintas, que divergiram quanto a algumas características morfológicas e ao habitat. Minha hipótese é que quando D. tomentosa é submetida a condições tidas como ideais ou características de D. montana ela apresenta uma morfologia vegetativa que tende mais para D. montana (pecíolo mais fino e folhas mais lineares são caracterśticas que reduzem a área foliar, algo vantajoso quando se vive sob um maior stress hídrico) e isso causa certa confusão, no entanto, não parece haver fluxo gênico entre essas linhagens. Nesses casos, outras características podem ser usadas na distinção e a principal é o cálice.

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

23.09.2008(Ter)13:50
Destaque

Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:
:shock: Sim, eu também quero! :lol:

Tá adivinhado pensamentos agora tbm rapaz??? rsrsrs

Minha Grow List

23.09.2008(Ter)14:51
Moderador

Mensagem 
Hello pessoal,

Belas fotos Nilber! Adorei a foto do Paulo e Vitor tentando fotografar D.schwackei! É dificil aguentar ficar ajoelhado sobre aquele cascalho de quartzo, não?? :) Toda vez eu pensava q seria melhor levar joelheiras na próxima viagem, hahaha!

Sobre D.schwackei, o mais incrivel p/ mim (e que está me matando de inveja) é q vcs tiveram a sorte TREMENDA de encontrar esta espécie com flores ABERTAS!! Desde q achei esta espécie pela 1a vez em 1997, eu só vi flores aberta uma única vez! E foi justamente na 1a população q encontrei (Congonhas do Norte) e nem consegui tirar fotos boas... Parabens! ;)

Citação:

Como falou o Paulo, depende do q vc considera como "maior". Comprimento de folha = graminifolia, comprimento de caule = crysolepis, mas tem tbm as ascendens/ graomogolensis q possuem as maiores e mais densas rosetas de folhas.

Citação:

Como falou o Paulo, eu medi o crescimento de D.chrysolepis no Cipó em 7cm/ano. Fiz de duas maneiras diferentes. Numa, verifiquei num caule comprido a distância entre os restos de inflorescências, assumindo q a planta havia florescido +- na mesma época em anos anteriores. Na outra, eu medi o crescimento de plantas jóvens q haviam brotado de raízes em buracos q eu mesmo deixei no ano anterior onde havia coletado algumas plantas p/ herbário.

Mas nas demais espécies eu não tenho idéia do ritmo de crescimento. Olha quanto ainda tem p/ vcs estudarem em campo!!! :) Nunca esqueço de umas D.graminifolia q encontrei em Itacambira e em Caraça com caules de ~15cm de comprimento. Estas plantas provavelmente eram beeeem velhinhas, mas não tenho idéia do qto.

Citação:
Sobre as montanosas, não acredito que fossem híbridos, apenas acho que nos surpreendemos com a amplitude da variação morfológica dessas espécies.

Que bom ler isto! :) Ver as plantas em campo dá outra perspectiva sobre a taxonomia, não??? E pensar que tem taxonomista q mal vai a campo e só fica nos herbários...

Citação:
D. tomentosa e D. montana são, claramente, linhagens distintas, que divergiram quanto a algumas características morfológicas e ao habitat. Minha hipótese é que quando D. tomentosa é submetida a condições tidas como ideais ou características de D. montana ela apresenta uma morfologia vegetativa que tende mais para D. montana (pecíolo mais fino e folhas mais lineares são caracterśticas que reduzem a área foliar, algo vantajoso quando se vive sob um maior stress hídrico) e isso causa certa confusão, no entanto, não parece haver fluxo gênico entre essas linhagens. Nesses casos, outras características podem ser usadas na distinção e a principal é o cálice.

É isso mesmo, parabens pela perspicácia precoce, após tão poucas idas ao campo! ;) D.tomentosa var.glabrata em ambientes mais secos se parece mesmo com D.montana. Eu demorei alguns anos p/ conseguir diferenciar com segurança entre montana e tomentosa, levando em consideração os fatores ecológicos. Acho q só depois de ver os holótipos do Saint-Hilaire no início de 1996 é q as coisas ficaram mais claras na minha cabeça. O cálice é mesmo a melhor maneira de diferenciar montana de tomentosa, mas não a única.

Abs, Fernando Rivadavia

23.09.2008(Ter)15:14

Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Rapaz, pessoas na Europa, Eua e Brasil as cultivam mas ainda é algo bem restrito. Pelo menos não ví ainda pessoas do exterior com imagens das flores dessas plantas. Devem fazer mudas por 'cutting'.

Cara obrigado pela informação, torço para que num futuro não muito distante se torne mais fácil de encontrar. Fico imaginando o potencial desta espécie para hibridação.

Ninguém vai falar do sapinho? Achei maneiro. :lol:

23.09.2008(Ter)21:51
Moderador

Mensagem 
Carlos,

Citação:

Por enqto é tudo de semente mesmo, mas pode ser q já conseguiram multiplicar por folhas, não sei. Só sei q ninguem tem plantas adultas ainda a partir das sementes q eu comecei a mandar p/ o exterior há alguns anos.

A única pessoa q tinha uma planta adulta e q florescia regularmente é o Thomas Carow da Alemanha. Ele coletou a planta em 1986 o 1987 quando esteve no Brasil e descobriu D.schwackei perto de Diamantina. Ela nunca produziu sementes e por isso pensavamos q deveria ser um híbrido. Tenho a impressao q esta planta morreu recentemente.

Abs, Fernando Rivadavia

24.09.2008(Qua)0:56
Responder   [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo