Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)12:00



Responder  [ 55 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Serra do Cipó - MG - rapidinho! 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Serra do Cipó - MG - rapidinho!
Olá pessoas,

A alguns dias pude fazer algo que ansiava a algum tempo: Conhecer as plantas carnívoras da Serra do Cipó in habitat.
Em BH eu dependia de carona de amigos, então só pude estar na Serra durante a tarde de um único dia, como a temperatura estava muito alta ficamos pouco mais de uma hora por lá. Agradeço desde já ao Paulo pelas orientações sobre o local, embora eu desconfie que fui ao local errado, bem antes do ponto que me foi indicado (essa vida sem GPS é triste).
Bom, mas vamos às imagens:

Imagem

Imagens do habitat das vellozias, após subir a margem direita de um pequeno regato. A primeira e a segunda foto indicam locais onde não encontrei plantas carnívoras, o solo, composto de rochas, areia e “turfa” (solo escuro) estava bastante seco.

Imagem

Esse segundo ponto, à esquerda do regato era bem mais úmido, com uma segunda nascente que vertia água formando uma película sobre o solo, foi onde encontrei a primeira planta carnívora, parecida com uma Genlisea aurea, a única que eu havia encontrado “na natureza” até então. As folhas cresciam submersas em pequenas rosetas, eram recobertas com mucilagem. Uma única flor, pequena me levou a desconfiar se tratar de uma Genlisea repens, porém a haste peluda e a mucilagem a caracterizaram como uma Genlisea pygmaea (identificação: Paulo Minatel):

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 30.01.2008(Qua)18:09, em um total de 4 vezes.



29.01.2008(Ter)13:36
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Descendo um pouco encontrei uma pequena orquídea, essa é a única foto com qualidade razoável, depois vi que haviam várias dispersas entre a vegetação mais alta, ao longo do regato:

Imagem

Continuando a margear o rio, em um local seco encontrei as primeiras droseras, pensei serem Drosera communis, mas na verdade eram Drosera hirtella var. hirtella (Identificação: Paulo Minatel):

Imagem

Imagem
Imagem

Drosera tomentosa var. glabrata (essa foi a única que eu acertei a identificação :lol:):

Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 30.01.2008(Qua)18:12, em um total de 3 vezes.



29.01.2008(Ter)13:36
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Feliz por finalmente encontrar as pequenas droseras fui ao encontro do meu irmão que havia ido junto para me ajudar a encontrar as plantas:

Imagem

Ele havia encontrado uma bela população de Drosera hirtella var. hirtella e Drosera tomentosa var. glabrata, já estava esturricado e, antes que a paciência dele (e do André, meu caroneiro que esperava no carro já sem camisa e com receio de pegar febre-amarela) perguntei se não havia visto umas plantas compridinhas...

Imagem
Imagem

A poucos passos dali ele encontrou, algo que eu sonhava há tempos encontrar, a Drosera chrysolepis, que na verdade é uma Drosera camporupestris (identificação: Fernando Rivadavia) :roll: :

Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 02.02.2008(Sáb)16:16, em um total de 5 vezes.



29.01.2008(Ter)13:37
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Com sorriso de orelha a orelha e sem querer abusar dos “não-pcéfilos” fui ao carro para enfim ir comprar uma pinga que haviam nos encomendado. Já disse que estava absurdamente quente? Pois, entramos no Rio Cipó para refrescar e o que encontro? Claro, Utricularia subulata! Não, não, errei novamente...
era uma profusão de Utricularia pusilla (?), masi uma espécie que eu jamais havia encontrado, cresciam entre as pedras às margens do rio:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É só isso pessoal, não adianta pedir mais imagens porque não as tenho, foi a expedição mais curta que já fiz, espero poder voltar até lá com mais tempo para encontrar as “n” espécies que ficaram em falta (quem sabe se eu for ao ponto certo). Minas Gerais me pareceu um local incrível para futuras expedições. Devem haver muitas plantas carnívoras nas cidades por onde passei como Nova Lima e Ouro Preto (rios límpidos e campos extensos), além de outras próximas dali como Diamantina e Congonhas, citadas nos textos do Fernando. Fica para a próxima vez.

Agradeço as identificações do Paulo, Cléo e Fernando, pelo visto tenho muito a aprender.

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 30.01.2008(Qua)18:17, em um total de 2 vezes.



29.01.2008(Ter)13:37
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Carlos!!

Como assim só uma tarde na Serra do Cipó?!?!?! Eu largava os amigos e ficava lá mais alguns dias pelo menos, voltando de ônibus depois! :)

Bom, parabéns por ter encontrado tantas plantas em tão pouco tempo. Se puder me mandar depois por e-mail, queria saber +- o ponto onde vc parou na estrada, onde vc encontrou as... err, "D.chrysolepis". Vou deixar pro Paulo e outros identificarem tudo p/ vc, hehehe. Só digo uma coisa: vc errou quase todas, hahahaha! :):)

Abs, Fernando Rivadavia

P.S. Vc passou por O.Preto e N.Lima e não explorou por lá??? Aaaaargh! :)


29.01.2008(Ter)13:55
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá, Carlos!
Nestas férias de janeiro estive com minha família em Ouro Preto, e conheci um lugar bem próximo dali, chamado Lavras Novas. É um distrito que fica a apenas 17 km do centro histórico, bem montanhoso (1.500 m do nível do mar), e com locais que, acredito, devem ter muitas PC's.
Na estrada de terra que dá acesso ao lugar, parei por diversas vezes em locais que julgava ocorrerem algumas delas (barrancos minando água, pequenas poças em meio às pedras, etc.) mas, nada. Talvez pelo excesso de óxido de ferro (todo o ambiente parecia "enferrujado").
Mas, à distância, pude perceber locais de água cristalina e cuja aparência lembra muito os lugares onde muitos dos colegas foristas tem encontrado PC's "in habitat".
Acredito que, se alguém puder estar lá, valerá a pena. Se não encontrar PC's, vale pelo visual do lugar, simplesmente maravilhoso!!
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


29.01.2008(Ter)14:00
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Fernando.

Que bom que errei as identificações, assim vocês podem se divertir discutindo "quem é quem" :lol:

O tempo foi bem curto mesmo, espero retornar com meu próprio carro, sozinho ou com mais algum maluco, desses que ficam horas a olhar entre as gramíneas... quando passar pelo Brasil me avisa 8-)

Já vou te passar um e-mail.

Valeu Miguel, embora tenha sido pouquíssimo tempo foi muito bom conhecer o local, há muita pousadas, campings e etc. Vale a pena conhecer esses lugar.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


29.01.2008(Ter)14:04
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
heheh
Carlos, parabéns!! Serra do Cipó é um lugar que eu estou doido pra ir!! Dentre tantos outros!! :D
Espero que tenhamos a mesma sorte em algum campo agora em fevereiro!!!! :)

Quanto as identificações, não vou me arriscar, sou muito "garoto" pra isso!! hehehe :D

As comunis não são comunis!! Talvez capilaris.?... Não sei, só vi as capilaris por fotos...
A chrysoleps seria uma camporupestris?

Abração

_________________
Imagem


29.01.2008(Ter)14:37
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fala Cléo,

desconfio que as D. tomentosa sejam D. montana e as D. chrysolepis D. camporupestris... mas vou esperar pelos taxonomistas, já que o Fernando abriu mão, está com medo de errar também...
sabe como é esse pessoal que acaba de conhecer as plantas e tal.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Té.

_________________
Droseraholic!!!


29.01.2008(Ter)18:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
fala serio ...que viagem curta :lol:
ainda vou a serra do cipo...um dia....
tambem acho que essa comunista mais para capilaris :roll:

_________________
Imagem


29.01.2008(Ter)19:32
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 55 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB