P.martinezii e P.moranensis
Autor |
Mensagem |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
 P.martinezii e P.moranensis
Olá de novo! Vejo q o Eric já botou tbm meu cartao postal #23, aqui está o link: http://www.pinguicula.org/A_world_of_Pi ... ard_23.htmPode não parecer, mas eu estava exultante de chegar no alto da montanha onde cresce P.martinezii pois já havia tentado varias vezes sem sucesso. Estas sao as 1as fotos divulgadas desta espécie na natureza. Que eu saiba só o autor-descobridor havia visto elas até hj e ele só botou no artigo umas fotos da planta em cultivo. Pena q não encontrei a outra espécie que é endemica de lá, P.calderoniae, pois suas rosetas de dormencia sao mto pequenas. Mas o mais legal ainda vem por ai nos próximos postais... ;) Abs, Fernando
|
27.01.2009(Ter)19:23 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
 Re: P.martinezii e P.moranensis
Fernando Rivadavia escreveu: Mas o mais legal ainda vem por ai nos próximos postais... ;) ... as droseras! Ótimas imagens! 
_________________ Droseraholic!!!
|
27.01.2009(Ter)21:51 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Oi Carlos,
Infelizmente Drosera não é o forte do Mexico. Só tem D.brevifolia e tlvz D.capillaris ou D.intermedia. Mas as Pings compensam! ;) O melhor mesmo foi P.moctezumae...
Abs, Fernando Rivadavia
|
27.01.2009(Ter)21:57 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Fernando Rivadavia escreveu: ... as Pings compensam! ;) O melhor mesmo foi P. moctezumae ... Sim, claro, cada lugar com suas pequenas preciosidades. Ei, você já postou imagens de P. moctezumae in habitat por aqui? Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
28.01.2009(Qua)6:57 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Fantástico o relato, Fernando. Ver pings em habitat é algo realmente estranho pra nós Brasileiros, que so as conhecemos em cultivo. Ao que parece elas crescem em lugares bastante aridos e frios, estou certo? Suponho que a maioria sobreviva nestes meses de seca só de neblina e orvalho. O substrato delas é acido ou alcalino? Me da a impressão de ser alcalino.
Abraços
Adilson
|
28.01.2009(Qua)13:50 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Carlos, ainda não escrevi o relato de como encontrei P.moctezumae, é um dos próximos. Foi uma aventura e tanto!!  Adilson, vc voltou!!! Como foi Airuoca?? Aguardamos as fotos, hehehe! Mas falando de Pings, sim vc tem razao. Em geral crescem em locais áridos e frios, com solos alcalinos. P/ sobreviver em tais lugares, elas quase sempre crescem na face NORTE dos morros, pois assim (sendo hemisfério norte) elas pegam menos sol direto durante o inverno q é a época de seca. P/ achar Pings no México é essencial andar com uma bússola em mãos, p/ sempre saber qual lado é norte. Abs, Fernando
|
28.01.2009(Qua)14:43 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Olá pessoal, Vejam no link abaixo q já tá rolando discussão se P.martinezii é uma boa espécie ou nào: http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=30424Isso é uma das coisas q acho mais legal de ver PCs na natureza, p/ poder comparar com o que existe na literatura e aumentar nossos conhecimentos das plantas. P.martinezii estava muito mal estudada até agora, apenas uma pessoa havia investigado e não tinhamos fotos dela na natureza. Pesquisa de campo muitas vezes ajuda a confirmar -- ou não -- o que se supunha era uma espécie boa. Abs, Fernando
|
28.01.2009(Qua)18:48 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
|
Tem muitas variaveis a serem levadas em conta. Acho que diferença de altitude e habitat podem ser bons indicadores, mas depende da espécie. D. Montana cresce em muitas altitudes diferentes, em muitos solos e condições ambientais, mas é indiscutivelmente a mesma espécie. Utricularia reniformis a mesma coisa. Pesquisa em campo e confronto da observação in situ com a literatura e os herbários é necessário com certeza! Mas depende também da cabeça do pesquisador......... Estou aqui com um exemplar de Droseraceae da Flora Neotrópica........... D. hirtella não existe, (sinonimo de montana?????) e nem D. ascendens........... Quem ja viu ascendens e villosa no habitat não ve semelhança que justifique sinonimia e quem cultiva ambas lado a lado sabe que até as plantulas ja tem diferenças morfológicas gritantes. Estava vendo o levantamento de Droseraceae para o Distrito federal. E adivinha quantas espécies temos? 2!!! D. montana e D. communis.!!! Em breve isto mudará.
Abraços
Adilson
|
28.01.2009(Qua)19:10 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Hello Adilson!! Citação: Utricularia reniformis a mesma coisa. Esta espécie é um pouco variável e tem gente sugerindo de dividir em duas espécies até... Acho isso um pouco precoce pois decorre da comparação apenas entre duas populações (Serra dos Órgão e Itatiaia). Citação: Estou aqui com um exemplar de Droseraceae da Flora Neotrópica........... D. hirtella não existe, (sinonimo de montana?????) e nem D. ascendens........... Quem ja viu ascendens e villosa no habitat não ve semelhança que justifique sinonimia e quem cultiva ambas lado a lado sabe que até as plantulas ja tem diferenças morfológicas gritantes. Nem vamos começar a discutir este LIXO publicado na Flora Neotropica, hahaha! A minha cópia eu tive q parar de anotar os erros q ía encontrando, de tão rabiscada q tava ficando.  Citação: Estava vendo o levantamento de Droseraceae para o Distrito federal. E adivinha quantas espécies temos? 2!!! D. montana e D. communis.!!! Opa, vc tem esse trabalho? Tem como escanear e me mandar? Citação: Em breve isto mudará. Vamos trabalhar com o Vitor p/ publicar algo? ;) Tô tentando convencer ele a assumir comigo a paternidade conjunta de um estudo global do complexo hirtella. Acho q agora ele se empolgou. Vc tá convidado tbm, OK? ;) Abs, Fernando
|
28.01.2009(Qua)19:18 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
|
O que ja observei com relação as U. reniformis na natureza é que existe uma variedade anâ, com folhas de pequenas (1 a 2 cm ) a médias (3 - 4 cm no máximo) geralmente mais flácidas e frágeis. Tentem a preferir lugares mais sombreados e são muito pouco floríferas (só vi uma flor até hoje, e não se difere em nada da outra variedade tipica) Tenho desta em cultivo e ela repete o padrão de só produzir folhas pequenas independentemente da variação de luminosidade. As populações que eu conheço são de Aiuruoca, geralmente preferindo altitudes mais baixas (1.200 - 1.700 mts). São reófitas crescendo encima de pedras cobertas de musgo na beira de cachoeiras. A variedade de Folhas de médias a grandes (mais de 15 cm) eu conheço de Ibitipoca e Aiuruoca, e repetem quase sempre o mesmo padrão de habitos: reófitas, sobre sphagnum em beiras de rio, epífitas sobre "caules" (fascículos acumulados) mortos de iridáceas em ambiente brejoso, geralmente crescendo em meio a vegetação e nunca com as folhas expostas ao sol direto e são muito floríferas. Crescem desde baixas altitudes até lugares muito altos ( 1300. mts em ibiti 2.300 em aiuru). Interessantemente o pico de floração das de ibitipoca se dá em julho, e as de aiuruoca se dá em janeiro. não sei como é o padrão das da Serra dos òrgãos e Itatiaia, mas penso que dificilmente deve variar muito. Quais são os critérios que o povo esta elencando pra querer separar a espécie em duas?
O levantamento da flora do Distrito Federal esta sendo feito pela UNB. Quem anda me dando updates dele é o Thiago Meneguzzo, do herbário da UNB, e ele comentou de passagem isto comigo. Eu não sei se Droseraceae ja esta concluído ou se ainda estão ou irão ainda fazer. Ele falou pra eu catar herbários das coisas que faltam (cayennensis, hirtella, corumba) pra poder entrar no levantamento. As Lentiburiaceae até que estão bem representadas, faltando apenas (pasme) U. amethystina, que não tem coletas de herbário. (povo que nunca coletou na fazenda da unb onde tem bilhões de amethystinas). CLARO que quando tiver qualquer coisa em mãos eu mando pra você!
VAMOS SIM VAMOS SIM!!! Eu faço questão de ajudar e isto será uma honra para mim! Ja gostaria que sugerisse leituras preliminares, pois eu nunca me debruçei pra estudar as hirtellas (ainda)
Abração, Fernando e espere em Breve minhas descobertas em Aiuru.
Adilson
|
28.01.2009(Qua)21:37 |
|
 |
|