Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)20:37



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Litoral Gaúcho... 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem Litoral Gaúcho...
No dia 18/01/2008, sexta feira a tarde, fui ao litoral somente para apreciar as plantas carnivoras existentes no local, sendo que de meio dia procurei na praia de Mariluz, e a tarde na praia de Nova Tramandaí...
Apesar de eu ter caminhado desnecessariamente mais de 10km em cerca de 1 hora e meia, ter perdido minhas chaves de casa e me atolado em um banhado, tendo que viajar depois todo sujo, acho que valeu a pena.....
Devido aos incidentes que aconteceram (em especial o desaparecimento das minhas chaves) fiquei somente uma hora no habitat, mas neste curto espaço de tempo pude achar muita coisa interessante.....

Espero que no carnaval eu consiga tirar mais fotos das outras plantas que faltou, e quem sabe encontre mais alguma coisa.....

Para quem tiver interesse sobre as coordenadas geográficas do local: S 30 02'38 W 50 10'12, para ver no google earth.


Essa foto são do parque eólico de Osório, ao lado do lago onde eu fui......
Imagem

O habitat

Imagem

Imagem

Drosera Capillaris

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Utricularia Tricolor
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Espero que gostem....


30.01.2008(Qua)8:58
Perfil ICQ
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Cristiano,

barro e caminhadas extensas produzem cansaço, normal. Perder a chave é que é complicado, lembre de levar uma mochila, é a melhor coisa para guardar o monte de coisas (câmera, lanche, água, blusa, guarda-chuva...).
Gostei dessa foto com montes de D. capillaris com hastes, muito legal.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


30.01.2008(Qua)9:25
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem Volta do Carnaval....
Acabei fazendo outra expedição no carnaval...
desta vez para o CANION ITAIMBEZINHO E CANION FORTALEZA....

Quase fiquei louco de tantas PCS.... com certeza é um dos maiores hot spot do brasil..... grande variedade de utricularias, que são o gramado do lugar... o solo, composto de turfa negra, é cheio de utricularias, sendo que em todos os locais que cavei um buraquinho, achei raizes de utricularias... incrivel mesmo.... outra coisa, o solo é sempre umido..... Muitas u. gibba com milhares de flores.... d. brevifolia aos montes.... realmente um paraiso para quem gosta de Pcs.... U. Laxa deveria existir bilhoes de hastes florais....

INFELIZMENTE a câmera F.... e não consegui nenhuma foto do local e das inúmeras especies de Pcs....


06.02.2008(Qua)10:18
Perfil ICQ
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Nossa, parabéns, cada dia um lugar novo; mas onde exatamente você as achou? Numa trilha?
Quando eu fui lá nem cultivava PCs ainda. :(


06.02.2008(Qua)17:20
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Cristiano!

Putz, falhar a câmera em local tão lindo é sacanagem, né?? :(

Mas fala aí, quais foram as espécies de PC que vc encontrou, faz uma lista!

Abs, Fernando Rivadavia


06.02.2008(Qua)18:41
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Putz!! Não sei o que é pior, a camera falhar ou a chave.. hehehe

Parabéns Cristiano! Eu sempre fico desesparado quando vejo esses tópicos. Me da vontade de sair, pegar a estrada e procurar PCs em todo canto!! :D

Parabéns rapaz!

Abração

_________________
Imagem


06.02.2008(Qua)22:17
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Olá Cristiano!

Putz, falhar a câmera em local tão lindo é sacanagem, né?? :(

Mas fala aí, quais foram as espécies de PC que vc encontrou, faz uma lista!

Abs, Fernando Rivadavia


Como sou meio amador, umas duas espécies não pude identificar.... mas trouxe um pouco da planta, e quem sabe algum dia elas produzam uma haste floral para viabilizar a identificação..., caso não encontre mais as flores quando retornar ao local....

Mas com certeza tinha:
U. Laxa (quantidade realmente absurda... o campo estava amarelado)
U. Tricolor
U. Tridentata
U. subulata
U. Gibba
D. Brevifolia

Mas fiquei em dúvida em um monte, já que para um leigo como eu, as amarelinhas são todas muito parecidas, e portanto, não poderia afirmar nada de muito concreto... logo voltarei ao local com a missão de fotografar este paraíso, e possibilitar a identificação das plantas daquele local...

Não fui muito feliz em localizar droseras.... não haviam locais muito "aberto", embora a vegetação fosse "campo", não entrava quase nada de luz no solo...
as droseras que achei (brevifolias) estavam bem esverdeadas, e somente um foco na beira do arroio segredo, um pouco antes da cachoeira do tigre preto, estavam bem expostas ao sol, com uma coloração muito bonita... mas só haviam elas na margem do rio... talvez não tenha pego muito o feeling para localizar as droseras....

Não achei a U. reniformis que tanto procurei... mas quem sabe outro dia.... estou planejando uma expedição por dentro do Canion Itaimbezinho, pelo rio do boi, partindo do município catarinense de Praia Grande...


06.02.2008(Qua)22:32
Perfil ICQ
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem 
Cristiano Marques escreveu:
Nossa, parabéns, cada dia um lugar novo; mas onde exatamente você as achou? Numa trilha?
Quando eu fui lá nem cultivava PCs ainda. :(


As utricularias estão por todos os lados.... principalmente na subida do mirante Fortaleza, cerca de 200 metros antes do topo, o solo é muito encharcado, e existe um mar de sphagum, de todas as cores.... se quiser te levo ai na tua casa um pouco daquele vermelho que tu queria.....
As droseras e utricularias aquaticas, é só costear o arroio segredo (trilha da pedra do segredo no canion fortaleza).... No itaimbezinho é mais complicado por causa dos guias que sempre acompanham os turistas....


06.02.2008(Qua)22:36
Perfil ICQ
Avatar do usuário

Registrado em: 02.02.2008(Sáb)21:32
Mensagens: 16
Mensagem 
Poxa, tive ai nesse verão, e nem sabia que tinham PC´s por ai :(
alguém sabe se ai onde eu moro, no interior do Rio grande do sul, existe alguma carnívora?


01.03.2008(Sáb)21:42
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá "Alpha",

Vc até q tá bem perto do litoral. Pode ser q aí tenha D.brevifolia e algumas Utrics.

Boa sorte, Fernando Rivadavia


01.03.2008(Sáb)21:53
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB