Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)19:51



Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Busca pela Genlisea aurea (muitas fotos) 
Autor Mensagem
Destaque

Registrado em: 29.05.2007(Ter)8:38
Mensagens: 26
Localização: Joinville-sc
Mensagem 
é, esse lugar foi inesquecivel, muitas plantas, animais...chuva...barraca e saco de dormir encharcados...
ah, e naum esquecendo do Carlos que foi o responsavel por tudo isso...
wlw cara...vamos marcar outra dessa...mas dessa vez sem chuva...rsrsrs


17.10.2007(Qua)14:56
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá pessoas!!!

Agradeço os elogios, realmente foi uma ótima experiência, apesar do cansaço e dar dores nas costas e nos tendões que persiste até agora. :lol:

Adilson: combinamos uma ida até lá um dia desses, mas com mochilas pequenas, "bate-e-volta". Opilião... isso, o Flávio falou o nome mas eu sou péssimo com nomes, como é do conhecimento de todos. :lol:

leo: Basta um feriado, não precisa parar de trabalhar não 8-)

Fernando: As genliseas estavam em um local a 1h30min de onde fomos daquela vez, foi muita sorte encontrar as plantas com botões, fora as U. reniformis e U. praelonga todas as demais carnívoras estavam com botões. Em novembro o local deve estar "bombando", com muitas e muitas flores. Eu não fiz herbário não, primeiro porque eu não sei fazer, segundo que eu não teria o que fazer com ele, terceiro que eu preferi fazer um "herbário vivo" aqui em casa :lol:
Ah, é incrível a mucilagem que elas produzem, não sei bem qual a função mas ajudou a localizar o "veio" que crescia sobre a rocha, em uma camada fina de substrato. Parece que elas não gostam de concorrência :shock:

Igor: Gostar eu não gosto, mas faz parte ficar molhado nessa época do ano, no inverno é mais seco, porém é frio e a maioria das PCs não têm flores.

Cristiano: Obrigado.

Flávio: Eu é que agradeço, sozinho não teria a mesma graça, com quem eu iria me perder? :lol:

Até mais.

_________________
Droseraholic!!!


17.10.2007(Qua)15:22
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Beleza de expedição!

Ainda desço aí pra vc me mostrar esse lugar! :wink:

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


17.10.2007(Qua)16:19
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Nílber escreveu:
Ainda desço aí pra vc me mostrar esse lugar! :wink:


Com ou sem emoção?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

_________________
Droseraholic!!!


17.10.2007(Qua)20:22
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Uau, Carlos!
Parabéns pelo achado e pelas incríveis fotos!

G. aurea é uma planta muito legal mesmo (vide meu avatar...hehehe), a mucilagem é bastante interessante, parece não só proteger a planta do herbivorismo, como também deixa as folhas mais "abertas", facilitando a captação de mais luz.

Incríveis fotos de U. reniformis! Não vejo a hora de vê-las floridas aqui nos arredores de SP.

Opa, ainda combinamos uma expedição ao sul! :wink:

Abraços,

PS.: quanto ao herbário, era só enviar pra mim que eu depositava no herbario da USP... :roll:

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


18.10.2007(Qui)12:19
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello pessoal!

Carlos, vc parece atrair chuva, hahaha! :) Parabens mais uma vez. Se voltar em novembro aposto que vai encontrar muuuuuitas G.aurea onde não havia visto antes. Fica mto mais facil com as flores... Herbario é mto facil de fazer, basta um caderninho de campo e alguns guardanapos. Tudo dentro de um saquinho zip-lock pra não molhar, é claro!

Paulo, interessante tua explicação pra mucilagem (separar as folhas), eu nunca havia pensado nesta hipótese... Mas ainda sou adepto da hipotese de proteção contra predação por insetos, lagartas, caramujos, lesmas, etc.

Abraços, Fernando Rivadavia


18.10.2007(Qui)12:43
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Paulo escreveu:
Parabéns pelo achado e pelas incríveis fotos!


Thanks, se não estivesse molhado elas sairiam melhores, se bem que eu ainda não consigo tirar fotos razoáveis dessas flores amarelas, só com muita edição que elas fica assim.

Paulo escreveu:
Incríveis fotos de U. reniformis! Não vejo a hora de vê-las floridas aqui nos arredores de SP.


Bah, eu não vejo a hora das minhas produzirem hastes florais, já estão uma ano aqui :D

Paulo escreveu:
Opa, ainda combinamos uma expedição ao sul! :wink:


Pega o Nilber e traz junto :wink:

Fernando escreveu:
Carlos, vc parece atrair chuva, hahaha! :) Parabens mais uma vez. Se voltar em novembro aposto que vai encontrar muuuuuitas G.aurea onde não havia visto antes. Fica mto mais facil com as flores...


Por esse ano chega, só se aparecer um povo aí de cima mesmo eu volto lá, já fui duas vezes esse ano, tenho que pensar em "novos horizontes", de preferência com menos chuva, assim se eu for lá poderei testar essa minha "atratibilidade para a chuva", quem sabe os agricultores locais não me pagam uns trocados? :lol:

Fernando escreveu:
Herbario é mto facil de fazer, basta um caderninho de campo e alguns guardanapos. Tudo dentro de um saquinho zip-lock pra não molhar, é claro!


Identificar carnívoras também, para quem sabe fazer isso é siiiimples. :lol:

Paulo escreveu:
PS.: quanto ao herbário, era só enviar pra mim que eu depositava no herbario da USP... :roll:


Pode deixar, nas próximas vezes eu vou fazer e te enviar, se tiver um "manualzinho" me passa, não que eu não confie em ti Fernando, mas deve ter umas outras especificações por aí, certo? Tempo que precisa ficar nos guardanapos, peso sobre o caderno, coisas assim.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


18.10.2007(Qui)22:42
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Oba o Paulo tb se mostrou a fim!

Ah.. quero com emoção claro!!!!!!!

A mucilagem.... ainda não sei... tenho que pensar! rsrs
Abraços;

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


19.10.2007(Sex)20:56
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Quero ver Genlisea aurea também! :cry:


20.10.2007(Sáb)9:57
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello Carlos!

Fazer herbario é fácil, não tem segredo não. Basta jogar no guardanapo e fechar num caderno e esperar secar. É claro que quanto mais rapido secar e quanto mais achatadas estiverem, MELHOR!

Tava olhando as fotos de novo, morrendo de saudades das caçadas de PCs... :( Quanto a procurar "novos horizontes", não se esqueça que existem um montão de serras pouco exploradas em SC:

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=20463

E tem tbm um montão de lugares no interior do PR, como aqueles que nos fomos juntos. Sem falar que devem existir outras trilhas pra explorar na Serra do Quiriri...

Abraços, Fernando Rivadavia

P.S. Apesar do montao de fotos de não-carnívoras (hehehe), gostei de ver aquelas do lagarto verde de novo!


20.10.2007(Sáb)13:37
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB