Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)12:06



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Serra da Canastra II 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Que negócio é esse Nilber que nunca viu D. viridis, e as que tinha na minha casa vindas do Carlos não conta?

Muito bonitas as fotos Leo, está de parabéns por se juntar ao seleto grupo de pessoas que buscam ver PCs em seus habitats.

Ah! Mais uma coisa o seu pleurothallis é um oncidium pumillum! 8-)


02.11.2007(Sex)20:38
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)14:08
Mensagens: 87
Localização: Itu - SP
Mensagem Expedições
Fala Leo!

Parabéns pelas fotos.
Gostei muito do tamanduá-bandeira também, tanto quanto das PCs.
É emocionante presenciar indivíduos in habitat.

Gostaria muito de conhecer melhor a Serra da Canastra, pois visitei apenas Delfinópolis; outro destino paradisíaco. Estávamos planejando uma viagem para São João Batista do Glória para o próximo feriado, infelizmente foi cancelada. Se houver interesse dos membros do Fórum, poderíamos marcar uma expedição para lá. O que acha?

[ ]

Até

_________________
Imagem

www.biophotos.com.br


02.11.2007(Sex)22:25
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Valeu Rodolfo. Oncidium pumilum, obrigao pela identificação. Estou feliz de fazer parte do grupo que busca plantas carnívoras na natureza.
Obrigado Carlão. Ainda não fui pra Delfinópolis nem S.J. Batista do Glória. Preciso conhecer esses lugares tb. Já foi pra São Roque de Minas? Là é bem legal....Tem uma portaria do parque pertinho de onde fiquei acampado. Vc está pensando em fazer uma expedição pra lá nesse feriado?Ainda não decidi o que farei nesse feriadão. Se for rolar, me avisa.
abraços


03.11.2007(Sáb)19:34
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Léo,

Acredite ou não ainda não esqueci de vc, tenho teu e-mail guardado aqui na caixa postal, aguardando um tempinho p/ poder responder. Mil desculpas, hehehe!

Só queria dizer que adorei tuas fotos, que saudades deste lugar maravilhoso!! Este local com G.violacea era no alto da Casca D'Anta? Eu nunca havia visto esta espécie por lá, parabens!

Quem nunca viu D.montana e D.tomentosa na natureza tem um pouco de dificuldade sim em separá-las, mas elas são bem diferentes. O Vitor acho que ainda não viu direito as diferenças pois as D.montana que vimos em Goiás estavam mto feinhas... Mas Vitor, vc lembra da diferença nos ambientes das duas espécies que gritante??

Estas nas fotos sao todas D.tomentosa var.glabrata. As folhas de D.montana sao mais estreitas e finas, as hastes mais delicadas e com pêlos glandulares, as flores maiores, e elas crescem em ambientes diferentes, que secam no inverno. Nesta época do ano é dificil de achá-las, mas as vezes (como G.violacea) sobrevivem em alguns poucos ambientes mais umidos.

O Vitor lembrou bem (será que ele gravou todas as besteiras que eu falei tbm???), já vi mta flor roxa de Genlisea e de Utriic com a parte amarela toda comida. E já encontrei os besouros que as comem em ação. Amarelo deve ter uma sabor mais gostoso, hehehe!

Eu nunca vi D.viridis na Canastra nem nos arredores, apesar de que uma vez em 1991 achei D.communis ENORMES crescendo debaixo d'água aí na Canastra. Pensei até ser espécie nova (eu era novato na época, hehehe!). Tuas fotos me parecem todas ser D.communis mesmo. É uma das espécies mais variáveis do Brasil, portanto se encontram muitas formas diferentes.

Certo Paulo??? :) Mas não se preocupe que o Paulo e o Nilber vão conseguir esclarecer tudinho pra gente em alguns anos! ;) Aliás Nilber, acho que vc ofendeu o Paulo dizendo que nunca tinha visto D.viridis, hehehe! Será que as deles estavam tão feias assim??? :)

E eu tbm adorei as fotos do tamanduá, sou FANATICO por este bichos!! Aliás acho que nunca tinha visto emas na Canastra, parabens!

AH, e se ALGUEM for voltar à Canastra, ME AVISE!! Tenho uma missão impossível, OK?? ;)


Abraços, Fernando Rivadavia


04.11.2007(Dom)0:20
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Putz!!

E só pq fui falar! Léo e Rodolfo, fui finalmente tentar responder as mensagens de vcs dois que eu tinha na caixa de mensagens deste site e sem querer cliquei no "excluir todas". 8-P

Vcs lembram sobre o que eram as mensagens??

Sorry...
Fernando Rivadavia


04.11.2007(Dom)2:17
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Citação:
Aliás Nilber, acho que vc ofendeu o Paulo dizendo que nunca tinha visto D.viridis, hehehe! Será que as deles estavam tão feias assim???
1¬¬
Sem comentários, Nílber!

:lol: :lol: :lol:

Parabéns, Léo!
A Serra da Canastra é um local magnífico!
Estou planejando ir pra lá no próximo feriado (15/Nov)... Quem sabe dessa vez dê certo... :roll: :lol:

Quanto às diferenças entre montana e tomentosa, a primeira coisa que reparo quando vejo fotos é o habitat. Geralmente, D. tomentosa habita beiras de rios, sobre os musgos que crescem nas rochas. Já D. montana ocorre longe de rios, em solos mais secos e arenosos, que ficam totalmente secos no inverno, quando essas plantas morrem ou sobrevivem com as reservas nas raízes...

Citação:
É uma das espécies mais variáveis do Brasil, portanto se encontram muitas formas diferentes.
Certo Paulo??? :)

:roll: Tanto que não é improvável que muitos eventos de especiação tenham ocorrido. Ainda acho que "incommunis" não caiu por terra. Só o tempo dirá! :lol: :lol: :lol:

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


04.11.2007(Dom)12:41
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Paulo eu concordo, a incommunis deve permanecer em observação, ainda não saiu da UTI... ;)

Quanto a D.montana e D.tomentosa, a última tbm ocorre longe de riachos em solos arenosos e que as vezes ficam até relativamente secos no inverno. Mas os de D.montana geralmente secam mesmo. Ah, e D.montana se encontra com frequencia em barrancos na beira de estradas e outros lugares detonados. Ela gosta de crescer em solos avermelhados, terrosos mesmo -- D.tomentosa não.

Abraços, Fernando Rivadavia


04.11.2007(Dom)15:26
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Putzzzz;... poizé!
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Foi mal aí Paulo.. Dá um desconto pois estva de noite e bem escuro, vai.

Então eu volto atrás:

Eu já vi viridis! :o :D

risos..

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


04.11.2007(Dom)22:02
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Olá gente
Paulo e Fernando, obrigado pelos toques.
Fernado, a G.violacea foi na parte alta da Casca d'anta sim. Indo em direção ao mirante, há um caminho à esquerda que tem que descer e foi lá onde encontrei essas plantas. Também achei alguns indivíduos no Capão Forro, que fica fora do parque

Paulo, concordo com você. Não só não é improvável que muitos eventos de especiação tenham ocorrido, como ainda estão ocorrendo. Ainda mais com toda essa fragmentação dos nossos biomas.

A explicação que vcs deram sobre a diferença no ambiente deu uma iluminada. Realmante todas as D. tomentosa estavam associadas à água, seja rio ou alguma rocha que estava muito úmida. Achei algumas droseras em locais bem secos, que pareciam um pouco diferentes. As descrições batem com d.montana. Confirmem aí.

Esse á o ambiente onde achei algumas droseras. Bate com a descrição: ambiente detonado e bem seco, bem diferente daquela cachoeria acima.
Imagem

E lá havia algumas sobreviventes da seca.
Drosera montana?
Imagem
Imagem

PS: Fernando, havia mandado mensagem pra vc me dizer onde eu poderia achar carnívoras na canastra. Quando fizer alguma viagem te mando outra.
abraço a todos
léo


Editado pela última vez por leo em 22.12.2009(Ter)13:16, em um total de 1 vez.



05.11.2007(Seg)12:25
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens Leo!

É ela mesmo, D.montana! Viu como é diferente de D.tomentosa? ;)

Abraços, Fernando Rivadavia


05.11.2007(Seg)12:50
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB