Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)13:52



Responder  [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Serra do Cipó - MG - rapidinho! 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
BAH E NU!!!!!!!!!!

Enfim cheguei!!

Eu gostaria muito mesmo de ter arriscado uma ou outra id..... que pena.

De qualquer forma eu ficarai na duvida de um monte mesmo.

Mas Fernando, é isso aí! Deixa com a gente pra gente se testar. Na proxima eu faço parte sem falta! Vou fazer umas ids loucas tb! Aí o Paulo me dá esporro.. rsrs

Sobre a ida do Carlos...

Caramba... 1 hora de naquele lugar rende tudo isso? Sem palavras!

Parabens pela ida e pelas fotos.

Fernando,, fica sentido não.... estou estudando! :lol:

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


01.02.2008(Sex)18:53
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Nilber escreveu:
Caramba... 1 hora de naquele lugar rende tudo isso? Sem palavras!


Mais um detalhe... errando o local indicado previamente :lol:

Nilber escreveu:
Parabéns pela ida e pelas fotos.


Obrigado, enfim alguém não pega no meu pé :lol:

_________________
Droseraholic!!!


02.02.2008(Sáb)16:14
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Nussa que aula que tive nesses ultimos 30 minutos ao ler esse tópico!
Como é bom saber que tenho contato com esses grandes mestres!!!
Ah, sem querer esnobar ninguem, vou mudar ainda esse mes (por motivos escolares) para a cidade de Ouro Branco, que fica ao lado de Ouro Preto (já ouviram falar?), ao lado de congonhas, ao lao de nova lima, ao lado de conslheiro lafaiete.....
Acho que vou ter muito mato pra explorar nos dias de folga!
Abraços e valeu pela aula.
(Sugestão, dá pra fixar esse tópico, ou pelo menos os posts mais didaticos?)

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


03.02.2008(Dom)0:41
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
(Sugestão, dá pra fixar esse tópico, ou pelo menos os posts mais didaticos?)


Também acho uma boa!!

Carlos Rohrbacher escreveu:
Obrigado, enfim alguém não pega no meu pé :lol:


uhauhauhauhahuahuauhauha

Abração

_________________
Imagem


03.02.2008(Dom)10:08
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Tópico fixo? Pois, tem tantos mais interessantes... :roll:
Passo a bola para os demais decidirem.

PHD...

vais ter que postar expedições toda semana :lol: , essa região é ótima para encontrar de tudo quanto é plantas carnívoras.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


03.02.2008(Dom)17:28
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
PHD que inveja!!!!!!! :)

Cara, vc vai estar pertissimo de um montao de lugares legais p/ buscar PCs!!! Vc me promete ir procurar PCs todos os weekends?? Promete, vai? ;) Te mando uma dica: explore ao longo da estrada de O.Branco p/ O.preto! ;) E quando tiver tempo, suba o Pico do Itacolomi e explore as cachoeiras nos arredores de O.Preto...

Aliás, já vou te passar duas missões impossíveis, OK? Nas oportunidades que estive nesta região, nunca consegui achar 2 espécies de Drosera que crescem por aí.

Uma delas eu tenho certeza que tem mesmo, a D.ascendens. Ela é apenas meio dificil de achar. Já foi coletada algumas vezes perto de Ouro Preto, mas o local exato não é especificado e eu não tive sorte. Nesta região de Minas, D.ascendens ocorre frequentemente beirando cachoeiras e em barrancos úmidos de solo avermelhado. Boa sorte! ;)

A outra espécie é um pouco mais misteriosa, eu não tenho certeza que ela cresce por aí -- apesar de que existe uma coleta. Mas pode ter sido confusão do coletor na hora de anotar. É a D.montana var.schwackei. Ela só é conhecida da região de Diamantina até o norte da Serra do Cipó (lá perto de Congonhas do Norte) e de repente faz um salto até Ouro Preto, onde supostamente foi coletada no Pico do Itacolomi. Eu já escalei e não a vi. Mas avistei morros que pareciam propícios p/ o sudoeste...

A D.montana var.schwackei é uma das espécies mais lindas do Brasil -- e tbm um das mais chatas. Ela cresce num nicho ecológico muuuuuito específico: apenas em cascalho de quartzo branco com um pouco de areia branca (SEM misturas com outros solos ou outros cascalhos mais escuros). Geralmente elas ficam na base de pequenos montes/ morrinhos deste solo, beirando áreas mais arenosas. Elas adoram este limite. Sao chatas pra cacete!

Diz um amigo meu que já a viu na Serra do Caraça (logo ao norte de O.Preto). Mas eu já fui várias vezes lá e nunca achei. Se bem que não explorei direito o local exato onde ele diz que viu. Portanto se vc for a este parque maravilhoso que é o Caraça, me avise que eu te dou instruções -- caso vc esteja disposto a andar muuuuito! ;)

Ah, e se for ao Caraça, terá outra missão: descobrir se D.graminifolia (a forma tipo, que só existe lá) ainda cresce nos 4 picos... ou se foi extinta. :( :( A mineradora na base leste do Pico do Sol está matando a vegetação lá no alto de toda a Serra do Caraça, onde existem (existiam?) mtas espécies endêmicas, não encontradas em nenhum outro lugar... Infelizmente fui testemunha da degradaçao gradual dos ambientes lá no alto da serra, ao longo da década de 90. Populações imensas de D.graminifolia, U.reniformis, G.violacea e outras nao-PCs sumiram em menos de 10 anos. :(

Além destas, havia tbm uma espécie nova de Utric que só existe (existia??) nesta serra. Eu tenho material e pretendo publicar quando tiver tempo. Mas torço muito para não ter que publicar uma espécie post-mortem...

Nos vales do Caraça tbm tem D.hirtella var.hirtella, que eu nunca ví por lá, mas existe uma coleta bem recente.

Lembrei de mais uma missão impossível!! Se não me engano existe uma coleta na região de Barão dos Cocais da fantástica U.nelumbifolia, que cresce dentro de bromélias em paredões rochosos! Tbm nunca vi, mas vale a pena ficar de olho sempre que encontrar paredões verticais cobertos de bromélias...

Tem tm uma possível espécie nova de Drosera, mto misteriosa, coletada perto de Itabirito décadas atras. Infelizmente a informação sobre o local não é mto específica e pior ainda é q eu não estou encontrando isto agora...

Aqui estão algumas plantas que vc pode topar nesta tua região mais imediata de O.Branco:

D.montana var.montana
D.tomentosa var.glabrata
D.communis
D.grantsaui
D.hirtella var.hirtella
D.ascendens
D.montana var.schwackei??

G.violacea
G.repens
G.filiformis
G.pygmaea
G.aurea

U.amethystina
U.laciniata
U.tricolor
U.nervosa
U.subulata
U.triloba
U.pubescens
U.neottioides
U.trichophylla
U.reniformis
U.simulans
U.gibba
U.foliosa

Será que esqueci alguma??

Boa sorte!
Fernando Rivadavia

P.S. Entre julho e dezembro fica mais dificil achar boa parte destas espécies, devido à seca...


04.02.2008(Seg)4:35
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
PHD que inveja!!!!!!! :)

Cara, vc vai estar pertissimo de um montao de lugares legais p/ buscar PCs!!! Vc me promete ir procurar PCs todos os weekends?? Promete, vai? ;)
Prometo tentar :roll:

A D.montana var.schwackei é uma das espécies mais lindas do Brasil -- e tbm um das mais chatas. Ela cresce num nicho ecológico muuuuuito específico: apenas em cascalho de quartzo branco com um pouco de areia branca (SEM misturas com outros solos ou outros cascalhos mais escuros). Geralmente elas ficam na base de pequenos montes/ morrinhos deste solo, beirando áreas mais arenosas. Elas adoram este limite. Sao chatas pra cacete!
Não se você conhece a serra de Ouro Branco, o solo predominate lá é o mesmo descrito por vc, areia branca, cascalho branco, lá no alto tem uma cachoeira, é bem frio, mas acredito que deve ter D.montana var.schwackei por lá, vou ficar de olho!

Diz um amigo meu que já a viu na Serra do Caraça (logo ao norte de O.Preto). Mas eu já fui várias vezes lá e nunca achei. Se bem que não explorei direito o local exato onde ele diz que viu. Portanto se vc for a este parque maravilhoso que é o Caraça, me avise que eu te dou instruções -- caso vc esteja disposto a andar muuuuito! ;)
Tenho amigos em OB que são do clube de trilheiros (jipeiros) e vão muito para lá, vou ver se consigo pegar umas caronas com eles.


Ah, e se for ao Caraça, terá outra missão: descobrir se D.graminifolia (a forma tipo, que só existe lá) ainda cresce nos 4 picos... ou se foi extinta. :( :( A mineradora na base leste do Pico do Sol está matando a vegetação lá no alto de toda a Serra do Caraça, onde existem (existiam?) mtas espécies endêmicas, não encontradas em nenhum outro lugar... Infelizmente fui testemunha da degradaçao gradual dos ambientes lá no alto da serra, ao longo da década de 90. Populações imensas de D.graminifolia, U.reniformis, G.violacea e outras nao-PCs sumiram em menos de 10 anos. :(
Que fod*, mas lá não é parque florestal? cadê as ongs de preservação ambiental??

Além destas, havia tbm uma espécie nova de Utric que só existe (existia??) nesta serra. Eu tenho material e pretendo publicar quando tiver tempo. Mas torço muito para não ter que publicar uma espécie post-mortem...

Nos vales do Caraça tbm tem D.hirtella var.hirtella, que eu nunca ví por lá, mas existe uma coleta bem recente.

Lembrei de mais uma missão impossível!! Se não me engano existe uma coleta na região de Barão dos Cocais da fantástica U.nelumbifolia, que cresce dentro de bromélias em paredões rochosos! Tbm nunca vi, mas vale a pena ficar de olho sempre que encontrar paredões verticais cobertos de bromélias...
Barão, fica um tanto quanto longe, mas é no caminho (pra quem quer pegar a estrada real e fugir do anel rodoviario de BH) tenho um tio que é louco pra acampar por lá, vou ver se consigo ir.

Tem tm uma possível espécie nova de Drosera, mto misteriosa, coletada perto de Itabirito décadas atras. Infelizmente a informação sobre o local não é mto específica e pior ainda é q eu não estou encontrando isto agora...

Aqui estão algumas plantas que vc pode topar nesta tua região mais imediata de O.Branco:

D.montana var.montana
D.tomentosa var.glabrata
D.communis
D.grantsaui
D.hirtella var.hirtella
D.ascendens
D.montana var.schwackei??

G.violacea
G.repens
G.filiformis
G.pygmaea
G.aurea

U.amethystina
U.laciniata
U.tricolor
U.nervosa
U.subulata
U.triloba
U.pubescens
U.neottioides
U.trichophylla
U.reniformis
U.simulans
U.gibba
U.foliosa

Será que esqueci alguma??

Boa sorte!
Fernando Rivadavia

P.S. Entre julho e dezembro fica mais dificil achar boa parte destas espécies, devido à seca...
:roll:

Minha lista de afazeres está enorme!! hehehe!!!
Mas fica tranquilo que vou fazer o possivel, estou indo pra OB amanha, mas devo ficar na fazenda até quinta e depois ir fazer minha matricula na UFSJ, mas já vou ficar de olho nas pcs que possam existir na fazenda e de possiveis locais onde possa ter.

Fernando, aproveitando o assunto, que pcs exitem na região do Parque Florestal do Rio Doce? Moro na região e estou louco pra fazer uma expedição antes de me mudar.

Abraços

obs: não tenho experiencia em encontrar pcs no habitat natural, se puder passar umas dicas de fatores que devo observar...

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


04.02.2008(Seg)9:30
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
... vou mudar ainda esse mes (por motivos escolares) para a cidade de Ouro Branco, que fica ao lado de Ouro Preto (já ouviram falar?) ...

Sim! E o lugar que eu visitei - Lavras Novas - fica justamente na estrada entre Ouro Preto e Ouro Branco. Se puder, vá conhecer esse lugar que é simplesmente paradisíaco!
Eu fiz algumas paradas na estrada para ver se achava alguma PC, mas não tive sorte... Talvez por falta de experiência... Se for lá, veja se consegue achar!
Abraço!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


04.02.2008(Seg)9:41
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Opa!
Eu conheço o lugar, é no pé da serra, onde espero encontrar D.montana var.schwackei.
Já adicionei à minha lista!
Abs

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


04.02.2008(Seg)9:49
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Isso é missão para mooooooitos finais-de-semana, não esqueça de postar as imagens :wink:

_________________
Droseraholic!!!


04.02.2008(Seg)13:32
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 55 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB