Entao, vou contar do início:
Há alguns anos atrás o Fernando já havia respondido um tópico meu informando que, de fato, havia utriculárias no Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, conversando sobre plantas com um amigo meu - um orquidófilo fanático, fui informado que em um passeio de uns três anos atrás ele havia visto um monte de florezinhas clarinhas sobre um cabinho comprido saindo do musgo. Quando me mostrou as fotos - alguns minutos de tensão esperando ele encontrar a pasta com as fotos - lá estavam, entre as plantas, as cobiçadas utriculárias. Hoje fui lá com minha namorada - ela sofre, sempre puxo ela pra ir comigo.
Ao fim do blábláblá, as fotos:

Faltou uma escala nesta foto, mas tudo que é verde aí é
Utricularia nephrophylla. Fiquei fascinado, nunca havia visto tantas, no máximo alguns bolsões no Sino.

No início fiquei preocupado pois só encontrei folhas, folhas e mais folhas:

Mas as flores estavam lá:

Com essas daqui foi um pouco curioso, achei estranho uma planta crescendo deste jeito, o ambiente com o "jeitão" onde aparecem as utrics e, ainda por cima, com as folhas saindo direto do substrato. Fotografei só de curiosidade. Agora, procurando pelo fórum descubro que essas aí são as
U. longifolia que o Fernando falou. Pelo menos eu acho que são. Me corrija aí Fernando. Eu nunca havia visto uma, nem em foto. Por pouco essa daí não passou desapercebida.

Aproveito, pra mostrar uma outra "coisa" que tinha no caminho, acho que não são utrics. Mas o "jeitão" me chamou a atenção. Alguém com mais experiência poderia, por favor, dizer o que são?

Os belos "sapículos" do caminho - essa é pro Carlos.

E uma, entre tantas outras, pérolas da entomologia, um membracídeo:

É isso. Não é muito, mas deu pra controlar, um pouco, a ansiedade.
Abração