Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)3:46



Responder  [ 45 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Parque Nacional da Serra dos Orgãos - Rio de Janeiro 
Autor Mensagem

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Parque Nacional da Serra dos Orgãos - Rio de Janeiro
Fala ae pessoal!

Neste sábado - 03 de Novembro - parti mais uma vez em busca de carnívoras. Desta vez fui para um lugar um pouco mais afastado da "civilização". Não era bem o que eu queria fazer (fazer alguma travessia tipo Petro-Tere, Itatiaia...) e ficar realmente mais tempo no mato. Mas quebrou o galho e matou um pouco a ansiedade por achar as carnívoras "selvagens". O lugar escolhido foi o PARNASO, Parque Nacional da Serra dos Orgãos. Já estive lá uma dezena de vezes, inclusive fazendo trabalhos pela faculdade. Mas nunca pensei em procurar por carnívoras lá. Aliás, vou abrir aqui um parenteses, depois que entrei para este fórum passei a acreditar mais que realmente é possível encontrar carnívoras no mato! Cansei de acampar e viajar e nunca encontrei nada, pois na verdade nunca me animei a procurar por achar que seria remente difícil...hoje vejo quantas oportunidades perdi......
Enfim, movido a muito blues e classical rocks fui parando o carro pela estrada sempre que encontrava um lugar potencial. Na ida, não encontrei nada. Mal sinal! Na cidade de Teresópolis, fui parando em TODA loja de plantas que encontrei e, em nenhuma delas havia PCs. No máxima as típicas dionéias.....Numa das últimas lojas que fui, que inclusive já havia ido outras vezes e nunca achei variedade de PCs lá, desta vez tinha D. intermedia, D. burmanii, D. spatulata, D. filiformis, S. alata, S. psittacina, D. muscipula. Não resisti e comprei a D. filiformis (voltando finalmente a tê-la em minha Grow List!) e a S. psittacina que há tanto tempo eu vinha querendo. As demais Droseras eu consegui sementes em doações aqui no fórum, por isso não as comprei hoje.
Nós saimos da cidade - minha namorada acompanhou a busca por PCs, ela também é bióloga - em direção ao PARNASO. Mais algumas paradas na estrada e....tchan! Numa destas, encontrei algumas U. reniformis, que praticamente se apropriaram de um trecho com um pouco água acumulada de uma pequena cascata. Bom sinal! Estava com sorte! No entanto, dentro do parque - fomos nas duas sedes, primeiro na de Teresópolis, e depois na de Guapimirim - não tive a mesma sorte. Seguimos mergulhando (ninguém é de ferro né!) e andando pelas pedras no curso de uma das cachoeiras, numa área com um certo nível de visitação, o que acaba prejudicando um pouco a composição da fauna/flora local. Além da enorme variedade de bromélias, cactos!, briófitas, pteridófitas...encontrei uma planta que acredito fortemente ser uma Genlisea lobata! O que achei muito bacana!!

Infelizmente o passeio foi interrompido pela chuva forte e a possibilidade de "tromba d'água".

Bom, mais uma vez não achei quem eu mais queria, as Droseras. Já começo a achar que sou pé frio!
Peço desculpas pela ausência de fotos. Amanhã as pego com minha namorada (que foi acompanhante, co-piloto e fotógrafa) e tento postá-las aqui! Desculpe também pelo excesso de texto pra nenhuma foto. Se serve de consolo, deixo a imagem do Pico Dedo de Deus (tirada do site www.aribira.com.br) um dos símbolos do PARNASO!

Um grande abraço
E a busca continua......

Imagem


03.11.2007(Sáb)22:52
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Cleo,

Cara quero ver as FOTOS!!!!!!!!!!!! :):)

Será que é U.reniformis mesmo? Ou seria U.geminiloba? Onde era esta cachoeira? Qto a não encontrar nada na ida, espero que vc estava falando na ida p/ Petropolis (pois não tem quase nada mesmo, apenas umas poucas U.nephrophylla), pois na ida p/ Teresopolis os paredoes estao FORRADOS de U.geminiloba.

Agora, se vc realmente encontrou G.lobata, isto sim é um achado e tanto pois ela só é conhecida de duas serras na divisa MG/ES (nunca foi coletada no RJ)!! Alias, mesmo se não for G.lobata e sim G.violacea ainda assim será um achado fantastico. Lembro que existem coletas de lugares vizinhos em MG, mas não lembro se ja foi coletada G.violacea no RJ. Alguem que tiver copia em maos da Fromm-Trinta (Genliseas do SE do BR) pode confirmar.

Abraços e bota logo estas fotos aqui!! :)

Fernando Rivadavia


P.S. Pra encontrar D.ascendens vc vai ter que subir p/ a Pedra do Sino ou atravessar de carro de Teresopolis p/ Petropolis... Já D.communis tem de montes na estrada que dá a volta em Teresopolis, por fora da cidade.


03.11.2007(Sáb)23:56
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Fala ae Fernando!! Poxa, você tá até me assustando (hehe) com a responsabilidade de ser realmente G. lobata!! Eu a vi por acaso, estava procurando Droseras próximas a cachoeira e fui nadando para longe, cheguei perto de uma pequena gruta, com uns 6 metros de comprimento, a Genlisea estava bem na entrada da "gruta", eu estava muito longe da minha namorada (que estava com a máquina fotográfica), mas não tive muita dúvida quanto a ser ou não uma Genlisea. Mas agora, com essa "responsabilidade" ( :D ) de ser lobata, prefiro dar um passo atrás, uma vez que só as vi por foto. Na genlisea que eu vi, as raízes faziam um tufo que se projetavam um pouco pra água. Parecia que ela estava ancorada, mas que tinha também uma parte de raízes soltas..... Confesso que na hora não dei muita importância pra ela (o que já está me fazendo sentir um grande arrependimento... :cry: ). Quanto as Utricularias, eu não achei nenhuma foto de U. geminiloba na internet agora. Não sei dizer se seria ela. Coloca uma foto dela aí, por favor! Na hora eu pensei que pudesse ser uma Utricularia reniformis ainda jovem. Mas vendo umas fotos agora, ela lembra uma U. neprophylla, exceto por uma região truncada no centro.

Bom, aguardemos! Amanhã eu pego a máquina com ela. Ainda nem via as fotos que tiramos!

Ah, a pedra do sino eu to querendo fazer no máximo em Dezembro, mesmo com as chuvas! Eu ia fazer essa trilha há um mês mas acabou mixando por conta de umas viagens "surpresa!" que apareceram...

Abração
Valeu pela ajuda nas identificações!


Editado pela última vez por Cléo Oliveira em 04.11.2007(Dom)0:58, em um total de 1 vez.



04.11.2007(Dom)0:52
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
P.S. Pra encontrar D.ascendens vc vai ter que subir p/ a Pedra do Sino ou atravessar de carro de Teresopolis p/ Petropolis... Já D.communis tem de montes na estrada que dá a volta em Teresopolis, por fora da cidade.


Qual estrada de carro? Continuo seguindo a Rio-Teresópolis mas na algura do mirante (aquele do marco geológico) ao invés de virar a esquerda e entrar na cidade eu sigo em frente? Elas estão onde? No entorno da estrada?...cara chato eu né, fica fazendo um monte de perguntas...hehe....mas é que eu não vou sossegar enquanto não encontrar as Droseras "selvagens"...hehehe

Abração
A busca continua......(vou acabar fazendo um jargão com essa frase...)


04.11.2007(Dom)0:56
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Cleo,

Antes do mirante ta cheio de U.geminiloba do lado esquerdo nos barrancos na subida. Depois do mirante, continue pela direita, dando a volta por fora da cidade, e vc vai ver um montao de D.communis e mais U.geminiloba. Pegue a estrada de Teresopolis p/ Petropolis que vc vai ver D.ascendens, U.reniformis, U.geminiloba, U.nephrophylla, U.tricolor e tbm U.nelumbifolia (tudo do lado de Teresopolis da montanha.

Bom divertimento!! :)

Fernando Rivadavia

P.S. Só não vai sair coletando tudo heim??? Tome cuidado especialmente com D.ascendens pois não há mto.


04.11.2007(Dom)1:03
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Poxa vida!! Ta quase me fazendo voltar lá agora mesmo!! hehe :D

Os "barrancos na subida" que você se refere são os paredões escarpados a beira da estrada? A esquerda de quem sobe? Quando eu postar as fotos amanhã deve ter (eu espero que tenha, como disse, eu não era o fotógrafo!) fotos destes paredões. Eu parei por lá mas não vi, ou melhor, não soube ver as U. geminiloba! :cry:


Quanto tempo, mais ou menos, após o marco geológico eu devo seguir a estrada de Teresopolis p/ Petropolis para encontrar esse milharal de carnívoras?

Abraçasso!

P.S.: Coloca umas fotos de U. geminiloba!!!!!


04.11.2007(Dom)1:15
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Cleo,

É isso mesmo, quase toda a subida p/ Teresopolis ta cheia de U.geminiloba! :)

Ja na estrada Ter.-Pet., basta ir parando e procurando, elas estão espalhadas. E devem estar todas floridas agora ou começando a florir...

Abraços, Fernando Rivadavia

P.S. Leve o Nilber com vc! Ele vai saber te mostrar e tenho certeza que ele vai adorar! ;)

P.P.S. Sempre que quero ver fotos de alguma espécie vou neste link abaixo. clique no genero e busque a espécie.

http://www.humboldt.edu/~rrz7001/


04.11.2007(Dom)1:19
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Rapaz! Você é o meu héroi-instantanêo neste exato momento! hehehehe
Já to DESESPERADO pra voltar lá!!
Eu chamei o Nílber, mas ele tinha um outro compromisso neste final de semana! Mas com certeza iremos lá juntos sim! Logo em breve!

Valeu pelo Link de identificações! Vai ser muito útil para este iniciante desbravador de carnívoras!! :wink:

Grande abraço


04.11.2007(Dom)1:28
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Como assim?? Que compromisso poderia ser mais importante do que ver PCs na natureza, heim Nilber?!?!?!?! :)

Abraços, Fernando Rivadavia


04.11.2007(Dom)1:32
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Rapaz!!!!

Acabei de ver lá no link que você mandou!!!
Tinha U.geminiloba até na trilha pra cachoeira!!!!!! Nossa!! Eu dei muito mole!! Bom, é errando (e feio!) é que eu vou aprendendo a não desperdiçar essas chances...putz...que mole....essa com certeza não tem foto! Eu nem imaginava que fosse carnívora.. :shock:

O nome da cachoeira é Cachoeira do Poço Verde, logo depois do Poço da Preguiça, na sede de Guapi.

Vou olhando mais fotos. Se ver outras que eu por ventura tenha visto lá, eu comento aqui!

http://www.bestcarnivorousplants.org/fo ... -3557.html


04.11.2007(Dom)1:40
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 45 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB