Autor |
Mensagem |
Thiago Marinho
Registrado em: 18.04.2007(Qua)0:53 Mensagens: 15 Localização: Lavras/MG
|
 Lavras/Ingaí MG
|
12.03.2008(Qua)20:12 |
|
 |
Thiago Marinho
|
A proposito... são Drosera montana
|
12.03.2008(Qua)20:14 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Tiago,
em primeiro queria parabenizar você por ter encontrado essas plantas, sõa bem interessante. Eu até me arriscaria a dizer que a primeira foto é de Drosera tomentosa (var.?) e as demais de Drosera montana em razão da folha nova da primeira planta ser mais fechada e a haste mais robusta que as demais (discussão que ocorre no tópico do Adilson).
Fernando, Paulo, o que dizem?
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
12.03.2008(Qua)22:20 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Thiago! Mto boas as fotos! Queremos mais!! Carlos, um dia vc aprende, hehehe!  É tudo D.montana var.montana mesmo. Olha como as folhas sãso estreitas, especialmente o pecíolo. Olha o solo tbm... não é arenoso. Parece ser um barranco na beira de estrada, ambiente tipico de D.montana var.montana. E a haste floral é fininha, nada robusta. Qto as folhas jovens... não sei se isto é uma boa caracteristica. Abraços, Fernando Rivadavia
|
13.03.2008(Qui)0:18 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
E aqueles pelos no pecíolo? Sao tipicos de montana ou pode variar?
Eu confesso que, por nunca ter visto uma montana e uma tomentosa em campo, tenho enooooorme dificuldade em reconhecer as diferenças apenas por fotos...
Tenho que ir a campo com a galera mais entendida só pra ver as montanas e as tomentosas...
Abração
13.03.2008(Qui)22:47 |
|
 |
Thiago Marinho
|
Ola pessoal... queria pedir desculpas, pois não deu pra tirar as fotos ,pois como eu dependo de uma van da faculdade para ir até o Local não deu pra ir Hj como havia dito, pois choveu bastante e quando é assim a van não nos leva. Então fica pra proxima sexta ou quando eu tiver oportunidade! AHHH... Não sei se vcs chegaram a ver a descrição de algumas droseras na Flora Brasiliensis ta em latim mas to com umas ideias de traduzir apenas essa parte com ajuda do meu professor de Latim cientifico... mas isso vai demorar um pouco pq meu tempo ta muito curto, mas pra quem quiser dar uma olhada o link é: http://florabrasiliensis.cria.org.br/se ... xon_id=743Quanto as fotos o incrivel é que eu vou la toda a sexta feira mas quando prometo fotos, acontece algo e eu acabo não indo. Desculpa a todos
|
14.03.2008(Sex)17:21 |
|
 |
Thiago Marinho
|
 Fotos novas 18/03/2008
ola pessoal consegui ir la hj e tirei mais fotos... eu to desconfiado que pode ter duas espécies ou alguma variação devido a diferença dos locais encontrados... me dizem o que vcs acham! Fernando, vc tem razão essas droseras estam num barranco na bera da estrada!! a que vc falou que é Drosera montana var. montana e que são essas:    Essas outras foram achadas por mim bem mais pra frente em um ambiente assim:  e ai estão as outras que estão nesse locais acima e q desconfio ser diferente:   essa foto eu achei que ficou bonita é uma Vellozia sp. Essa não ficou muito boa mas foi a primeira vez que vi um tangara dançarino,um dispersor de sementes de melastomataceae não sei a espécie ainda: por hj é isso... t+
|
18.03.2008(Ter)16:30 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Thiago! Parabens, fotos muito boas! Dá até pra ver multiplos pelinhos minusculos no pecíolo da D.montana na 8a foto! Alias, sao todas D.montana var.montana sim, apenas em ambientes diferentes. Na última foto eu fiquei com agua na boca... olhando p/aquela serra lá no fundo, atrás do passaro, hahaha!  E ai, tem planos de explorar mais pela tua região? Aproveite pois agora é a melhor época. Logo logo começa a secar e começam a sumir muitas plantas até dezembro/ janeiro. Abraços, Fernando Rivadavia
|
18.03.2008(Ter)16:50 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Que saudade dos tempos que eu explorava principalmente as mata do meu estado. Fotos lindas das montanas, aliás, espero um dia ainda tê-las em minha casa !!!!! Sonha !!!!!!!!!!!!!!!!!
|
18.03.2008(Ter)16:56 |
|
 |
Thiago Marinho
|
Ola Fernando
Tenho planos de explorar nesse feriado... vc bem que poderia me falar alguns lugares aqui por perto, rs tenha uma serra do lado oposto que tb tem droseras, a vez que eu subi la ainda nãotinha conhecimento de qual Drosera era e agora não me lembro das peculiaridades mas com o projeto que te falei... pretendo ir la o mais breve possivel so não prometo fotos pq da azar, rs eu tenho esperança de encontrar D. campensis adoraria encontrar elas por ali...
|
18.03.2008(Ter)16:59 |
|
 |
|