Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)5:43



Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Sphagnum musgo briófitas Serra do Ibitipoca [in habitat] 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Sphagnum musgo briófitas Serra do Ibitipoca [in habitat]
Povo

Sphaghum é uma coisa que muitos de nós temos dificuldade de conseguir para poder plantas nossas carnivoras. Em alguns lugares do pais ele é cotado a peso de ouro hehehe. Mas tem lugares fantásticos onde ele cresce naturalmente em grande quantidade. Pelo que ja vi na natureza eles necessitam de condições muito específicas pra crescer, o que dificulta nossos intentos de domestica-lo. E essas condições seriam: Agua limpa e de qualidade, temperaturas amenas e substrato muito limpo.

Aqui umas fotos de uns anos atrás dos Bogs de musgo que nascem naturalmente na Serra do Ibitipica - MG.

Eles sempre cresciam em dois ambientes distintos: Beiras de rios e riachos sobre turfa, pedra ou areia. Estes ficavam umidos e bonitos durante o ano todo por causa do suprimento de agua. Agua essa gelada, de ph baixíssimo (4, 5 - 5,5) e muito limpa (entre 7 e 17 partes por milhão de sais dissolvidos).

O outro habitat eram barrancos de areia + materia organica, onde durante o verão corria agua sem parar, mas no inverno secavam.

Haviam muitas espécies de plantas associadas a eles: Carnivoras, orquidaceas, eriocaulaceae, melastomataceae. Interessante notar que raramente algo nasce no meio dos bogs. Geralmente as plantas (especialmente carnivoras) nascem nas beiradas deles. Provavelmente o ambiente no interior dos bogs é muito pouco oxigenado e acido para as raizes das plantas.

Imagem

Aqui um tipico habitat de beira de rio, umido o ano todo.


Imagem

Aqui um close de um tapete em uma encosta que fica seca no inverno.

Imagem

Aqui é uma escadinha de bogs de sphagnum junto a uma quedinha dágua onde as semprevivas floridas por cima fazem um showzinho. Note que o sphaghum vermelho de baixo fica com o pé dentro dágua.

Imagem

Encima de pedra de quartzito de onde escorre agua continuamente, com Drosera villosa crescendo pelas beiradas.


Imagem

Mais com Drosera villosa junto.

Imagem
aqui um lugar que seca no inverno, onde crescem algumas orquideas nas beiradas. Aqui são briófitas, mas por vezes tem carnivoras crescendo junto a elas. Propicio para uma aldeia de Smurfs.



Tenho mais fotos para postar. Mas deixa eu ver o que voces acharam até agora.

um abraço

Adilson


03.08.2007(Sex)18:08
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57
Mensagens: 737
Localização: Porto Alegre-RS
Mensagem 
Que legal esses sphagnuns,queria uns destes tipos!


03.08.2007(Sex)18:36
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Adilson,

muito legal esse musgo todo mas... linda mesma é a Drosera villosa :lol:
As minhas e as tuas D. villosas vão ficar desse tamanho em alguns anos, uns dois ou três anos. 8*)

Ainda sobre o Sphagnum, creio que no meio dele não cresçam drosera porque ele cresce mais rápido e as sufoca.
Digo isso porque vejo que ele cresce mais rápido que as minhas droseras e já encontrei Drosera viridis e Drosera communis crescendo em meio a Sphagnum, só dava para percebê-las por causa das hastes florais :shock:

Obrigado pelas imagens.

Carlos.

_________________
Droseraholic!!!


03.08.2007(Sex)18:45
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Parabens cara!
As villosa são demais!
Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


03.08.2007(Sex)18:51
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.09.2006(Sáb)22:16
Mensagens: 595
Localização: mato grosso do sul
Mensagem 
:D belas fotos !!! parabéns Adilson.

_________________
Abraços,
ISMAEL MARINHO BENITES
Colecionador de Plantas Carnívoras


03.08.2007(Sex)23:27
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Povo

Aqui mais umas fotos.


Imagem

O que eu achava mais bonito por lá eram esses travesseiros de musgo vermelho, que nasciam na beira do rio, com o é dendro dágua. Na época de chuva alguns deviam ficar submersos por um bom tempo.

Imagem

Um macro de um deles


Imagem

Utricularia reniformis nascendo envolvida por um deles.

Imagem

Mais reniformis nascendo num montinho que juntou encima de uma pedra.

Imagem

Este bog aqui tinha musgo que ia do vermelho até o verde claro. Ficava na beirada de uma trilha indo pra o ponto mais alto do parque. Tinha Drosera villosa nascendo aos montes pelas beiradas. foram as carnivoras de maior altitude que eu encontrei, pois esse lugar ficava a aproximadamente 1.600 mts.

Imagem
Por fim um close nas villosa.


04.08.2007(Sáb)11:03
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Adilson,

são fotos bem interessantes, principalmente pels D. villosa (estou me repetindo :roll: ), o que é novo aqui é essa diferença entre os musgos, tenho observado que eles diferem em formato, tamanho e coloração e que isso depende do local onde se encontram e das diferenças entre os próprios musgos (Espécies? Sub-espécie? Variedades?).
Mantenho três "tipos" que me parecem ser diferentes mesmo. Estive pensando que alguns "tipos" sejam favorecidos pelo ambiente em que se encontram (e selecionados por ele), o que tornaria ainda mais complicado diferenciar os "tipos"...

acho que estou viajando demais :lol:

Obrigado pelas fotos, um dia vou ver as D. villosa e esses musgos todos "ao vivo".

Um abraço

_________________
Droseraholic!!!


04.08.2007(Sáb)11:16
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Puts !!! Que fotos lindas!

Tá de parabéns Adilson!


04.08.2007(Sáb)17:06
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Parabens veio. Otimas fotos; nós deveriamos difundir a cultura do sphagnum nativo pelo fórum, tenho especies nativas mas como não se reproduzem por sementes, fica dificil. :x


04.08.2007(Sáb)17:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57
Mensagens: 737
Localização: Porto Alegre-RS
Mensagem 
Cristiano Marques escreveu:
Parabens veio. Otimas fotos; nós deveriamos difundir a cultura do sphagnum nativo pelo fórum, tenho especies nativas mas como não se reproduzem por sementes, fica dificil. :x


É verdade ! :wink:


04.08.2007(Sáb)18:50
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB