Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)20:25

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Floresta da Tijuca 
Autor Mensagem

Mensagem Floresta da Tijuca
Entao, vou contar do início:

Há alguns anos atrás o Fernando já havia respondido um tópico meu informando que, de fato, havia utriculárias no Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, conversando sobre plantas com um amigo meu - um orquidófilo fanático, fui informado que em um passeio de uns três anos atrás ele havia visto um monte de florezinhas clarinhas sobre um cabinho comprido saindo do musgo. Quando me mostrou as fotos - alguns minutos de tensão esperando ele encontrar a pasta com as fotos - lá estavam, entre as plantas, as cobiçadas utriculárias. Hoje fui lá com minha namorada - ela sofre, sempre puxo ela pra ir comigo.

Ao fim do blábláblá, as fotos:
Imagem

Faltou uma escala nesta foto, mas tudo que é verde aí é Utricularia nephrophylla. Fiquei fascinado, nunca havia visto tantas, no máximo alguns bolsões no Sino.
Imagem

No início fiquei preocupado pois só encontrei folhas, folhas e mais folhas:
Imagem

Mas as flores estavam lá:
Imagem

Com essas daqui foi um pouco curioso, achei estranho uma planta crescendo deste jeito, o ambiente com o "jeitão" onde aparecem as utrics e, ainda por cima, com as folhas saindo direto do substrato. Fotografei só de curiosidade. Agora, procurando pelo fórum descubro que essas aí são as U. longifolia que o Fernando falou. Pelo menos eu acho que são. Me corrija aí Fernando. Eu nunca havia visto uma, nem em foto. Por pouco essa daí não passou desapercebida.
Imagem

Imagem

Aproveito, pra mostrar uma outra "coisa" que tinha no caminho, acho que não são utrics. Mas o "jeitão" me chamou a atenção. Alguém com mais experiência poderia, por favor, dizer o que são?

Imagem

Os belos "sapículos" do caminho - essa é pro Carlos.
Imagem

E uma, entre tantas outras, pérolas da entomologia, um membracídeo:
Imagem

É isso. Não é muito, mas deu pra controlar, um pouco, a ansiedade.

Abração

15.02.2009(Dom)14:27
Moderador

Mensagem 
Wow!

Legal, Cléo!
Parabéns por encontrar essas belezinhas!

Essa segunda planta é U. longifolia mesmo! :wink:

Já essa terceira planta tem cara de Piperaceae. :?

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

15.02.2009(Dom)15:29
Destaque

Mensagem 
Muito bom Cleo!

Bom, ver que mesmo em uma floresta tão recente como é a tijuca (120 anos?) e cercada por uma area urbana tão grande, espécies muito exigentes em qualidade e equilibrio do ambiente estejam indo tão bem. Isto sempre da esperança que possamos conviver de perto com elas sem unicamente destruir tudo.

Abraço

Adilson

15.02.2009(Dom)16:41
Destaque

Mensagem 
Parabéns Cléo, fascinante a quantidade de Utrics, a U. longifolia está muito bonita, cheguei a ter muitas aqui em casa enviadas pelo Fernando.

Minha Growlist

16.02.2009(Seg)15:42
Moderador

Mensagem 
Hello Cleo, parabens!! :)

Finalmente vc conseuiu ir a Tijuca e encontrou estas duas Utrics! U.neph. tem de montes, não? Mas a U.longifolia só havia em um paredao, correto? Nunca ninguem viu esta U.longifolia com flores, portanto agora q vc sabe onde estão vc pode ficar de olho, voltando de mes em mes p/ descobrir a época de flroação. ;)

Abs, Fernando

P.S. O que é isso na cabeça daquele inseto?!?!?! Que doideira!

16.02.2009(Seg)15:44
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Paulo - Valeu cara. Lá é bem legal mesmo, engraçado que eu nunca havia ido. E moro no Rio desde que nasci...:oops:

Samoied - Pois é Adilson, ainda há esperança! E no meio da cidade grande...hehe :D

Ivaldo - Eu nem conhecia essa espécie. Inacreditável é que ela quase passou desapercebida, uma planta com a folha deste tamanho! Essa foi no feeling mesmo. Se fosse uma espécie com folhas menores provavelmente eu não teria notado. É diferente quando agente sabe mais ou menos o que está procurando.

Fernando - Po, havia quilometros de U. nephrophylla. Ainda bem que você já foi e sabe que eu não estou exagerando :). A U. longifolia já tá na agenda. Vou tentar manter uma ida mensal lá. Mas só não me desanime dizendo que ela só entra em floração uma vez por ano ou coisa parecida.

O inseto é uma cigarrinha, essa família tem o pronoto ornamentado e cheio de estruturas esquisitas, parecem uns bichos criados em laboratório.

Abração

16.02.2009(Seg)17:49
Moderador

Mensagem 
Cleo,

Geralmente todas as PCs (e outras plantas) possuem uma época específica de floração. Pode ser então que esta população de U.longifolia floresça uma única vez por ano, mas esta floração pode durar alguns meses.

Abs, Fernando

16.02.2009(Seg)17:54
Destaque

Mensagem 
Belas fotos Cléo!
Boa sorte com as flores!

Abs,
Vitor

16.02.2009(Seg)19:59
Site Admin

Mensagem 
Olá Cléo,

antes de qualquer coisa: Adorei o sapo! :wink:

O termo 'sapículo' já foi definitivamente adotado nas minhas conversas com a guria :lol:

Das plantas, eu recebi algumas de um colega em comum que estão a soltar três hastes,
é uma planta muito bela, quando puder mostro as flores :D

A U. longifolia é uma planta que cresce muito devagar acima da serra (não trouxe aqui para baixo da serra),
tens como passar os fatores como temperatura e solo?

Um abraço.

17.02.2009(Ter)22:21

Mensagem 
Vitor Albuquerque escreveu:
Belas fotos Cléo!
Boa sorte com as flores!
Vitor

Grande Vitor. Curtiu a vinda ao Rio? Numa próxima agente marca melhor umas trilhas e tal.

Carlos Rohrbacher escreveu:
A U. longifolia é uma planta que cresce muito devagar acima da serra (não trouxe aqui para baixo da serra),
tens como passar os fatores como temperatura e solo?

Ae Carlos!

O sapo é show de bola mesmo. Agora eu estou com um guia de idenficação aqui que é uma mao na roda.
Eu vou tentar fazer idas mensais lá pra acompanhar o desenvolvimento da U. longifolia, até por que ela, ao contrário da U. nephrophylla, está muito restrita, crescendo em um único paredão. Quero ver se encontro mais populações e, mais importante, se pego a floração delas. Vai que a cor é diferente, que nem a U. nephrophylla.

Quanto a temperatura não tenho nenhum aparelho para medir. Se tiver alguma dica, eu gostaria de ouvir.

Abração

18.02.2009(Qua)0:31
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo