Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)20:18

Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 U.heterochroma na Venezuela 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem U.heterochroma na Venezuela
Hello a todos!

Enqto esperamos mais fotos da viagem do Adilson pra Airuoca e qq foto da viagem do Paulo p/ São Gonçalo do Rio Preto, vejam no link abaixo umas fotos muito velhas e muito ruins que tirei numa expedição pelos tepuis venezuelanos, mostrando a bizarra e peluda U.heterochroma.

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=30665

Abs, Fernando

13.02.2009(Sex)6:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Oi, fernando

Fantastico o ambiente onde elas vivem, e realmente ela é endemica do ilu/traamen tepui? Os escapos delas parecem muito com os das utricularias da seção iperua e orchidioides, em que lugar ela esta posicionada? Tens mais fotos das H. elongata de lá?

Um abraço

Adilson

13.02.2009(Sex)10:46
Moderador

Mensagem 
Aha!

Finalmente as fotos dessa planta!
Só pelas plantas coletadas pra herbário não dava pra ter idéia de como era a cor e a forma da flor.

Realmente estranhíssima!

Não lembro de ter visto a seção à qual pertence essa planta (seção Mirabiles) posicionada nas recentes filogenias. Isso deve ser por causa da raridade das duas espécies dessa seção, U. mirabilis e, claro, U. heterochroma, o que dificulta a aquisição de material para extrair DNA. Não estou com o Taylor aqui pra ver perto de quem ele colocava essa seção.
Mas se o Andreas a encontrou, certamente saberemos em breve onde ela está posicionada. :)

Abs e fotos em breve 8-) ,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

13.02.2009(Sex)20:02

Mensagem 
Caramba!!! Helicoptero!!!!! Sensacional!! Caramba! Que bacana!

13.02.2009(Sex)22:27

Mensagem 
Paulo, eu já andei procurando o Taylor pra xerocar, mas não encontro. você teria a referencia completa dele? Talvez tenha na biblioteca do Jardim Botanico....sabe de alguma coisa?

Taylor, Peter, The Genus Utricularia: a taxonomic monograph, Her Majesty's Stationary Office, London 1989

Abração

13.02.2009(Sex)22:32
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

A U.heterochroma é conhecida de algumas coletas espalhadas pelos tepuis venezuelanos, mas nunca havia sido coletada no Ilu/Traamén que eu saiba.

Pena eu não ter alguma escala de comparacao nas fotos, pois as plantas eram realmente pequenas, nada que ver com as enormes espécies das seções Iperua e Orchidioides. A U.heterochroma é bastante parecida com U.subulata em tamanho e delicadez da haste floral.

Mas na minha opiniao a seção Mirabiles está mais próxima da seção Phyllaria, que inclui 13 espécies concentradas no leste asiático. A cor e formato da flor de U.heterochroma achei mto parecida com a de U.striatula (pertencente a seção Phyllaria), que eu já havia vista na natureza tbm.

Realmente Paulo, ela não foi inclusa em nenhuma filogenia recente pois não conseguiram material para fazer estudos de DNA, de tao rara que é a planta.

Cleo, aqui vai a referencia:

Taylor, P. (1989). The Genus Utricularia – a taxonomic monograph. Kew Bulletin Additional Series XIV, Kew, London.

Abs, Fernando

Adilson, tenho uma porrada de fotos de H.elongata, mas teria que escanear, hehehe! ;)

14.02.2009(Sáb)3:01

Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:

Cleo, aqui vai a referencia:

Taylor, P. (1989). The Genus Utricularia – a taxonomic monograph. Kew Bulletin Additional Series XIV, Kew, London.

Opa! Valeu!

Abração

14.02.2009(Sáb)11:48
Destaque

Mensagem 
Adilson, tenho uma porrada de fotos de H.elongata, mas teria que escanear, hehehe! ;)

U SUX !!!

14.02.2009(Sáb)23:10
Site Admin

Mensagem 
Olá Fernando,

ainda curtindo as férias? Muito interessente essa utric, fiquei curioso sobre o substrato onde ela crescia, parecia algo como areia coberta com uma película de água. Os estolões ficavam enterrados ou cresciam entre o solo e a superfície da água? Existe algum cultivador que a mantenha com sucesso?

Um abraço.

15.02.2009(Dom)0:37
Moderador

Mensagem 
Olá Carlos,

Pq férias?? Vc acha que eu ficaria em casa brincando na internet durante minhas férias?? Vou tirar férias daqui a 2 semanas, e daí sim vou sumir e vc não vai me ver por aqui pois não vou levar nem computador nem celular, hehehe!

não me lembro direito, ams acho que ela crescia apenas na camada superior da areia e havia sim um filme de agua sobre a areia. Ninguem tem esta planta em cultivo pois é realmente mto rara. Eu não consegui trazer planats nem sementes quando encontrei.

Mas o Andreas F. acabou de achar esta planta e ele com certeza vai conseguir trazer e manter em cultivo.

Abs, Fernando

15.02.2009(Dom)0:58
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo