Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)13:33

Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Serra do Cipó (MG), um semi-fracasso? 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Serra do Cipó (MG), um semi-fracasso?
demorei um pouco mas finalmente estou postando as fotos da minha viagem a Serra do Cipó
no primeiro dia visitamos a Cachoeira da Farofa e o Canyon das Bandeirinhas, onde achei U. tricolor, U. pusilla e U. reniformis (essa não deu para tirar foto pois ficava de um lado da cachoeira que molharia a câmera)
no final andamos 30 Km

seria um caminho para uma praia em Minas?
Imagem
Cachoeira da Farofa
Imagem
Imagem
U. tricolor
Imagem
?
Imagem
o Canyon das Bandeirinhas
Imagem
U. pusilla
Imagem
la tinha um porrada (desculpem mas era muita coisa) de aranhas pescadoras
Imagem
besourão
Imagem

no segundo dia fomos no Juquinha (acabou que não olhei a região direito) e no caminho dos escravos
meu irmão e Juquinha
Imagem
bromeliaceae
Imagem

U. tricolor
Imagem
Drosera tomentosa var. glabrata
Imagem
Imagem
habitat
Imagem
Drosera hirtella var. hirtella
Imagem
D. tomentosa var. tomentosa
Imagem
uma pisoteada(não por mim )por estar no meio da trilha
Imagem
planta com a haste floral desenvolvida
Imagem
D. communis
Imagem
Imagem
Utricularia amethystina
Imagem
Imagem
Imagem

no ultimo dia fomos na Cachoeira Grande so para descansar
Imagem
Imagem
Imagem
de baixo da cortina d'água meu irmão achou U. nephrophylla (alguem mais sabia que tinha isso la?)
Imagem
Imagem
Imagem

acho que foi um semi-fracasso pois não achei nem uma especie interessante 1chora

Editado pela última vez por Igor lins em 27.07.2008(Dom)15:22, em um total de 1 vez.

22.07.2008(Ter)18:34
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Fracasso?!?! Onde ???

Cara, vc fez umas descobertas MUITO legais!! Nossa, por onde começo??

1.) Vc foi a alguns lugares lindos na base da Serra do Cipó como a Cach. da Farofa e Canyon das Bandeirinhas -- andaram bastante, heim? :) Tbm foi à parte alta do parque, julgando pela foto do Juquinha e pela foto do habitat (antes da foto de U.pusilla), que aparentemente foi tirada ao lado da estátua do Juquinha.

2.) Vc tirou fotos ótimas, mto boas mesmo!!

3.) Vc aparentemente acertou todas as identificações, PARABENS! Alguém te ajudou na identificação? O Carlos que não foi, né?? Hehehe! (Desculpe Carlos, não resisti! :) )

4.) Vc achou 4 droseras! Em qtos outros lugares do Brasil da pra ver tantas? não mtos... Tudo bem, vc não viu D.tentaculata nem as grandonas como D.chrysolepis ou D.camporupestris, mas nem sempre é facil mesmo. Eu só vi D.chrysolepis na minha 3a viagem ao Cipó acho. Pena que vc não explorou direito ao redor da estátua do Juquinha ou teria visto estas 3 por lá, junto com outras PCs. Além disso tem umas outras espécies raras no Cipó como a D.sp.Cipó, D.sp.Shibata e D.grantsaui, mas estas são mto difíceis de achar mesmo.

5.) Vc achou várias Utrics, inclusive duas possíveis coletas novas p/ a Serra do Cipó: U.reniformis e U.nephrophylla!! Vc sabe como é difícil achar algo novo no lugar que talvez seja o melhor estudado por botânicos no Brasil??? Apesar de não ter tirado fotos de U.reniformis, o ambiente q vc descreve é exatamente como esta espécie cresce em outros locais da regiào do Espinhaço. Deve ser ela sim. Mas eu fiquei BESTA mesmo de ver tuas fotos de U.nephrophylla, nunca imaginei que houvesse esta planta no Cipó! Uau!! Se me falasse apenas, sem fotos pra provar, eu não acreditaria!

Cara, na minha opinião tua viagem foi um sucesso total, especialmente se considerarmos que foi a tua 1a pra lá, e ainda quase sem informações sobre os locais onde ocorre cada espécie. De certa forma acho que até foi bom vc não ter informação mais específica, pois acabou descobrindo coisas novas (ao invez de ficar apenas visitando locais já conhecidos e bem explorados). Parabens mesmo!!!

Abraços,
Fernando Rivadavia

22.07.2008(Ter)22:47
Site Admin

Mensagem 
Pronto, primeiro eu era o cara que trocava os nomes, agora sou o que mais erra identificações :lol:
Mas ttudo bem, ainda acabo por aprender, lá pela milésima vez.

Rapaz, que fracasso? Pelo título do tópico achei que tinhas encontrado apenas o alambique de cachaça lá de baixo da serra :shock:

Muitas, muitas espécies interessantes, essa U. nephropylla eu pensei que só existia lá nas bandas onde mora o Nilber, podemos batizá-la de 'igoriana'!!!

U. reniformis no cipó? Rapaz, quero mesmo voltar para lá ... ... com tempo, carro e provisões para uma semana, para encontrar essas D. chrysolepis ... ô trem difícil de achá sô! 8-)

Um abraço.

22.07.2008(Ter)23:11
Destaque

Mensagem 
Que belas imagens,adorei!
As tomentosas sao pequenas pelo visto,qual o diametro dela?

22.07.2008(Ter)23:47

Mensagem 
Po Igor!! Parabéns cara. Apesar do título não estar de acordo com a viagem. hehe

Muito bacana. Ver essas fotos me deixam alucinado pra viajar logo. To cansado e essa porcaria de período não acaba!! Os artigos estão ser reproduzindo aqui em cima da minha mesa, não to conseguindo ler todos em tempo.

Enfim, muito bacana cara! Show de bola. To louco pra ir pra lá!

Abração

23.07.2008(Qua)0:00
Destaque

Mensagem 
é que eu queria realmente ver aquelas droseras :cry:

Citação:
Vc aparentemente acertou todas as identificações, PARABENS! Alguém te ajudou na identificação? O Carlos que não foi, né?? Hehehe! (Desculpe Carlos, não resisti! :) )

que nada, essas especies dão para identificar facilmente principalmente com haste floral :wink:

Citação:
Vc achou várias Utrics, inclusive duas possíveis coletas novas p/ a Serra do Cipó: U.reniformis e U.nephrophylla!! Vc sabe como é difícil achar algo novo no lugar que talvez seja o melhor estudado por botânicos no Brasil??? Apesar de não ter tirado fotos de U.reniformis, o ambiente q vc descreve é exatamente como esta espécie cresce em outros locais da regiào do Espinhaço. Deve ser ela sim. Mas eu fiquei BESTA mesmo de ver tuas fotos de U.nephrophylla, nunca imaginei que houvesse esta planta no Cipó! Uau!! Se me falasse apenas, sem fotos pra provar, eu não acreditaria!

serio? :shock: 1dança agora que meu irmão vai se gabar de ter achado a U.nephrophylla!! :lol:

Citação:
Que belas imagens,adorei!
As tomentosas sao pequenas pelo visto,qual o diametro dela?

Jean, algumas realmente eram pequenas pois cresciam em lugares mais seco, mas outras passavam dos 4cm!

obrigado pelos elogios!! :D

23.07.2008(Qua)12:10
Destaque

Mensagem 
Semi fracasso????????????
Cara fotos lindas e plantas bem interesantes.

Parabens!

Abraços

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

23.07.2008(Qua)16:06
Destaque

Mensagem 
Hum? Fracasso?
Muito legal suas fotos!!
O chato agora vai ser aturar seu irmão quando ele souber sobre a U.nephrophylla!
Parabéns!

Ae Carlos, Cléo e demais interessados, Seria de boa se conseguissemos combinar uma visita a serra! O Paulo, Nilber e o Vitor deram ideia, só que já estava encima da hora...

Se organizarmos com antecedencia fica mais facil para mim!

Abraços

Minha Grow List

23.07.2008(Qua)18:29
Moderador

Mensagem 
Hello Igor,

Tá vendo só! Fracasso nada!
Afinal, não é todo dia que se consegue surpreender o mestre Jedi Rivadavia! 8-)

Parabéns mesmo pelos achados!
Mas o que me surpreendeu mesmo foi você ter visitado a Cach. da Farofa e o Canyon das Bandeirinhas num dia só! Haja pique! :shock:

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

27.07.2008(Dom)18:13
Moderador

Mensagem 
Pronto. Era só isso que me faltava! Agora o Luke Cipówalker me chamou de Yoda... :? /explosão

Que a força esteja com todos,
Fernando Rivadavia

27.07.2008(Dom)21:21
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo