Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)4:30



Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Só quero poder ver nessa vida esse complexo communis ser menos complexo. Não sei se posso contribuir muito visto que o nó é puramente taxonômico. O negócio não é fácil, mesmo. /geek

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


04.01.2013(Sex)21:57
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Destrinchar o complexo communis não vai ser fácil mesmo, pois é uma espécie amplamente distribuida na Am.do Sul e com mto variabilidade.

Em breve espero q com a ajuda do Gonella terminaremos de destrinchar o grupo tetraploide (complexos montana, villosa, chrysolepis, graminifolia + a grantsaui) e em seguida quem sabe começaremos a atacar as diploides, especialmente os complexos communis, hirtella e cayennensis...

Abs,
Fernando


04.01.2013(Sex)22:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 19.12.2012(Qua)23:07
Mensagens: 74
Localização: Natal - RN
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Fernando Rivadavia escreveu:
Destrinchar o complexo communis não vai ser fácil mesmo, pois é uma espécie amplamente distribuida na Am.do Sul e com mto variabilidade.

Em breve espero q com a ajuda do Gonella terminaremos de destrinchar o grupo tetraploide (complexos montana, villosa, chrysolepis, graminifolia + a grantsaui) e em seguida quem sabe começaremos a atacar as diploides, especialmente os complexos communis, hirtella e cayennensis...

Abs,
Fernando


Pensando nisso qual seria a quantidade de gêneros novos que surgiriam com essas divisões?
Só pra saber, sabe :D
Nossa, e depois quando falam de divisão de outras plantas como orquídeas todos reclamam :arrow: ... :mrgreen:

_________________
Abçs,
Gabriel Santos


05.01.2013(Sáb)0:07
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Hahaha, a velha bringa entre "lumpers" e "splitters". :)

Bom, a única sugestão séria q conheço de dividir Drosera em + de 1 gênero é de separar D.regia como Freatulina regia, devido à posição filogenética dessa espécie, tão próxima de Aldrovanda e Dionaea.

De resto, as sugestões aqui são de dividir algumas espécies em múltiplas espécies. Sim, isso é super comum com mtos animais, fungos, plantas, etc. - e especialmente notório com orquídeas.

Infelizmente com orquídeas os splitters foram um pouco longe demais, talvez pq tem TANTA gente interessada nessas plantas, como tbm muitos interesses financeiros...

Mas é por isso q se escrevem artigos científicos toda vez q alguém (lumper ou splitter) quer mudar a taxonomia de espécies existentes. É para explicar o por que das mudanças -- e assim permitindo q todos leiam e tirem suas próprias conclusões.

Portanto, eu dou o maior apoio a todos deste forum p/ q deixem de acreditar qq informação postada aqui e façam sua própria lição de casa: leiam os artigos, pesquisem!!


Abs,
Fernando Rivadavia


05.01.2013(Sáb)1:39
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 19.12.2012(Qua)23:07
Mensagens: 74
Localização: Natal - RN
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Opa. gêneros não, espécies, foi erro de digitação :oops:

Devo dizer que com as orquídeas sou moderadamente splintter, acho estranho botar uma planta com quase 1,5 metros no mesmo gênero de uma planta cujo tamanho não passa de cinco centímetros (Cattleya e Sophronitis)

_________________
Abçs,
Gabriel Santos


05.01.2013(Sáb)7:28
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Fernando Rivadavia escreveu:
Veja só seus pentelhos.... qtas hastes de D.viridis vcs analisaram naquele local, heim??? Duas ? Três?


Foram bem mais, umas quatro ou cinco. :lol:

_________________
Droseraholic!!!


05.01.2013(Sáb)12:31
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Muito obrigado por postarem as tão aguardadas fotos, Caio e Carlos! :D
E parabéns pelos achados! Lembro que das vezes anteriores em que foram mostradas fotos de G. aurea nessa região as populações eram bem pequenas! Pelo visto vocês acharam uma população bem legal! :o

Sobre D. viridis, eu acho essa espécie boa, embora as diferenças já levantadas entre as duas (ela e D. communis) sejam bastante tênues e, muitas vezes, sobrepostas - e quase impossíveis de notar em espécimes herborizados! Sem dúvida, tem muito o que fazer nesse complexo de espécies.

Abraço!

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


06.01.2013(Dom)11:17
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Olha que habitat fantástico... .
Imagem

Merece um papel de parede.
Parabéns pelas imagens.. Estão muito boa Carlos e Caio.


16.02.2013(Sáb)23:17
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Olá Pessoal, descupem-me pela inrrolação em postar as minhas fotos e parte da história por aqui :roll: , espero que gostem também:

Olá pessoal, venho relatar a viagem que fiz para a Serra do Quirirí, proporcionada pelo amigo Carlos Rohrbacher e todo o pessoal, Caio Vinicius, Tuco (Volmir), e o pessoal dos Liquens: Emerson Gumboski, Flávio Beilke e Ana Márcia.
Cheguei na casa do Carlos na sexta feira, conversamos bastante, passamos a tarde conversando sobre as PCs e outras plantas. Levei de lá uma bela lembrança da jaboticabeira na barriga.
O Carlos teve uma ótima idéia de sairmos a procura de PCs aos arredores, nos campos proximos a cidade em que ele morava. Encontramos U. gibba em um lago e D. communis em um local muito inersperado, onde o Carlos já havia encontrado e queria verificar se ainda existiam após uma obra que fizeram no local. Envolta de uma cerca de arame farpado encontramos elas, aos montes bem avermelhadas.
Voltamos para a casa e mais no final da tarde o Tuco apareceu também.
No sabado pela manhã, partimos para um ponto de encontro que foi marcado com todo o pessoal para de lá, partirmos para a serra.
Chegando lá conheci todo este pessoal gente boa, Flavio, Emerson, Ana e Caio e então parti no carro com a turma dos Liquens + Caio, falamos tanta besteira no caminho que a longa viagem pela estrada de chão até o inicio da serra passou rápida.
Nos aprontamos e todos sobiram na Caminhonete 4X4 que o Carlos Pilotou. Uma das subidas mais felizes da minha vida na combinação de não precisar sobir de apé + local fantástico.

Vamos ao que intereça, peguem um refresco e se preparem para as 90 e poucas fotos:

Chegando a uma grande rocha + um barranco "suspeito" descemos e começamos a procura, de primeira o pessoal encontrou D. montana dei uma breve olhada nas minusculas e comecei a vasculhar a área. Encontrei esta flor branca e sobi nas rochas para fotografar a paisagem:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O caminho por onde viemos e uma orquidea que crescia em uma fenda das rochas,
Imagem
Imagem

A primeira D. montana que fotografei, vejam o tamanho, comparando com os dedos do Tuco que segurava o capim, e outras que fui encontrando por aquele local:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Este Louva-Deus na fuga passou se enrroscando em uma D. montana, deu uma combinação perfeita:
Imagem

Após a caminhada vendo e fotografando as D. montana, cheguei a outro emaranhado de rochas onde tirei duas fotos da paisagem e de algumas belas flores que cresciam no local mais seco onde não haviam PCs:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Então, voltei ao ponto que em que o carro ficou e fotografei uma U. reniformis que o pessoal encontrou, com duas hastes e folhas escondidas entre o sphagnum.
Imagem
Imagem

Margarida quase caindo do barrando e outras belezinhas que cresciam pelo chão de pedriscos.
Imagem
Imagem
Imagem

D. montana que cresciam no barranco ao lado do carro, haviam várias plantas com hastes florais:
Imagem
Imagem
Imagem

Este era o barranco + Emerson em busca do Liquen perdido e Tuco lá atras, em busca das PCs :mrgreen:
Imagem

Após insistirmos umas 3 vezes para sairmos do primeiro barranco com PCs, resolvemos embarcar na Caminhonete e seguimos a diante, passando por uma porteira e encostamos o carro perto a uma trilha, a intenção era proceguir de carro mas era uma trilha muito estreita e tivemos que ir de apé mesmo.
Encontramos várias D. montana no caminho, maiores do que as do barranco anterior:
Imagem
Imagem
Imagem

Estavamos a caminho de uma nascente que o Carlos R. queria checar e que todos nós concordamos, quando nos aproximavamos já enchergamos as "amarelinhas" entre o capim e apressamos o passo no mesmo momento :lol:
O Caio chegou tão rápido no local que passou por esta flor de Utricularia prealonga despercebido, kkk:
Imagem

Chegando no local, o primeiro encontro com as Genlisea aurea que o Caio encontrou e um Pepalantus sp. que me chamou a atenção:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comecei a vasculhar o local, cheio de corregos da nascente e encontrei várias G. aurea
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E uma outra haste de U. prealonga. Uma boa tática para diferencia-las das G. aurea é que o talo da haste delas não tem pelos como os da G. aurea.
Imagem

Outra flor + polinizador, um 'monstrinho' tentando me picar pela calça e 2 girinos:
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui começou a festa, a primeira vez que ví Drosera viridis em habitat, lindas, estavam por todo o lugar juntamente com as G. aurea e as vezes com Utricularia tridentata como aparecem nas 3 proximas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Algumas G. aurea subsmersas, abaixo das D. viridis:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Seguindo os corregos, um pouco mais pra baixo, encontraram uma D. montana com 4 hastes florais :shock: e U. tridentata:
Imagem
Imagem

Eu e o Tuco estavamos além das PCs, desfrutando da beleza das outras flores que haviam pelo local...
Imagem
Imagem
Talvez pelo fato das Droseras não estarem florindo para prender a nossa atenção :roll:

Mas de qualquer forma, haviam as lindas flores das G. aurea, para desfrutarmos:
Imagem

Após um longo periodo descobrindo este local, partimos para outra, um morro onde havia um caminho com pedras, outra suposta nascente que o Carlos avistou e decidiu ir explorar. Neste momento o pessoal se dividiu, fomos eu, Carlos e Caio no local, e o restante do pessoal foi para o outro lado.

Pera ai, um grilo com uma parasita?
Imagem

Chegando no local, o Carlos se antecipou e logo encontrou U.tridentata e D. viridis, foi uma subida e tanto, encontrando várias plantas bonitas. Consegui escorregar e enfiar a parna em um buraco onde por este azar, tive a sorte de encontrar várias D. viridis escondidas pelo capim.
A enorme haste de U. tridentata quase que não coube no herbário do Caio kkkk.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enquanto o Caio marcava a localização no GPS e o Carlos tirava fotos:
Imagem

Sobi mais para tirar uma foto desta Margarida que gosto muito:
Imagem

Por sorte encontrei Utricularia reniformis crescendo em um local mais umido e sombreado com folhas grandes:
Imagem
Imagem

Depois disso tudo, só faltavam mesmo as Drosera ascendens.
Voltando para nos encontrarmos com o pessoal, encontramos o Tuco, sozinho, entretido com várias U. tridentata que ele encontrou sozinho em meio a córregos de água e pedras, haviam muitas. Continuando a caminhanha, proximo a um barranco que eu não esperava ter nada, avistei uma flor de U. reniformis:
Imagem

Nos encontramos todos e voltamos até o carro, com a idéia de fazer uma pausa para comer. Seguimos em frente pela estrada, passando por um portão e depois por uma casa de um morador que havia por lá. Chegamos até um portão após uma ponte de madeira onde estava escrito que era proibida a nossa entrada, ficamos por ali mesmo, e lanchamos sentados encima da ponte de madeira.
Até que um segurança do local apareceu, conversamos com ele e ele disse que havia um grupo de alemães visitando a area restrita. Deviam estar atráz de PCs :roll: .
Após a comilança o Tuco encontrou uma árvore coberta por musgo com várias orquideas bonitas. O Caio distribuiu sementes que trouxe para o pessoal, sobimos na Caminhonete e voltamos. Na volta resolvemos explorar um ultimo local. Des de então, o cartão de memória da minha máquina estava cheio, e não pude tirar mais fotos.

Na descida até um córrego extenso que avistamos era D. montana por tudo, minusculas.
Chegando no corrego o pessoal já estava nos apressando, encontraram as benditas D. ascendens crescendo nos barrancos do corrego, eram poucos exemplares, creio que não passaram de 10.

Continuando, seguindo o corrego à cima, encontramos aos montes D. viridis e D. communis, são tão parecidas que acabei desistindo de parar para analizar o que era o que :mrgreen:. Perto dos corregos que haviam na serra era andar e afundar o pé no sphagnum, uma hara me intalei que entrou as minhas pernas até o joelho no sphagnum kkkk.
Voltamos para a caminhonete e seguimos, embora até pararmos para a ultima foto, desta vez em conjunto.

Fotos a seguir, tiradas pelo Carlos Rohrbacher:
Eu, caindo kkk, sacanagem, a foto saiu bem na hora em que eu perdi o equilobrio :lol:
Da esquerda para a direita: Eu (caindo), Caio, Emerson, Flavio, Ana, Tuco e Carlos:
Imagem
Imagem

Esta é uma foto bonus, tirada e enviada pelo Carlos. Eu, tirando uma foto das flores de Genlisea aurea
Imagem

É isso ai, foi muito bom ter conhecido todos que não conhecia pessoalmente, todos muito gente fina e bem humorados uma experiencia e tanto.
Agradeço ao Carlos e Emerson pelas estadias e a todo o pessoal pelas gentilezas. Precisamos marcar outra :mrgreen:

Deixo a lista das PCs que foram encontradas nesta viagem:
Proximo a casa do Carlos:
Utricularia gibba
Drosera communis


Campos do Quirirí:
Genlisea aurea
Drosera ascendens
Drosera communis
Drosera montana
Drosera viridis
Utricularia prealonga
Utricularia reniformis
Utricularia tridentata


Espero que tenham gostado.
Um abraço.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


20.02.2013(Qua)18:03
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Opa, chegaram as imagens!

Ficaram ótimas mesmo Felipe. :D

_________________
Droseraholic!!!


20.02.2013(Qua)21:05
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB