Estive alguns finais de semana atrás em Formosa, distante 50km de Brasilia em uma fazenda onde existe um ribeirão bastante caudaloso. E é claro, encontrei Pcs por lá e outras plantas igualmente interessantes.

O ribeirão tinha um volume bem bom de agua, formando um valezinho ao redor.

Nas encostas dele escorria muita agua, que ao que parece não diminuia nem na época da seca.

E por cima das pedras a agua formava uma pelicula de talvez 0,5 cm de espessura que comportava uma quantidade incrivel de Pcs e outras plantas associadas a elas. Praticamente era como se fosse um mini laguinho por cima das pedras.

G. repens, a primeira vez que vejo ela crescendo como reófita embaixo do sol pleno.

D. communis (que mais parecia uma D. roraimae hehe) E se olharem bem ao redor, vão ver folhinhas avermelhadas que denunciam a presença de Utriculara nana.

Mas nesse ambiente o que mais me impressionou foi existir U. cucullata como reófita! (esse rizoma branco ali na imagem e esse pequeno botão rosa ainda não aberto). Ela e a G. repens eu sempre vi crescendo como plantas aquaticas. Sera que eu ainda terei a surpresa de Achar G. guianensis entre elas? heheh.
Havia ainda mais Droseras crescendo por lá, é claro.

Lindas D. Grantsauii. Tinham caules bem compridos, uma cor vermelho vinho lindíssima e eram bem maiores e robustas que as que havia encontrado em Cristalina

Elas de pertinho.

Esta D. communis estava tão robusta e grande que de longe achei que fosse alguma planta do complexo villosa.
Junto com as Droseras haviam varias lentibulariaceae com flores.

Botão de G. repens

U. tricolor

U. nervosa (essa tinha quase 1 mt de haste)

U. amethystina em sua forma branca.
Outras plantas ocorrendo junto com as carnivoras:

não faço idéia

Epidendrum denticulatum

Kollensteinia eburnea
Mais adiante onde a agua empoçava com um pouco mais de profundidade havia U. tricophylla

E perto delas haviam avantajados Cyrtopodium paludicolum

Dai começei a subir as encostas, indo para lugares mais secos em busca de outras plantas. não tardei a encontrar mais coisas interessantes:

não tenho certeza mas essa planta se parecia com Drosera sp. Corumba.

E esta com D. hirtella var. hirtella.
em um lugar onde escorria agua e formava uma pelicula, haviam genliseas. Provavelmente aqui a agua secava durante a estação seca.

Genlisea filiformis

Planta

Genlisea pygmaea. Que de pigmea não tinha nada: a flor era grande e a planta também. Como disse o Paulo, é provavelmente a nova espécie de pygmaea tuberosa.
Para fechar com Chave de Ouro, no topo do morro:

Os sempre raros Discocactus catinguicola.

Alguns eram bem grandões. Deviam ser MUITO velhos.
Esta saida em campo foi bastante rapida mas foi muito proveitosa: 3 (ou 4) Droseras 3 Genlisea e 6 Utricularias. Voltarei la em breve para poder achar mais coisas que com certeza estarão em flor em outras epocas.
Um abraço
Adilson