Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)16:27

Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Serra da Ibiapaba - CE 
Autor Mensagem

Mensagem Serra da Ibiapaba - CE
Pessoal, eu não acredito que não tenha nenhum tópico aqui sobre o Ceará... Esse é o primeiro e assim que eu puder posto mais fotos de outros lugares 8-)
Tô postando aqui fotos que tirei da Serra da Ibiapaba no Ceará a mais ou menos 290 Km a oeste de Fortaleza, eu achei lá muita utricularia subulata e vi também umas Eriocaulon cinereum que o Paulo Minatel identificou pra mim...
Espero que gostem :D

Umas utricularias subulata com algumas pteridófitas, que por sinal tinha demais por lá
Imagem

um close (desfocado) de uma haste floral de u. subulata
Imagem

as Eriocaulon cinereum que falei, são linas pessoalmente
Imagem

um tapete de u. subulata
Imagem

mais u. subulata com mais pteridófitas :D
Imagem

que paisagem!!!
Imagem
Imagem

outro tapete de u. subulata com algumas hastes florais, liiindo
Imagem
Imagem

Algumas u. subulata com haste que coletei (foi bem pouquinho!!!) pra esperar chegarem as sementinhas e poder complementar as doações que fiz aki no forum
Imagem

té mais pessoal, até a próxima expedição 8-)

10.02.2008(Dom)21:19
Moderador

Mensagem 
Mto legal, parabens!!

Nem U.subulata eu encontrei quando estive por aí em dezembro de 1993! :) Na verdade eu fui um pouco mais p/ o norte, em Ubajara. Aliás, só encontrei uma PC nesta viagem que fiz, atravessando o Ceará: U.pusilla na Chapada do Araripe. Mas sei que existe D.sessilifolia no estado e uma das coletas é da Serra de Ibiapaba. Mas acho que vc terá que esperar alguns meses p/ vê-la pois é uma espécie anual e se não em engano as chuvas mal começaram por aí, certo?

Já encontrei D.sessilifolia em floração em julho no Piauí, portanto imagino que agora em fevereiro elas ainda devem estar mto pequenas na tua região, ou nem germinaram ainda. Se bem que no Maranhão eu as vi no início de março do ano passado e algumas já estavam bem grandinhas (mas a maioria era bem pequena mesmo). Veja os links desta viagem abaixo:

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=19900
http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... 9900&st=20

Portanto, sempre que for à praia, lembre-se de procurar PCs nestas regiões de restingas entre as dunas de areia, pois são muito favoráveis p/ PCs.

E já q vc mora em Fortaleza, tem uma PC bem mais rar e misteriosa p/ encontrar aí pertinho de vc: U.jamesoniana. É uma Utricularia epífita, veja fotos no links abaixo:

http://karnivoren-in-kultur.de/web/U_jamesoniana.jpg
http://home.sdirekt-net.de/mwelge5/einl ... oniana.htm
http://freenet-homepage.de/byblis/Ujame ... uete7p.jpg
http://freenet-homepage.de/byblis/Ujame ... ieren2.jpg
http://www.wistuba.com/images/dscf5942_579.jpg
http://www.carnivoras-la.org/new/en/fie ... -2004.html

U.jamesoniana só foi coletada uma vez no Brasil, justamente no alto da Serra de Maranguape (mas deve existir em alguns locais na fronteira com a Venezuela). Após visitar Ubajara em 1993, eu fui p/ Fortaleza e escalei a Serra de Maranguape. Lá no alto há uma típica "cloud forest", onde a neblina constante favorece o crescimento de montes de epífitas nos troncos e galhos das árvores. Vi uma porrada de orquídeas crescendo c/ musgos, mas nada de U.jamesoniana. Hoje tenho certeza de que não devo ter visto pois não sabia direito o que procurava. Eu nunca havia visto Utrics epífitas nem havia visto fotos desta espécie. E tbm não devo ter acertado a época de floração. Ou quem sabe elas só crescem num dos lados da serra, o que pega mais sol ou menos sol, vai saber...

Mas ta aí um desafio p/ vc tentar nos weekends. Aliás, tem duas serras altas nesta região, uma ao lado oeste de Maranguape e outra do lado leste, um pouco mais longe da cidade. Ambas tem trilhas até o alto. E ainda tem a região serrana de Guaramiranga, cheio de picos p/ escalar e explorar!

Boa sorte,
Fernando Rivadavia

10.02.2008(Dom)23:18
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Ei fernando, que massa, fiquei empolgado agora... eu acho ambas lindas, tanto a d. sessilifolia como a u. jamesoniana, e vou dar uma olhada nestas trilhas, quem sabe não acho algumas já com sementes...

Rapaz eu fui exatamente para Ubajara, subindo pela cidade de Ibiapina, foi por lá, durante a subida que percebi umas florezinhas amarelas, aí eu fiquei curioso e voltei depois com calma pra estudar um pouco o local e tive a certeza que eram as u. subulata, se vc voltar por aqui a época da floração é esta e lá já esta cheio de haste já com sementes fresquinhas, se quiser me dar um toque a gente vai junto, vou ter o maior prazer... Eu acho que elas são anuais pq elas crescem ondem tem agua constantemente escorrendo pela parede de pedras (é só ver nas fotos), mas ainda não tenho certeza, vamos ver quando as chuvas pararem lá julho.

Quanto a D. sessilifolia, vou esperar mais uns meses, como vc disse, mas lá pra maio ou junho vou lá novamente, até pq minha namorada é de lá 8-) entendeu, então não um sacrifício tão grande assim :D e colho algumas sementes pra gente aqui do fórum...

Ah, rpz, onde eu sei que tem nepenthes, droseras (e com certeza outras) é na serra de guaramiranga, tem um cara aqui em Fortaleza que faz artesanato em madeira, eu perguntei e ele me disse que ia trazer umas pra me vender, mas eu tô convencendo ele pra me levar lá pra eu poder tirar fotos, conhecer e evitar o extrativismo :x ...

Assim que eu conseguir novos flashs posto aqui.

Té mais

11.02.2008(Seg)8:48
Destaque

Mensagem 
hehe nepenthes não existem no Brasil :wink:

11.02.2008(Seg)11:40

Mensagem 
Po, neps, infelizmente, não tem no brasil.

Há uns anos um amigo me trouxe D. sessilifolia daí! Mas ela não resistiu, ele não preservou as raízes.

Abração

11.02.2008(Seg)12:19
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Realmente, não há Neps nativas no Brasil, ao menos que alguém saiu e plantou, hehehe. Ou ele cultiva Neps ou ele tá confundindo com Aristolochia. Eu adoraria ir te ajudar a encontrar PCs (especialmente ao longo do fantastico litoral cearense, hehehe!), mas vai ser difícil agora que não estou morando no Brasil... :(

Cleo, descobre com este teu amigo ONDE ele encontrou D.sessilifolia no Ceará?? São pouquissimas as coletas deste estado, seria mto importante este registro.

Abs, Fernando Rivadavia

11.02.2008(Seg)13:36

Mensagem 
Falou Fernando. Vou mandar um e-mail para ele agora mesmo!

Abração

11.02.2008(Seg)22:13
Moderador

Mensagem 
Fala pessoal,

Acho que essa descoberta é um pouquinho mais interessante do que parece...

Fernando, você não estranhou aquela massa de folhas, aquele formato de flor e, mais importante, você não reparou que o cálcar dessa planta é curto e em forma de saco...??????? Isso não é U. subulata, mas sim, U. flaccida!!! :shock:

Espécie que é endêmica da Chapada Diamantina (acho... o Taylor não está aqui pra confirmar :lol: ). :shock:

Seria interessante ter um herbário pra registrar essa ocorrência! :wink:
Ranulfo, você estaria disposto a sacrificar umas hastes dessas em favor da ciência??? :D

Abraços,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

12.02.2008(Ter)13:11
Destaque

Mensagem 
o discípulo superou o mestre! :lol: :lol:

12.02.2008(Ter)13:54
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

A folhas e inflorescências estão um pouco pequenas p/ U.flaccida. Além disso, U.subulata é mto variável e é comum ter esporão curto...

MAS... agora que o Paulo me chamou a atenção e eu ampliei as fotos (normalmente não gasto mto tempo olhando fotos de U.subulata, hehehe), acho q vc tem razão!!

As sépalas são mto grandes p/ U.subulata, mas o que parece matar a questão é aquele esporão obtuso.

Cara, acho q vc achou a 1a população de U.flaccida fora da Chapada Diamantina e fora da Bahia! Isso é uma descoberta e tanto!

E por isso mesmo precisamos fazer um registro oficial desta descoberta. A maneira de fazer isto é através de um herbário. Vc se importaria de "sacrificar" umas 2-5 hastes florais e um pedaço de solo c/ folhas? Bastaria colocar p/ secar entre duas folhas de papel filtro dentro de um livro. P/ lavar as folhas e remover a terra, eu coloco as plantas numa peneira e uso um chuveirinho/ mangueira de jato forte p/ remover o solo. Após uma ou duas semanas dentro do livro deve estar tudo seco e vc pode mandar pro Paulo depositar o espécime no herbário da USP (além de olhar a planta mais de perto e tentar confirmar a descoberta). Junto c/ o herbário colocamos informações sobre o local e ambiente, por exemplo:

----------------------------------------------------

BRASIL. Ceará. Município de Ibiapaba; Serra de Ibiapaba, km__ da estrada __ entre as cidades de Ibiapaba e __, a cerca de __m altitude.

Ervas com flores amarelas, crescendo em paredões verticais úmidos, junto com pteridófitas e Eriocaulaceae.

_______(nome completo de quem coletou)_______
_______________(data da coleta)______________

----------------------------------------------------

Abraços e parabéns (pro Paulo tbm! :) )!
Fernando Rivadavia

12.02.2008(Ter)14:44
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo