Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)20:10



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 PN Chapada dos Veadeiros 
Autor Mensagem

Registrado em: 22.02.2008(Sex)17:19
Mensagens: 3
Localização: Brasília
Mensagem PN Chapada dos Veadeiros
Bom, antes de tudo deixem-me me apresentar. Me chamo Daniel, apelido Massamu, sou estudante de Engenharia Florestal e semestre passado tive o prazer de fazer uma matéria com o Vitor B. lá na UnB. Ainda sou um iniciante em CPs, mas cada dia tenho aprendido mais, e nos dias 19 a 22/02 fomos até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pra caçar CPs e dar uma curtida no nosso tão querido Cerrado. A altitude dos locais observados não passa de 1000m.

Bom, nos arredores do Parque, num terreno com muito quartzito, onde passava um rio próximo. A área estava alagada, mas não sabíamos se era sempre assim ou por causa da época de chuva, foi quando vi a primeira CP que não fosse em foto (eu falei que era iniciante e não tava brincando). Era uma G. pymaea
Imagem

Alguns metros à frente, uns pontos brancos chamaram a atenção do Vitor, e logo ele identificou a U. laciniata
Imagem

Fiquei surpreso como o Vitor olhava pra um canto qualquer e falava 'olha uma lá', mas no final da viagem já tava começando a ficar fera em achá-las. Não muito longe da G. pymaea, algumas D. sp. corumba, espécie descoberta pelo Fernando (já foi descrita?)
Imagem


Fiquei chocado com a facilidade em se encontrar CPs, o local era a uns 150 metros do camping e em menos de uma hora já havia 3 gêneros diferentes. Já tava ficando tarde, no dia seguinte entraríamos no parque e veríamos outras mais...

Já dentro do parque encontramos várias U. laciniata em uma área onde o solo era um solo arenoso bem fino não tão encharcado
Imagem

e mais algumas G. pymaea em um vale alagado entre uns morros de cerrado Campo Rupestre, com bastante quartztito aparente.
Imagem