Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)7:30

Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Ibitipoca Fevereiro de 2008 (Circuito das aguas) 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Ibitipoca Fevereiro de 2008 (Circuito das aguas)
tópico sobre Ibitipoca sempre tem aos montes por aqui, então vou me concentrar mais nas Imagens do que no Bla bla bla desta vez. :)

Foi uma visita rapida que fiz, então fiz dois caminhos tipicos do parque: Circuito das aguas e circuito da Janela do Céu.

O Primeiro passa por altitudes entre 1300 até 1.100 metros, o segundo de 1440 até 1784. Neles encontramos pcs crescendo sob variados tipos de solo: Quartzito puro, turfa pura, turfa arenosa, Bogs de musgo sobre pedra na beira de rios e em lugares onde aflora agua e em pedras dentro de rios. Isso também revela variadas espécies mais ou menos adaptadas a essas condições.

Esse primeiro Post se concentra nas plantas do Circuito das aguas, para o tópico não ficar muito gigantesco. O da lombada vai exagerar na quantidade de imagens maravilhosas hehehe XD

A primeira coisa que sempre achamos no caminho da portaria para a lanchonete do parque é a sempre impossivel de cultivar e germinar Genlisea violacea:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As G. violacea de Ibitipoca apresentam uma variação bem grande da forma de apresentação das flores: petalas com grande variação de tamanho e a presença de clones de colorido excepcionalmente escuros, lindíssimos.
As G. violacea sempre me parecem ligadas a agua corrente em maior e menor grau. Em ibitipoca so achei delas com agua passando por cima, em substrato vertical. Em Aiuruoca elas ficavam quase em substrato plano, onde a agua passava com menor velocidade, e no Parque do Rio preto, era praticamente plano o lugar onde as encontrei, mas a agua escorria lentamente.

Junto as Violacea ocorre bastante desta linda orquidea semi-terrestre - semi epífita: Oncidium Warmingii

Imagem

Nas

Na prainha, nas pedras da saida do Cânion, sempre da pra encontrar D. villosa e D. tomentosa. Ambas de apresentação mais pobre do que as que ocorrem nos locais mais altos do parque (em especial no pico da lombada).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Junto a elas cresce esta orquidea: Cleistes libonii, em uma apresentação de cores mais suave.

Imagem

Descendo em direção ao lago das miragens, podemos encontrar ja D. montana com facilidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Elas ocorrem junto a uma U. de flores amarelas que suponho ser subulata. E junto a esta aqui que tb não tenho certeza se é a mesma espécie:

Imagem

Neste caminho ocorrem variadas espécies de plantas muito interessantes, uma delas a Cambessedesia hillariana, com suas cores de canetinha hidrocor que fustigam quem olha sob o sol muito forte

Imagem

No lago das miragens ocorrem bogs gigantescos de musgos, com as mais variadas cores e apresentações. Aliás Ibitipoca é o lugar que conheço onde mais ocorrem bogs de musgo chegando a varios metros de diametro alguns. As variações de cor deles são um espetáculo per se. Junto a eles ocorrem U. subulata (?) U. reniformis e D. villosa, também de apresentação inferior aos das partes mais altas do parque.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sintam so como a variação de cor é inacreditavel:

Imagem

Imagem

havia milhões de U. reniformis em volta mas nehuma florida. Realmente não tive sorte com elas nestas ferias.

Na volta passei pelo Lago dos espelhos. Havia lá algumas D villosa bem ruinzinhas, U. pubescens e Mais U. reniformis, mas nada com flor. Chequei o local onde havia visto U. amethistyna anos atrás mas nada também. Fiquei só com a flora não carnivora do local mesmo heheh

Imagem

Melastomataceae

Imagem

Vanhouttea sp.

Achei esse sapo bem colorido, achei que fosse a Yla ibitipocaceae, um batráquio supostamente endêmico, mas depois descobri que não era. Ele tinha cores que tentavam se mimetizar com o Quartzito.

Imagem

Imagem

Por este dia foi so isso. Posto as fotos do pico da lombada ainda esse Fim de semana.

um abraço

Adilson

21.03.2008(Sex)19:12
Moderador

Mensagem 
Oá Adilson,

Belas fotos!

A Utric amarela deve ser U. subulata mesmo. Para diferenciá-la de U. triloba (que é a espécie mais parecida) é só olhar as sépalas. Se tiver três veias bem visíveis, é U. triloba, se não, é U. subulata.

Agora, isso é um absurdo... :roll:
Citação:
é a sempre impossivel de cultivar e germinar Genlisea violacea

Cara, essa espécie cresce que nem mato! É super fácil de germinar, mesmo sementes com alguns meses de idade, e crescem super rápido! Semeei algumas há dois meses e já estão com hastes florais...
Se quiser, te mando umas sementes. :wink:

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

21.03.2008(Sex)19:59
Moderador

Mensagem 
Parabens Adilson!!

Lindas fotos.. até aquelas dos matos não-carnívoros, hehehe! Mas concordo com o Paulo: a G.violacea é a mais facil das Genlisea, junto com G.hispidula. :)

Abraços, Fernando Rivadavia

P.S. Uma perguntinha Adilson. quando vc fala em parque do Rio Preto, vc tá falando daquele ao norte de Diamantina, certo (São Gonçalo do Rio Preto)? Vai mostrar fotos de lá tbm??? :):)

21.03.2008(Sex)21:53
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:
Oá Adilson,

Agora, isso é um absurdo... :roll:
Citação:
é a sempre impossivel de cultivar e germinar Genlisea violacea

Cara, essa espécie cresce que nem mato! É super fácil de germinar, mesmo sementes com alguns meses de idade, e crescem super rápido! Semeei algumas há dois meses e já estão com hastes florais...
Se quiser, te mando umas sementes. :wink:

Abs,

Paulo - Nossa, minha incompetencia beira o absurdo XD.

Aceitar aceito sim hehehe espero conseguir desta vez!!!

Fernando - É sim o PArque de são gonçalo do rio preto.

Mas as fotos de lá eu ja postei por aqui, não em um tópico especifico, mas em um que falava sobre Droseras e outro que falava sobre utrics.

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1843.html

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1439.html

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1385.html

Abraço

Adilson

21.03.2008(Sex)21:56
Moderador

Mensagem 
Opa Adilson,

Citação:
É sim o Parque de são gonçalo do rio preto.

Bom saber que você andou encontrando essas spp. por lá. Estou desenvolvendo um projeto nesse parque e seria de grande valia saber os pontos em você encontrou essas spp. pra eu planejar minhas coletas (que devem ocorrer em breve).
Se puder me enviar algumas infos por MP, eu agradeço! :wink:

Quanto às sementes, vou poder te enviar só semana que vem... nessa não dá tempo mais. Mas melhor assim, você leva umas sementes de G. hispidula de brinde, já que essas devem amadurecer essa semana. :wink:

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

23.03.2008(Dom)21:09

Mensagem 
Caramba!!! Adilson, ta mandando muito bem na frequencia de campo!!! hehehe

Parabéns mesmo!!!

Abração

23.03.2008(Dom)23:36
Site Admin

Mensagem 
Fala Adilson,

não te preocupes que eu também não tive sucesso em germinar genliseas, as que tenho são obra de coletas mesmo.
Quanto às espécies mais 'fáceis' (se é que dá para chamar assim) a G. aurea tem crescido a olhos visto enquanto a G. pymaea está a lançar pequenas flores. Ambas estão quase imersas, na linha d'água, isso fez com que desenvolvessem bem mais rápido.

Quem tiver dicas para germinar genlisea (Paulo, Fernando...) estou ansioso por elas.

Ah, belas fotos :wink:

Um abraço.

Carlos.

24.03.2008(Seg)19:15
Moderador

Mensagem 
Oi Carlos,

Eu nunca tive nenhuma sorte com sementes das Genlisea amarelas brasileiras. Acho que talvez o segredo seja semear num vaso, deixar umedecer por uns dias, depois deixar seco durante alguns meses e em seguida começar a regar de novo (assim imitando o inverno seco seguido de verào úmido).

Abs, Fernando Rivadavia

24.03.2008(Seg)21:04
Site Admin

Mensagem 
Interessante, vou tentar dessa maneira com elas...
e das outras genliseas? Eu recebi algumas sementes e nada de germinar, será a temperatura daqui?
Idade das sementes?
Com as utricularias também não tive 'sorte', somente as U. hispida germinaram.
Ah, estou com mais 'plantas secas' (U. subulata + U. nana), envio para a USP (Paulo)?

Um abraço.

Carlos.

24.03.2008(Seg)21:36
Moderador

Mensagem 
Oi Carlos,

Esqueci de contar que um amigo relatou sorte com G.violacea e afins seguindo a técnica por mim descrita acima (mtas Utrics devem funcionar assim tbm, pois vivem em ambientes semelhantes). Se me lembro bem, ele contou que após deixar o vaso seco uns meses as sementes começaram a germinar quando regadas. As mudinhas foram replantadas e o mesmo vaso foi deixado seco por mais alguns meses. Ao regar novamete, muitas outras sementes germinaram.

Abraços, Fernando Rivadavia

25.03.2008(Ter)2:00
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo