Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)10:40



Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Arredores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos-Teresópolis 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Lindissimas as Geminilobas. Estou ja ameaçando com revolver o cutting do Cephalotus e a Pinguicula pra crescerem mais rapido pra mandar pra você, Nilber!!!

Parece que crescem em lugares MUITO sombreados, estou certo? Verificaram a temperatura relativa do substrato delas???


13.11.2007(Ter)18:16
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Citação:
Estou ja ameaçando com revolver o cutting do Cephalotus e a Pinguicula


Concordo com vc!!!!

Citação:
Parece que crescem em lugares MUITO sombreados, estou certo? Verificaram a temperatura relativa do substrato delas???


Pelo contrário!! Locais ensolarados! Sem Sol, sem geminiloba!
Mas vc matou o segredo tb. Locais ensolarados, MAS com as raízes sempre úmidas em água corrente (mesmo que pouco) e fria! Bem chatinha. Comigo crescem beeeeeem devagar (em cultivo) e nunca deram flores.

Cultivo em sphagnum puro com prato dágua. Estão bem devagar, mas crescem.

Adilson, o lance é te enviar logo as que já estão prontas.
Farei isso quando sobrar tempo (breve, eu acho).

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


13.11.2007(Ter)18:29
Perfil

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Eu queria ter ido =/, mas não podia mesmo, tinha de fazer coletas pro trabalho inútil da faculdade =/
Quando teremos o próximo? ^^


13.11.2007(Ter)21:55
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Magodorio escreveu:
Eu queria ter ido =/, mas não podia mesmo, tinha de fazer coletas pro trabalho inútil da faculdade =/
Quando teremos o próximo? ^^


huauhauha
É, faculdade tem disso! As vezes somos obrigados a fazer uns trabalhos inúteis...mas faz parte!

A próxima pra mim só se for no mês que vem! Este mês já to "quebrado". Não posso gastar mais. Mas já to ansioso pra marcamos a próxima! Mais pra frente poderíamos até fazer algo inter-estadual!! Juntar a galera de outros estados do Brasil e marcamos um lugar bom pra nos encontrarmos...tipo Pico da Bandeira, Travessia Petro-Tere, Chapada Diamantina....enfim, podemos agitar algum acampamento ou algo que dure mais que um dia! Mas daí teríamos que marcar com antecedencia, tanto pra nos organizarmos melhor, quanto para juntar um dimdim!

De qualquer jeito, em Dezembro devo fazer a Pedra do Sino. Não sei quantas pessoas daqui (dos meus conhecidos de fora do fórum) vão, mas acho que vale a pena a galera do fórum interessada pensar em ir! E, é claro, estão todos convidados!! hehe
Lá com certeza teremos boas surpresas!!

Abração


13.11.2007(Ter)22:10
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Igor: Pelo que eu vi, eles nem entraram no parque. As plantas estavam na beira da estrada, fora do parque mesmo, portanto legal.

Cleo, Alexandra e Nilber: no alto da trulha p/a Pedra do Sino tem mtas PCs sim, lá naqueles campos de altutude. Eu já vi D.ascendens, U.reniformis, U.geminiloba, U.nephrophylla, U.pubescens e talvez outras...

Abs, Fernando Rivadavia


13.11.2007(Ter)22:31
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
hehe
Grande Fernando! Dispertando o desespero e a ansiedade para ver as carnívoras in Habitat!! 1risao

P.S.: Ainda to devendo a suposta Genlisea...


Aquele abraço!


13.11.2007(Ter)22:36
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Cléo,

Minha "missão" é viciá-los todos, hehehe! :) E realmente vou te encher muuuuuito o saco até vc voltar e fotografar aquela suposta Genlisea... ;)

Abs, Fernando Rivadavia


13.11.2007(Ter)22:39
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
hehehehe


:D


13.11.2007(Ter)22:45
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Além das que o Fernando falou, eu já vi coletas de montana, tricolor, nelumbifolia e talvez outras...

O lugar é bom!

Temos que marcar isso em breve!

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


13.11.2007(Ter)23:06
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Eu já vi U.tricolor e U.nelumbifolia na Serra dos Órgãos, mas em outros lugares (e não na Pedra do Sino). Já D.montana... eu talvez vi da 1a vez que fui em 1993, quando fiz a travessia Petrópolis-Teresópolis. Mas infelizmente eu não entendia mto de taxonomia na época e minhas técnicas de fotografia e herborização tbm não eram lá nenhuma maravilha... 8-P

Sinceramente, eu nunca vi um herbário de D.montana para a Serra dos Órgãos que eu tivesse 100% de certeza de ser esta espécie. Alguns estavam mto amassados e sem inflorescências, mas os demais eram todos de D.ascendens. É que lá no alto, as D.ascendens as vezes são bem pequenas devido ao frio (o mesmo acontece no Caparaó). Portanto acho que houve confusão entre as duas espécies no passado.

Portanto, eu não duvido que exista D.montana var.montana lá no alto, mas ainda não obtive provas concretas disto. Já D.tomentosa eu duvido pois esta planta gosta de solos antigos arenosos em serras de arenito/quatzito (e não serras ígneas como as litorâneas do Brasil, inclusive a S.dos Órgãos, que D.montana adora).

Mas sei que tem G.aurea em algum lugar lá em cima...


Abs, Fernando Rivadavia


14.11.2007(Qua)3:39
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB