Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 22.05.2024(Qua)4:20



Responder  [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Serra do Cipó - MG - rapidinho! 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Ih Cléo,

lamento mas nada alí é U. gibba, a "parte vegetativa" das plantas não é nem um pouco parecida. :wink:

Já a "D. communis" não parece me parece D. hirtella var. hirtella, ao menos não com as que tenho aqui, tem o limbo e o pecíolo mais achatados... mas eu sou um notório identificador-de-araque :lol:

Continua o mistério :shock:

_________________
Droseraholic!!!


30.01.2008(Qua)14:10
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHH!!!
Aleluia eu cheguei para dar uma luz aqui, hein!!!? :lol:

Caramba, Carlos! Uma tarde!?
Que local você explorou? Aquele em que eu disse que tinha encontrado aquele monte de espécies? Pelo visto você passou longe do hot point... :lol:

OK, vamos lá!
Essa D. commullaris :lol: é D. hirtella var. hirtella mesmo, estão iguaizinhas a quando fui, só um pouco maiores.
Pô Carlos! Nem a D. camporupestris vc acertou, hein!? :lol:
A Genlisea é G. pygmaea. Note que dá pra ver, não muito claramente, mas dá, que ela tem pêlos na haste floral. G. repens não tem nenhum.
A Utric. é U. pusilla!!! Olha essa mucilagem! E esse cálcar!!! :shock: :shock: :shock: :lol:

Mas está muito bom! Agora precisamos combinar de ir juntos e encontrar todas as outras! :wink:

PS.: Fez herbários?????

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


30.01.2008(Qua)14:27
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
UFA!!

Brigadão Paulo, não aguentava mais, estava quase explodindo, hehehe! :)

Se algum de vcs voltar p/ esta regiào no final do período de chuvas, por favor procurem tubérculos nas G.pygmaea. Gostaria de confirmar (ou não) a presença destes na forma de G.pygmaea que cresce na Serra do Cipó.

Abs,
Fernando Rivadavia

P.S. Adorei tua pergunta final Paulo, vejo que minha lavagem cerebral funcionou pelo menos no teu caso, hehehe! ;)

Citação:
Fez herbários?????


30.01.2008(Qua)15:40
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Olá Cleo!

UFA! Acertou a D.hirtella var.hirtella! :) Ainda bem, pois meus dedos estao formigando p/ escrever os nomes, hehehe! Pena que estavam sem inflorescências ou seriam facilmente identificaveis, com pêlos vermelhos densamente cobrindo os 2/3 basais. Vejam que as folhas parecem mais D.spatulata, não são tão fininhas como D.communis. E por favor, D.capillaris só ocorre no litoral brasileiro, hehehe! :)



hehehe Mas até que não estou tão pra mal para um novato!! :D hehehehehehehehehe
Aproveitando o assunto, já que outras pessoas também pensaram que pudesse ser uma capilaris, quais características diferenciam uma (capilaris) da outra (hirtela var. hirtela)?
Apriveitando mais ainda..hehehe..como eu reconheço as variedades da hirtela?

Fernando Rivadavia escreveu:
E a outra maiorzona é D.camporupestris mesmo. É parecida com a D.chrysolepis, porém com caule curto (apenas 1-3cm geralmente). E a coloração das folhas é inconfundivel tbm.


Como assim? Detalha mais essa informação, please! :)

Fernando Rivadavia escreveu:
Quanto à Utric, vou dar uma dica. Não é U.gibba nem U.subulata, mas pertence ao grupo da U.subulata... Prestem atenção na gosma das hastes florais e do longo esporão...

Já a Genlisea não é G.repens... Se vc coletasse ela lá por maio, junho, julho, poderia ter uma surpresa e tanto! Certo Vítor?? ;)

Abs, Fernando Rivadavia


As utricularias e as genliseas eu não faço a mínima idéia!! hehehe

Paulo Minatel escreveu:
AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHH!!!
Aleluia eu cheguei para dar uma luz aqui, hein!!!? :lol:

A Utric. é U. pusilla!!! Olha essa mucilagem! E esse cálcar!!! :shock: :shock: :shock: :lol:



Como assim? Que que tem o cálcar? E a mucilagem, o que é tão característico? O fato de ter mucilagem ou a posição da mucilagem?
Detalhem mais essas informações galera!!! Tem um novato aqui desesperado pra aprender! :D

Abração

_________________
Imagem


30.01.2008(Qua)16:17
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Paulo, Nilber, Vitor e outros... passo a bola p/ vcs! ;)

Mas qto às D.hirtella, veja este tópico aqui:

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=21939

Abs, Fernando Rivadavia


30.01.2008(Qua)17:34
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá pessoas!!

Paulo: Ufa! Eu já estava preocupado com esse suspense todo. Pelo visto coletei "lebre por gato" no caso da Utricularia pussila, o calcar é aquel prolongamento da flor certo? Esqueci de comentar esse detalhe :roll:
A Drosera hirtella var. hirtella ainda me confunde, as D. hirtella que tenho aqui tem folhas mais triangulares.
Genlisea pygmaea!!! Cara, eu estava atrás disso faz um tempinho desde que ví as coletas do Fernando e aqueles tubérculos, mais uma ótima novidade. Ah, é necessário manter ela em dormência "seca"?
A Drosera camporupestris foi "lebre por lebre", embora eu quisesse encontrar a Drosera chrysolepis encontrar a "stemless" foi show, eu pensei ser uma D. chrysolepis pequena por não haver indícios de florações anteriores :roll:
Enfim, não fiz herbários... te disse que as plantas seriam as mesmas que você tinha encontrado, mas parece que fui ao ponto errado. Quando eu tiver uma grana extra marcamos alguma expedição por Minas, adorei aqueles montes todos e tenho como desafio pessoal fotografar as D. chrysolepis.

Fernando: Seu "sem-graça" 8-)

Cléo: Ih, 1 X 0 para você com essa drosera, mas vamos continuar no PR, lá eu me garanto :lol:

Agora vou editar o tópico.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


30.01.2008(Qua)18:05
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Carlos,

Sem graça é vc ir pro Cipó e ficar só meio dia, hahaha! Isto merece uma "multa". :) E quem aprontar uma destas de novo merece ser submetido a um processo de excomunhão! Hahaha!

Abs, Fernando Rivadavia


30.01.2008(Qua)18:13
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fernando...

nem imaginas, foi um ato de heroísmo ir até lá em pleno "pânico da febre amarela", além de manter duas pessoas totalmente alheias às plantas por uma hora e pouco em pleno sol de rachar côco.
Mas pode deixar que eu volto 8-)

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


30.01.2008(Qua)18:20
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olás,

Cálcar = Esporão = Espora = (no caso das Lents) prolongamento do lábio inferior para comportar o néctar

A respeito de D. hirt. hirt., lembre-se que communis geralmente tem os pecíolos peludos e folhas eretas (e não horizontais - exceto pela "flat red", espécie bastante relacionada).
Pra diferenciar de D. capillaris!? Veja fotos das duas floridas! Você nunca mais vai ter dúvida. :wink:

Sobre D. camporupestris X D. chrysolepis, a primeira tem uma coloração vermelho sangue característica (sem falar que nunca tem mais de 3 folhas funcionais)
Imagem

Enquanto a segunda tem a lâmina mais alaranjada, ...
Imagem

com um pecíolo verde claro coberto por pêlos brancos
Imagem

E sempre tem várias folhas funcionais (sem falar que forma um caule longo, que pode passar de 45 cm de altura).

Sobre U. pusilla, ela apresenta um cálcar estreito e bem mais longo que o lábio inferior. E a mucilagem aparece na região das escamas e brácteas. :wink:
Ela compartilha essas características com U. nigrescens, só que essa é bem maior que U. pusilla (e geralmente tem um cálcar enooorme). É mais ou menos uma U. nervosa para uma U. subulata... hehehe :wink:

Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


30.01.2008(Qua)22:09
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello a todos,

Mto boas as explicações Paulo, especialmente a analogia de que U.pusilla é p/ U.nigrescens o que U.subulata é p/ U.nervosa. Me dá tanto orgulho de ver o qto o garoto de S.Carlos evoluiu em 1-2 anos, que me dá até vontade de chorar, sniff, sniff! Hahaha! :)

Como vc mesmo falou, a pilosidade de pecíolos em D.communis é bastante variável, mas a forma mais arredondada contrasta com os pecíolos achatados de D.hirtella. E o formato da lâmina é diferente tbm (ovaladas a circulares em D.communis e ovadas a triangulares em D.hirtella), sem falar nas sementes (alongadas em D.communis e mais arredondadas em D.hirtella. E por último temos o ambiente, com D.communis preferindo ambientes mais encharcados, úmidos o ano todo, enqto as D.hirtella crescem em locais menos úmidos e que secam no inverno (com as plantas entrando em dormência, sobrevivendo como raízes debaixo da superfície do solo)

Na Serra do Cipó já vi algumas populações de D.chrysolepis com caule curto, poucas folhas e com pecíolos glabros ou menos peludos. Geralmente encontram-se em ambientes mais abertos e com cascalho de quartzo. Duvido que sejam híbridos com D.camporupestris, talvez apenas uma variação eclógica de D.chrysolepis. Mas não tenho evidências ainda de que estas duas espécies são incompatíveis sexualmente. Portanto aqui vai uma sugestào de experimento p/ quem tiver estas duas espoécies florescendo em cultivo algum dia: tente hibridizá-las! :)


Abs, Fernando Rivadavia


31.01.2008(Qui)0:13
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB