Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)22:59



Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Sphagnum musgo briófitas Serra do Ibitipoca [in habitat] 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Jean Pierre escreveu:
Cristiano Marques escreveu:
...mas como não se reproduzem por sementes, fica dificil. :x


É verdade ! :wink:


Não tem sementes, mas produzem esporos!! Só que eu nunca ví isso acontecer :shock:

Outro site: Quase tudo sobre Sphagnum

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


04.08.2007(Sáb)20:49
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Parece raro isso acontecer - em cultivo então nem se fala.
Já vi Sphganum vermelho produzindo na natureza no RS, mas eram alguns indivíduos em mil...

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


04.08.2007(Sáb)21:30
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Por aqui achei três especies, duas na minha cidade, uma na praia, mas nenhuma era vermelha, todas tem suas proprias caracteristicas, umas querem mais agua, outras aguentam sol forte...


04.08.2007(Sáb)21:40
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Nunca esquecendo que essa característica (vermelho...laranja...amarelo.....verde.....esbranquiçado) é extremamente associoada ao fenótipo (fruto de condições do meio). :wink:

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


04.08.2007(Sáb)21:46
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Boa Nilber...

identificar espécies de Sphagnum deve ser "o bicho", eu mal identifico uma drosera de outra... imagine :shock:

Té.

_________________
Droseraholic!!!


04.08.2007(Sáb)22:19
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Sim, mas as plantas que eu encontrei _pelo menos duas delas_ estavam crescendo juntas e eram bem distintas, não só na aparencia como também no cultivo.


04.08.2007(Sáb)22:20
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Nílber escreveu:
Nunca esquecendo que essa característica (vermelho...laranja...amarelo.....verde.....esbranquiçado) é extremamente associoada ao fenótipo (fruto de condições do meio). :wink:

Abraços.




Nilber

Em Ibiti, o sphagnum vermelhão é sempre mais associado as beiras de rios perenes (que tem aguas escuras avermelhadas). Mas mesmo assim encontramos nas mesmas beiras de rios, os de cores verdes e amareladas. Nos lugares mais altos em beiras de riachinhos, um bog pode até formar um degradê de cores.


05.08.2007(Dom)0:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Eu achei lindo tudo. Tanto os tapetes de musgo quanto as plantas... Acho que talvez me fez perceber que na natureza ainda são mais belas... estupendo, parabens pelas fotos.

_________________
Imagem


05.08.2007(Dom)3:39
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Muito legal Adilson!!

Êta lugarzinho bonito que é Ibitipoca, não?? :) Que bom que vc mostrou fotos da verdadeira D.villosa, que só existe por lá mesmo. O resto é tudo D.ascendens ou D.graomogolensis.

Abraços, Fernando Rivadavia


05.08.2007(Dom)12:15
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Fernando, Carlos, Povo:

Eu durante muitos anos, passei férias acampando direto em Ibitipoca, e devo reconhecer que é o lugar mais fantástico que eu conheço em biodiversidade por metro quadrado. você anda da portaria até a area de camping vendo uma sucessão de orquideas uma atrás da outra enfileiradas, genliseas, utricularias, droseras, Melastomataceae, gesneriaceae de tudo que é jeito aos milhares. Fiquei tão impressionado na primeira vez que passei por lá que viciei tanto e passei pelomenos 4 anos seguidos explorando cada cantinho do parque e tendo surpresas seguidas sem parar (tem lugar com orquideas que nem os guias mais experientes conheciam). So parei de ir lá porque o atual administrador é uma figura incompetente, hedionda, estupida !)(*!_(#@&!_(&$!)(*#@_!(&@#!(¨@#(&!@3 que rezo todo dia pra tomar um raio na cabeça e sumir (ibitipoca = montanha que estala, uma referencia aos raios que caem com frequencia por lá).
A primeira vez que vi as D. villosa eu as vi junto as D. montana (eu acho) e imediatamente pensei: "Quem jogou semente de D. capensis por aqui??????? Até saber que era uma espécie endêmica levou um tempo hahahha.

Ibitipoca é um lugar que eu considero obrigatório pra quem gosta de carnivoras (e orquideas tb) porque é uma aula viva e compreensivel de como os ecossistemas delas funcionam. Se você parar lá e gastar algumas horas contemplando um corregozinho com Sphagnum, Droseras, Genliseas e Utricularias você é capaz de tirar lições valiosas para o cultivo delas. Minha cabeça enquanto cultivador pelomenos mudou totalmente com minhas experiencias por lá.
Então fica aqui a dica pra todos os que puderem dar uma passada por lá.
um abraço

Adilson


05.08.2007(Dom)14:34
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB