Olá pessoal,
Meu grande amigo cuiabano e carnivorólogo de longa data, o Marcos Cardoso, acaba de descobrir um lugar bem legal e me enviou umas fotos (e pediu desculpas pelas fotos ruins, mas que está trocando de câmera e vai passar por lá de novo em breve, OK?

). Ele estava de passagem por Barra dos Garças, que fica no leste do Mato Grosso, divisa com Goiás. Vejam no mapa:

Esta é uma região de cerrado, riquíssima em PCs e com alto potencial p/ novas espécies. Já explorei algumas regiões vizinhas no sudoeste de Goiás e a variedade e quantidade de PCs é realmente espetacular (aliás, foi ali que descobri a D.grantsaui em 1992, no Parque Nacional das Emas)! Mas nem sabia que existiam serras cheias de cachoeiras nos arredores de B.dos Garças, apesar de já ter visto umas coletas muito interessantes do leste do Mato Grosso (inclusive de possíveis espécies novas de Utricularia).
Olhando no Google Earth, vejo várias chapadas chegando a quase 800m de altitude. O mapa está pipocado com fotos de cachoeiras e paredões de pedra. A chapada mais próxima de B.dos Garças chama-se Serra Azul e tem um parque estadual. Vejam aqui o Marcos e algumas vistas e cachoeiras da região:




A próxima foto mostra o Marcos no que parece ser o alto de uma cachoeira, rodeado de ambientes que parecem óóóótimos p/ PCs!


Imagino que foi por alí que ele achou esta pequena ilha cheia de carnívoras:

Onde está o Wally?

:) Diz ele que ai tem U.amethystina (não sei que cor), U.nana, G.repens e uma U.sp. lilás que possivelmente é uma espécie nova que ele descobriu lá na Chapada dos Guimarães perto de Cuiabá (e que só conhecíamos de lá). Eis a tal U.sp.:

Para comparar, vejam aqui uma foto da nova de Cuiabá, que tirei quando estive lá com o Marcos em março deste ano:

Ou será que ele achou U.laciniata ou quem sabe até U.purpureocaerulea?? Aqui está G.repens:

Ele também achou D.communis, uma forma pequena típica da região da Chapada dos Guimarães:




Outra similaridade com a Chapada dos Guimarães é o fato de D.communis ocorrer junto com uma espécie nova parecida com D.communis que eu chamo de D.sp."flat red". Além das folhas serem bem vermelhas e achatadas no chão, vejam como a lâmina foliar é arredondada:




Infelizmente já eram 17h quando o Marcos e seus colegas de trabalho pararam nesta serra e não deu p/ explorar muito. Mesmo assim achou bastante coisa, não? E nem era a melhor época do ano p/ ir ver PCs nesta região, pois ainda é muito cedo na estação das chuvas. Por exemplo, um outro amigo já me trouxe D.sessilifolia de uma das cachoeiras da Serra Azul. Ah, o Marcos tbm viu G.aurea!
Abraços, Fernando Rivadavia