Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)20:10



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 PN Chapada dos Veadeiros 
Autor Mensagem

Registrado em: 22.02.2008(Sex)17:19
Mensagens: 3
Localização: Brasília
Mensagem PN Chapada dos Veadeiros
Bom, antes de tudo deixem-me me apresentar. Me chamo Daniel, apelido Massamu, sou estudante de Engenharia Florestal e semestre passado tive o prazer de fazer uma matéria com o Vitor B. lá na UnB. Ainda sou um iniciante em CPs, mas cada dia tenho aprendido mais, e nos dias 19 a 22/02 fomos até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pra caçar CPs e dar uma curtida no nosso tão querido Cerrado. A altitude dos locais observados não passa de 1000m.

Bom, nos arredores do Parque, num terreno com muito quartzito, onde passava um rio próximo. A área estava alagada, mas não sabíamos se era sempre assim ou por causa da época de chuva, foi quando vi a primeira CP que não fosse em foto (eu falei que era iniciante e não tava brincando). Era uma G. pymaea
Imagem

Alguns metros à frente, uns pontos brancos chamaram a atenção do Vitor, e logo ele identificou a U. laciniata
Imagem

Fiquei surpreso como o Vitor olhava pra um canto qualquer e falava 'olha uma lá', mas no final da viagem já tava começando a ficar fera em achá-las. Não muito longe da G. pymaea, algumas D. sp. corumba, espécie descoberta pelo Fernando (já foi descrita?)
Imagem


Fiquei chocado com a facilidade em se encontrar CPs, o local era a uns 150 metros do camping e em menos de uma hora já havia 3 gêneros diferentes. Já tava ficando tarde, no dia seguinte entraríamos no parque e veríamos outras mais...

Já dentro do parque encontramos várias U. laciniata em uma área onde o solo era um solo arenoso bem fino não tão encharcado
Imagem

e mais algumas G. pymaea em um vale alagado entre uns morros de cerrado Campo Rupestre, com bastante quartztito aparente.
Imagem


Editado pela última vez por Massamu em 01.03.2008(Sáb)3:31, em um total de 1 vez.



29.02.2008(Sex)15:29
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 14.05.2007(Seg)22:41
Mensagens: 132
Localização: RJ - capital
Mensagem 
Bem vindo Massamu! Já começou no fórum estourando a boca do balão hien! =)
Belas fotos! Curte o cultivo das PCs tbm ou apenas de observá-las? ah é... e quanto a isso de vc ser iniciante... daqui a pouco vc tá classificando as plantas facin facin ;)
abços


29.02.2008(Sex)15:35
Perfil

Registrado em: 22.02.2008(Sex)17:19
Mensagens: 3
Localização: Brasília
Mensagem 
Seguindo em direção a uma área de Vereda não muito extensa (devia dar uns 6ha), encontramos um curso d'água (era na verdade uma área de escoamento das águas do morro adjacente, muito quartzito novamente, e uma vegetação que indicava solo pouco profundo e/ou pobre em nutrientes. Ali foi onde virei criança, tinha de tudo, tentava tomar cuidado pra não pisar, mas estabanado como sou, devo ter amassado algumas CPs...

Várias D. sessilifolia
Imagem

D. sp corumba ao lado de uma U. amethystina (gostei de reparar a diferença na coloração entre esta D. sp corumba e a do primeiro post)
Imagem

D. sp corumba ao lado de uma U. subulata tooootalmente desfocada
Imagem

U. subulata dando show
Imagem

Finalmente chegando à Vereda, o Vitor encontrou algumas D. communis que nem deu atenção (e eu babando ¬¬), mas a anfitriã da minha fitofisionomia preferida foi a U. hispida. As gramíneas eram bem altas, a haste floral dessa Utriculária devia ter mais de um metro, foi a última CP da expedição.
Imagem


Sem dúvida foi um ótimo começo para minha jornada de viciado em CPs, ao chegar em casa, ainda vi que minhas D. biflora estavam germinando. Todas as fotos foram tiradas pelo Vitor, assim como também toda identificação de espécies. Fica a cargo dele dar mais informações sobre as CPs, assim como desmentir qualquer informação que a minha empolgação tenha distorcido.
Várias vezes ele citava a fonte das informações que me passava como sendo o Fernando Rivadavia, então posso me considerar meio como um aprendiz de tabela do Fernando, ehehe.
E agora com essa experiência prática de como encontrar CPs e um pouquinho em saber idenficar ao menos as que eu já conheci, acho que começo com boas ferramentas pra um futuro promissor em um hobby (e porque não pesquisa?) que tem muito a ver com minha área de estudo e a minha incessante vontade de disseminar conhecimento e sementes.


29.02.2008(Sex)15:53
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Ótimas plantas, parabéns, continue explorando.


29.02.2008(Sex)17:02
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Massamu!!

Muito bem vindo e muito obrigado pelas fotos! quando o Vítor me falou que havia ido com um amigo, não sabia que ele estava disseminando a doença... quero dizer... espalhando o conhecimento (hehehe!). Que bom saber que tem mais um viciado em Brasília... quero dizer... mais um interessado em PCs! ;) Espero que ambos continuem a explorar muuuuito os cerrados e campos rupestres do centroeste brasileiro.

Adorei as fotos, me bateu um bruta saudade deste lugar lindo e sua abundância de PCs! A forma e coloração das pétalas de U.laciniata na Chapada dos Veadeiros é única, é a mais linda de todas na minha opinião.

Aliás, a coloração da D.sp.Corumbá tbm é demais. Infelizmente esta ainda vai demorar um pouco para ser descrita. É que ainda há mta confusão quanto aos limites taxonômicos entre hirtella, lutescens, sp.Corumbá e a sp.hirtella-branca. Mas p/ esclarecer isto, espero contar com a ajuda de vc e do Vitor! ;)

Inclusive, sobre as fotos de D.sp.Corumbá com U.amethystina e depois c/ U.subulata... será que não é D.hirtella var.hirtella? Vcs viram haste floral nelas p/ podermos identificar corretamente?

Ah, o que eu adorei mesmo foi ver a tua descrição de solos! Infelizmente eu entendo mto pouco de geologia e tenho certeza que o conhecimento deste assunto é uma das chaves p/ entender a ecologia e distribuição de cada espécie. Normalmente eu tento observar um ambiente p/ poder achar outros parecidos onde possivelmente a mesma espécie pode ser encontrada. Mas não é preciso saber os nomes de cada planta, sendo possível reconhecer padrões de espécies que sempre ocorrem nos mesmo ambientes e usá-las como "bio-marcadores" de ambientes similares. Assim, se eu avistar de longe uma planta "marcadora", sei que naquele local vai valer a pena me ajoelhar e procurar com calma a PC associada a ela. Da mesma forma os tipos de solos servem como indicadores, mas eu nem sempre sei reconhecê-los, infelizmente. Tento ir pela cor e composição do solo, além da localização do ambiente (local plano ou vertical, no alto ou na base de uma encosta, no vale ou no pico, etc.).

E nem vamos falar no teu olho p/ a medição de área em hectares... Eu não tenho a miiiiiiinima noção de área! :)

Parabens e aguardamos mais fotos (tem mais né?)!!! :)

Abraços,
Fernando Rivadavia


29.02.2008(Sex)17:10
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
O lugar parece ser lindo, e o melhor, repleto de PCs!
Em março, talvez eu vá para um congresso de ficologia em pirenópolis! Se eu estender essa viagem, acho que consigo dá uma chegada até aí. Quanto tempo +- é o ônibus brasília-alto paraíso?
Por acaso mais alguém vai para esse congresso de ficologia?


29.02.2008(Sex)19:06
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Douglas,

não precisa extender p/ a Chapada não, pois Pirenópolis tem muitas das mesmas plantas (e mais algumas)!! Vcs deveriam marcar p/ explorar a região de Pirenópolis juntos!!

Abraços, Fernando Rivadavia

P.S. Cristalina fica perto e o Vitor sabe bem que alí tbm tem mtas PCs! ;)


29.02.2008(Sex)19:09
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
CARACAS DANIEL!!!
Você deve ter detonado na redação do vestibular, hein?! :lol:
Se bem que você já tá no sexto semestre, né? 8-)
E eu fazendo papel de bobo falando:
"A gente costuma fazer uma descrição básica do ambiente
pro pessoal ter uma noção e talz..."
Já tô sentindo que o que não vai faltar nesse ano é companhia pra viajar pro mato!
Parabéns mesmo, seu post tá muito legal! :D
E coloca mais outras fotos aí pra gente. :wink:

Citação:
e o Vitor sabe bem que alí tbm tem mtas PCs! ;)


Nem me fale! :D
Então pessoal, já tá marcado né?! :lol:
(e o Dr. Adilson está intimado!)

Abração,
Vitor B.


29.02.2008(Sex)19:48
Perfil

Registrado em: 22.02.2008(Sex)17:19
Mensagens: 3
Localização: Brasília
Mensagem 
Pirenópolis, opa! Se chamarem, tô nessa!

Po, agradeço aí os elogios e aviso que tô animadíssimo pra novas saídas atrás de PCs... Já viso o Caparaó, Ibitipoca e Diamantina como próximos destinos.
O meu conhecimento da geologia local vem de uma matéria que peguei na universidade, Geologia Geral, onde foi possível entender o básico para associar o tipo de solo com a vegetação encontrada, quem sabe o Vitor num pega ela qualquer desses semestres?
Bom, pra quem perguntou se cultivo, eu tenho somente duas espécies de Drosera doadas pelo Vitor... mas tenho um projeto pra uma área onde eu possa montar meu criadouro.
É um prazer ser recebido por vocês, e também ler o post do Fernando!
A gente se vê por esses posts!


29.02.2008(Sex)21:00
Perfil

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Vlw pelo aviso Fernando, você já rodou o Brasil todo? :shock:
Pirenópolis ainda é uma grande dúvida, se irei ou não ao congresso. Caso eu vá, o congresso será de domingo até quinta, que eu estou pensando em extender até domingo justamente para ir atráz de PCs, seja em pirenópolis ou não.

Em todo caso, ibitipoca é relativamente perto do RJ, e já tinha em mente alguma coisa, quem sabe em algum feriadão, páscoa tá chegando né :roll:


29.02.2008(Sex)21:21
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB