Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)11:11



Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Cristalina-GO [in Habitat] 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
E aí pessoal,

Nesse último feriadão, eu e o Daniel aproveitamos pra fazer uma visitinha a Cristalina e tivemos algumas surpresas fantásticas! Foram quatro dias de pura pauleira mas com certeza valeu muito à pena!
Assim que chegamos, já fomos dar uma olhada em um lugar conhecido onde havíamos encontrado U. nana. Para nossa surpresa, haviam mais de quinze flores enfeitando aquele barro escuro na beira de um córrego.
Imagem

Dando mais uma explorada na área, encontramos algumas pequeninas D. communis.
Imagem

Descendo o córrego, chegamos a uma enorme região brejosa onde haviam algumas ilhas de cerrado fechado, crescendo em solo mais seco, sobre pedras. Bem no meio dessa barreira de árvores e pedras na foto, havia um corredorzinho bastante encharcado por onde passamos, de uns três metros aproximadamente.
Imagem

Quando nos aproximamos, ficamos paralisados, pasmos com o que estavamos vendo:
Eram centeeeenas de flores de G. repens! Muitas mesmo, como nunca imaginei que poderia encontrar!
Tentei várias vezes tirar uma foto de todas, mas as fotos pareciam muito ruins no visor.
Aqui não dá pra ver nem um terço da quantidade de flores que haviam lá! Era uma imagem surreal.
Imagem

Aqui um close da flor.
Imagem

Haviam algumas plantas com a haste verde como a de cima e outras com a haste preta, como essa.
Honestamente, eu gostei mais das moreninhas. :D
Imagem

As rosetas eram tantas que formavam um emaranhado. Mal dava pra separá-las.
Imagem

Quando estávamos voltando, quase passei direto por ela mas felizmente o canto do olho me salvou.
Era uma haste enorme de U. hispida.
Imagem

Havia uma florzinha se fechando e o resto eram frutos enormes.
Imagem

Subindo esse brejo pelas laterais, a procura de locais mais secos, o que encontramos foi mais um brejo.
Só que bem pequeno. Devia ter uns seis metros de comprimento.
Imagem

Lá encontramos mais U. hispida (sem flores), G. repens e uma outra Utricularia amarela ainda não identificada.
A U. sp. era linda. Achei o formato bastante agressivo e a cor era muito forte.
Pra se ter uma noção essa foto não foi editada. Na verdade, não alterei a cor de nunhuma das fotos.
Imagem

De outro ângulo.
Imagem

As G. repens aqui estavam mais parecidas com o que conheço dessa planta, com o esporão bem pequeno.
Imagem

Havia também três flores juntas em um tufo longe dessas últimas, que tinham o formato diferente, mais parecido com G. filiformis. Só que a haste era totalmente glabra, o que me leva a pensar que era apenas uma variação da G. repens mesmo.
Imagem

Voltando para o brejo maior, beirando a divisão com a vegetação mais seca, encontramos algumas Utricularias interessantes que pareciam ser U. nervosa ou U. subulata.
Essa possuia o esporão bifurcado.
Imagem

Outra flor maior.
Imagem

E essa daqui estava fantástica.
Imagem

Continua...


Editado pela última vez por Vitor Albuquerque em 19.10.2007(Sex)9:06, em um total de 1 vez.



18.10.2007(Qui)8:46
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens Vitior!!!

Muito legal, adoraria ter ido com vc, que inveja! :)

Qtas G.repens, heim?? Acho que a variação deve ser normal mesmo. E G.aurea, estavam com flores? U.hispida produz muitas sementes mesmo e elas são mais clarinhas (portanto não se assuste, devem estar boas). A Utric "agressiva" me parece ser U.nervosa. A haste floral era compridona? Acho que as ultimas amarelas tbm sao U.nervosa.

E as outras Drosera (hirtellas), nenhum sinal? Não consegui ver a foto de D.communis....

Abraços,
Fernando Rivadavia


18.10.2007(Qui)12:15
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
E aí Fernando!

Teria sido muito legal se pudesse ir com a gente. Foi muito boa a viagem!
Haviam sim bastante flores de G. aurea e muitas outras coisas legais!
Mas fique calmo. Já vou postar as fotos. :D
As hirtellas eu nem procurei... estava Tão mas Tão seco que achei muito difícil encontrar alguma coisa
que valesse à pena. Afinal, já são quase cinco meses sem uma gota de chuva. Mas durante a viagem o tempo deu uma fechada chegando a ficar bastante nublado. Tomara que as águas venham logo, antes que queimem tudo.

Citação:
A Utric "agressiva" me parece ser U.nervosa. A haste floral era compridona? Acho que as ultimas amarelas tbm sao U.nervosa.


Estava desconfiando que fosse nervosa mesmo. As hastes tinham 30, 40 centímetros. Mas as outras eu ainda estou com um pé atrás. Elas cresciam juntas em diversos ambientes, sempre com as mesmas diferenças. Vou postar mais algumas fotos pra dar uma olhada.

Abraços,
Vitor


18.10.2007(Qui)22:26
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Vitor,

belo local esse aí no teu "quintal", lindas flores em especial da Genlisea repens, é uma das que tenho na lista de "preciso ver in habitat". :lol:

Ah, também não abriu a imagem da Drosera communis aqui e faço côro com o Fernando: Cadê as outras droseras? 8-)

Outra coisa, sugiro que você poste umas 5 imagens por "post", assim a página abre mais rápido :wink:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


18.10.2007(Qui)22:31
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
Putz galera,

Acabei de perder o meu post... Estava aqui há um tempão arrumando o bichinho mas
quando ficou pronto eu já tinha sido desligado automaticamente. Aí quando eu fui
fazer o login... o post sumiu.
Essa foi sacanagem. Estava tão legal.
Até fiquei murcho...
Agora fica pra amanhã.

Valeu


19.10.2007(Sex)0:00
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
Pronto. Agora vai!

Outro lugar interessante que visitamos foi uma área brejosa mais seca onde encontramos também muitas G. repens e algumas D. commuins crescendo praticamente submersas.
Haviam duas flores bastante curiosas crescendo juntas. O labelo inferior dessa tinha um corte que eu nunca tinha visto antes e o esporão bastante alongado para baixo. Bem interssante.
Imagem

Aqui está a rosetinha dela. Era bem pequenininha. Não passava de dois centímetros.
Imagem

Na outra flor, o lobo central era tão comprido que combria todo o esporão. Bem legal!
Imagem

A roseta dela era maiorzinha. Devia ter uns três centímetros e meio.
Imagem

Essa foi uma foto super legal! Como estava mais seco e a parte de cima do solo era pura alga, o substrato deu uma encolhida. Por isso, em algumas rosetas dava pra ver o 'estomagozinho' das armadilhas. Aí foi só dar uma puchadinha de leve que a armadilha saiu. Meio quebradinha mas tá legal!
Imagem

Esse era um fruto enorme! O maior que eu vi de G. repens.
Imagem


19.10.2007(Sex)8:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
A partir daí, fomos para sudoeste ver o que tinha em uns Buritis que vimos ao longe.
A vista pela parte de cima do vale era muito linda! Essa foto teria que ficar duas vezes mais bonita pra chegar aos pés da imagem ao vivo. Era um campo enorme com o capim oscilando entre verde e amarelo dourado todo balançando suavemente com a brisa que passava. Foi muito legal.
Imagem

Logo ali na esquerda, um pouco para baixo, encontramos algumas G. aurea com flor.
Imagem

E outra.
Imagem


Depois daí fomos para um brejo que fica à direita, um pouco atrás do Buriti pequeno na foto da paisagem. Aqui dá pra ver mais ou menos a divisão entre o brejo e um campo úmido, com o capim mais amarelado.
Imagem

No caminho até lá encontramos esses cogumelos interessantes.
Estavam mesmo parecendo 'fluorescentes' como já vi alguém dizer aqui no fórum.
E juro que não dei nenhuma mordidinha! :lol:
Imagem


19.10.2007(Sex)8:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
Logo na base do brejo encontramos algumas U. nana, U. subulata, G. repens, U. sp.'agressiva' e
U. sp.'talvez nervosa' crescendo lado a lado.
Aqui uma foto de U. subulata
Imagem

Ela vista de lado. A haste tinha uns cinco centímetros de altura.
Imagem

Fiz uma foto comparativa entre as flores das U. sp.
Imagem

Um pouco mais atrás, havia algumas D. communis muito bombadas! Eram plantas muito vigorosas de rosetas com mais de 5 centímetros. Estavam muito lindas!
Imagem

Mais atrás ainda, no campo mais seco, começamos a encontrar diversas G. aurea muito interessantes.
Quando peguei essa haste o esporão da flor da direita estava enfiado em baixo do labelo.
Imagem

Na hora que eu puxei ele pra fora, olha a surpresa: Era bipartido!
Imagem


19.10.2007(Sex)8:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
E não foram poucas flores mutantes que eu vi por lá, não! Quase metade das flores estavam assim.
Olha esse botão se abrindo. Essa foto ficou bem legal! :D
Imagem

Nessa haste as duas flores tinham o esporão dividido.
Imagem

Algumas flores estavam com o esporão bem maluco que nem essa aqui. Nunca tinha visto uma coisa dessa. Algumas outras flores também eram assim.
Imagem

Mas felizmente ainda existiam flores normais na região. :lol:
E não só normais mas também as flores de PC mais lindas que eu já vi na minha vida!!!
Honestamente, eu nunca vi nem na net nem em lugar nenhum uma flor de Genlisea que pudesse ser comparada a essa aqui. Vou até usar as palavras do Nílber, que servem muito bem nesse caso: Era uma Majestade!
Imagem

Vou até colocar outra foto. É de tirar o fôlego, não é?!
Imagem

O que não poderia faltar é uma foto da inconfundível roseta dessa planta.
As folhas são sempre pequenininhas mas são muuuitas. E não podia faltar o muco em cima dela também.
Exceto quando o solo está seco.
Imagem

Ufa!
As Droseras vêm na próxima.
Mas realmente as protagonistas dessa viagem foram as Lentibulariaceas.
Abraços!


19.10.2007(Sex)8:13
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Lindas plantas Vitor, fiquei (e ainda estou) babando :shock:

Interesante que as rosetas das G. aurea daí são bem maiores que as que encontrei no último final-de-semana, será uma diferença regional ou as "minhas" hibernam no inverno?

Alguém? Aguém?

_________________
Droseraholic!!!


19.10.2007(Sex)11:24
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB