Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)14:25



Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Barra dos Garças, MT/GO 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Barra dos Garças, MT/GO
Olá pessoal,

Meu grande amigo cuiabano e carnivorólogo de longa data, o Marcos Cardoso, acaba de descobrir um lugar bem legal e me enviou umas fotos (e pediu desculpas pelas fotos ruins, mas que está trocando de câmera e vai passar por lá de novo em breve, OK? :) ). Ele estava de passagem por Barra dos Garças, que fica no leste do Mato Grosso, divisa com Goiás. Vejam no mapa:

Imagem

Esta é uma região de cerrado, riquíssima em PCs e com alto potencial p/ novas espécies. Já explorei algumas regiões vizinhas no sudoeste de Goiás e a variedade e quantidade de PCs é realmente espetacular (aliás, foi ali que descobri a D.grantsaui em 1992, no Parque Nacional das Emas)! Mas nem sabia que existiam serras cheias de cachoeiras nos arredores de B.dos Garças, apesar de já ter visto umas coletas muito interessantes do leste do Mato Grosso (inclusive de possíveis espécies novas de Utricularia).

Olhando no Google Earth, vejo várias chapadas chegando a quase 800m de altitude. O mapa está pipocado com fotos de cachoeiras e paredões de pedra. A chapada mais próxima de B.dos Garças chama-se Serra Azul e tem um parque estadual. Vejam aqui o Marcos e algumas vistas e cachoeiras da região:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A próxima foto mostra o Marcos no que parece ser o alto de uma cachoeira, rodeado de ambientes que parecem óóóótimos p/ PCs! :)

Imagem

Imagino que foi por alí que ele achou esta pequena ilha cheia de carnívoras:

Imagem

Onde está o Wally? :):) Diz ele que ai tem U.amethystina (não sei que cor), U.nana, G.repens e uma U.sp. lilás que possivelmente é uma espécie nova que ele descobriu lá na Chapada dos Guimarães perto de Cuiabá (e que só conhecíamos de lá). Eis a tal U.sp.:

Imagem

Para comparar, vejam aqui uma foto da nova de Cuiabá, que tirei quando estive lá com o Marcos em março deste ano:

Imagem

Ou será que ele achou U.laciniata ou quem sabe até U.purpureocaerulea?? Aqui está G.repens:

Imagem

Ele também achou D.communis, uma forma pequena típica da região da Chapada dos Guimarães:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Outra similaridade com a Chapada dos Guimarães é o fato de D.communis ocorrer junto com uma espécie nova parecida com D.communis que eu chamo de D.sp."flat red". Além das folhas serem bem vermelhas e achatadas no chão, vejam como a lâmina foliar é arredondada:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Infelizmente já eram 17h quando o Marcos e seus colegas de trabalho pararam nesta serra e não deu p/ explorar muito. Mesmo assim achou bastante coisa, não? E nem era a melhor época do ano p/ ir ver PCs nesta região, pois ainda é muito cedo na estação das chuvas. Por exemplo, um outro amigo já me trouxe D.sessilifolia de uma das cachoeiras da Serra Azul. Ah, o Marcos tbm viu G.aurea!

Abraços, Fernando Rivadavia


04.12.2007(Ter)5:25
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
?????????????

Nenhum comentário mais de 24h depois??? :):)

Acho que realmente foram "atropelados" pelo tópico anterior com as fotos das PCs do Peter D'Amato, HAHAHA! :):)

Quando se recuperarem, venham babar um pouco aqui tbm com as fotos do Marcos, mostrando mais um lugar magnifico para PCs no Brasil!

Abraços, Fernando Rivadavia


05.12.2007(Qua)4:40
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
hehehehe

ah é!! hehe

A vingança virá depois deste final de semana.......heheheheh

Abração


05.12.2007(Qua)8:58
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Beleza de lugar!

Essa foto da sp nova que ele tirou não se parece demais com U. laciniata?

Essa vermelhas achatadas estão mais vermelhas e mais achatadas do que eu imaginava que fossem (de outras fotos).

Adorei o lugar. Entrou pra lista!

Valeu!

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


05.12.2007(Qua)11:26
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Fernando e demais carnivorófilos,

realmente essa D. sp. "redonda achatada" é bem interessante, ela ocorre em locais mais secos?
A utricularia também é simpática, qual o tamanho dela?
Ah, a demora é em razão dos compromissos na UFSC, hoje ficou decidido que defendo em abril, estou tãããão tranqüilo :shock:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


06.12.2007(Qui)0:44
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Carlos,

Então, ainda não consegui entender direito as preferências ambientais da D.sp."flat red" (versus D.communis). Ela é sempre mais restrita e menos abundante, as vezes mais próxima dos riachos em ambientes mais úmidos -- mas tbm não sei se curte locais tão encharcados como alguns em que D.communis as vezes é encontrada.

No CPUK um cara comentou que ela parece uma drosera pigméia, devido às folhas redondas... Realmente, lembra uma daquelas menores como D.pygmaea ou D.occidentalis.

A U.sp.Chap.Guimarães tem menos de 10cm de altura apenas, se me lembro bem.

Abraços e boa sorte se preparando pra defesa de tese!! :)
Fernando Rivadavia


06.12.2007(Qui)3:04
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fala Fernando!

Bem isso, Drosera pygmaea... é bem com essa que eu havia comparado (aqui com os meus botões :) ). Alguém tem que descrever ela logo, é esse teu amigo aí que vai fazer isso?

Ah, dez centímetros é um ótimo tamanho para os meus vasos, essa utricularia vai para a wantlist :D

Se tiver mais imagens do local posta aí.

Um abraço.

P.S. É dissertação ainda rapaz, sou um reles mestrando. 8-)

_________________
Droseraholic!!!


06.12.2007(Qui)14:42
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Fala Fernando,

Até que enfim alguém mais viu essa D. "vermelha achatada", já estava desconfiando... :lol:

Belíssimo lugar!

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


08.12.2007(Sáb)9:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07
Mensagens: 224
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagem 
BElo lugar, sera q numd a p\ fazer uma casinha por aew? HUAUHAUHAUH
viver pescando, de sombra e agua fresca :D:D:D:D


09.12.2007(Dom)13:00
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
E aí Fernando,

Parece ser mesmo um lugar bem interessante!
Vou colocar na minha lista. :D

Abraços,
Vitor B.


09.12.2007(Dom)15:34
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB