Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)20:18

Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 São Gonçalo do Rio Preto - MG 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem São Gonçalo do Rio Preto - MG
Olá pessoal,

Finalmente me sobrou um pouco de tempo livre e consegui editar as primeiras fotos da minha última viagem.

Minha viagem a São Gonçalo do Rio Preto faz parte do meu projeto de Iniciação Científica (para aqueles que não estão familiarizados, é como um projeto de conclusão de curso, um meio de introduzir o aluno de graduação na pesquisa científica), que é um levantamento das espécies de Lentibulariaceae (Utricularia e Genlisea) ocorrentes no Parque Estadual do Rio Preto. O Parque protege as nascentes do Rio Preto, que é um importante afluente do Rio Jequitinhonha, que abastece grande parte das cidades do norte de Minas. Protege, também, um pouco da riquíssima biodiversidade da Serra do Espinhaço, que é um grande complexo de serras que separa as bacias dos rios São Francisco e Doce.

São Gonçalo fica a cerca de 50 km ao norte de Diamantina e, a partir da cidade, o acesso ao parque é feito por uma estrada de terra de 14 km. A estrada, obviamente, está em péssimas condições.

Chegamos (eu e Rebeca, que também é aluna de IC e trabalha com as Amaryllidaceae do Parque) em Diamantina na manhã do dia 4 de fevereiro, depois de 14 horas de viagem a partir de São Paulo. Alugamos um carro e, depois de almoçar, seguimos para S. Gonçalo.

Catedral de Diamantina
Imagem

No caminho, passamos por Couto de Magalhães de Minas:
Igreja em CMG
Imagem

Chegamos ao parque já no fim da tarde, mas ainda sobrava algum tempo pra explorar perto do alojamento.
Fruto de Annonaceae
Imagem

Numa pequena região com uma fisionomia típica de deserto, cresciam alguns Melocactus sp. (Cactaceae)
Imagem

Imagem

E, a cerca de 50 metros dalí, num brejo na beira da estrada, encontrei grande quantidade de Utricularia subulata em flor
Imagem

E Genlisea pygmaea também
Imagem

Imagem

Essa aqui, com uma aranha-carangueijo, esperando algum polinizador aparecer...
Imagem

Nesse ponto, também encontrei algumas Drosera tomentosa (provavelmente var. glabrata)
Imagem

Algumas Utricularia nana
Imagem

E G. violacea ainda sem flores (mas as fotos não ficaram boas)...

No dia seguinte levantamos cedo e nos preparamos para chegar à parte alta do Parque, também chamada de Chapada.
A trilha é pesada, são 3 horas de subida, que nós fizemos em 4 horas, por causa do mau preparamento físico e porque eu fui parando em tudo quanto é lugar que tinha água... hehehe

Nascer do sol
Imagem

Aqui, a neblina formava um rio que descia as montanhas
Imagem

Felizmente, para subir a serra, contamos com a ajuda de uma mula pra transportar as malas... hehehe
Imagem

Logo de cara, no primeiro rio que tivemos que atravessar, encontrei um grupo de D. tomentosa crescendo sob a sombra das árvores na beira do rio
Imagem

A fisionomia da vegetação, a princípio, era de um cerrado s.s., que logo foi dando espaço para os campos rupestres.

Kielmeyera rubriflora (Clusiaceae)
Imagem

Ananas comosus (Bromeliaceae) - o abacaxi no seu estado "selvagem" :lol:
Imagem

Tillandsia sp. (Bromeliaceae) crescendo sobre aflormento rochoso
Imagem

Pseudolaelia vellozicola (Orchidaceae) crescendo sobre uma.... Vellozia!!! :lol:
Imagem

Trimezia juncifolia (Iridaceae)
Imagem

No vale de um córrego que esqueci o nome, se formava um grande campo úmido, onde Utricularia laciniata ocorria em grande quantidade (assim como U. subulata, mas não gastei a memória da câmera com ela... hhehe)
Imagem

Utricularia amethystina era bem menos representativa
Imagem

Foi nessa região que encontrei, também, algo bastante esquisito... uma grande população disso:
Imagem

Eram várias e várias plantas de Utricularia amethystina (ou algo parecido) com flores assim:
Imagem

Continuando na trilha, encontrei, sob uma grande pedra, uma população de Genlisea violacea toda florida
Imagem

Imagem

Imagem

Close
Imagem

Seguindo adiante, a fisionomia ia ficando mais interessante:
Imagem

Logo apareceram algumas Utricularia neottioides
Imagem

E aí, eis que surgem na beira da trilha algumas Drosera graminifolia (ou D. spiralis, dependendo da opinião taxonômica)
Imagem

Imagem

Eram plantas realmente grandes, com folhas atingindo os 25 cm
Imagem

Andamos mais um pouco e logo os campos rupestres alternavam com campos de altitude
Nos campos rupestres, Vriesea sp. (Bromeliaceae) e Vellozia sp. (Velloziaceae)
Imagem

Vriesea sp.
Imagem

Barbacenia sp. (Velloziaceae)
Imagem

Outra Barbacenia sp. (Velloziaceae)
Imagem

Tillandsia sp., orquídeas e euphorbias
Imagem

Tillandsia sp. (Bromeliaceae) e Euphorbia sp. (Euphorbiaceae)
Imagem

E nos campos de altitude...
Imagem

As Melastomataceas davam um show!
Chaestoma sp.
Imagem

Imagem

Campo alagado com Microlicia sp.
Imagem

Microlicia sp.
Imagem

Imagem

Vellozia sp.
Imagem

E nas partes mais úmidas, Utricularia amethystina, com uma corola meio alienígena :roll:
Imagem

Habenaria sp. (Orchidaceae)
Imagem

Drosera hirtella var. hirtella
Imagem

Imagem

Ainda iniciando floração
Imagem

Além de uma grande população de Genlisea pygmaea tuberosa!
Imagem

Imagem

Imagem

Por fim, a recompensadora visão do alojamento no alto da chapada...
Imagem

O dia ainda não acabou, mas eu já cansei... depois eu continuo! :lol:

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

14.03.2009(Sáb)19:51
Destaque

Mensagem 
Paulo

Que bom ver novamente imagens lá do Parque do Rio preto! Foi um lugar que fui uma vez e fui muito bem tratado.

Fiquei só nas partes de menor altitude, não cheguei a ir lá nos campos rupestres, então suas fotos ainda não publicadas vão ser uma grande surpresa para mim!

Como esta o povo de lá? O Tonhão, o Diretor, O Deco, que morava e guiava lá ainda mora com a familia lá?
Os alagados na entrada o parque geralmente tinham uma grande quantidade de G. violácea. Tinha até que uma quantidade razoável de D. graminifolia lá nos rios próximos aos alojamentos do parque. Aqui em Brasília as D. hirtella var. hirtella também apenas começaram a lançar as hastes florais.

Fantastico encontrar lá as Genlisea tuberosas, mal posso esperar pelo resto do relato da chapada lá encima.

Um abraço

Adilson

Editado pela última vez por Samoied (Adilson Peres) em 14.03.2009(Sáb)21:47, em um total de 1 vez.

14.03.2009(Sáb)20:06
Site Admin

Mensagem 
Ótimo, incrível, impressionante ...

o que mais dizer de tantas espécies em um mesmo local e numa paisagem dessas!

E não é só isso, as bromélias, orquídeas e melastomaceas são muito legais, também umas imagens 'guardadas' e com melastomaceas muito semelhantes a essas que você mostrou. Bom, mas daí eu é que tenho que ter tempo para postar as imagens e fazer o relato para errar as identificações :lol:

Ah, show essas genliseas tuberosas, você já tentou plantar os tubérculos?

Um abraço.

14.03.2009(Sáb)20:37
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Citação:
Ananas comosus (Bromeliaceae) - o abacaxi no seu estado "selvagem" Laughing

Paulo, uma dúvida. Esse Ananas possui semente? Eu e meus companheiros de 'expedições' achamos um que possuia sementes em seu interior. Queria saber se é a mesma espécie.

14.03.2009(Sáb)21:53
Destaque

Mensagem 
Muito bom Paulo!
A variedade de especies de utricularias que vc achou foi impressionante, e todas floridas :D
Estou louco para ver o resto das fotos, num demora mto para postar não!!!
Como vc é do interior de SP(mais ou menos perto da minha cidade), quantos km são da sua cidade até São Gonçalo do Rio Preto?
Em Julho eu e minha familia vamos viajar, e coube a min a tarefa de escolher o local da viagem :D :lol: :roll:
Depois me passe o local que vc ficou, e tals, achei essa cidade muito legal para ficar,e tem carnivoras!!!

Abraços

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

14.03.2009(Sáb)22:52
Destaque

Mensagem 
Belas plantas ,bela exploração,gostei do abacaxi ala (primitivo) :) ,um show de utric,parabéns Paulo.

15.03.2009(Dom)9:32
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Obrigado! :wink:

Citação:
Fiquei só nas partes de menor altitude, não cheguei a ir lá nos campos rupestres, então suas fotos ainda não publicadas vão ser uma grande surpresa para mim!

Se prepare, Adilson! Hahaha! :lol:

Citação:
Como esta o povo de lá? O Tonhão, o Diretor, O Deco, que morava e guiava lá ainda mora com a familia lá?

O Tonhão ainda é o diretor, sim, mas não encontrei com ele dessa vez pq ele estava viajando.
O Deco ainda mora lá sim! Uma figura! :lol:
E ele ainda lembra do "Dílson", que passou um tempo por lá, procurando as orquídeas! :lol:
Ele lembrava do Fernando também, mas como o cara que foi procurar a "Utricularia branquinha" (U. tenuissima), que é conhecida de um único ponto do parque, que não tive tempo de explorar dessa vez. :?

Carlos - obrigado! Mas não acaba por aqui! Espere só as próximas fotos! 8-)

Citação:
Ah, show essas genliseas tuberosas, você já tentou plantar os tubérculos?

Na verdade, encontrei só um tubérculo, que agora encontra-se desidratado e murchinho numa exsicata... :lol:

Citação:
Paulo, uma dúvida. Esse Ananas possui semente? Eu e meus companheiros de 'expedições' achamos um que possuia sementes em seu interior. Queria saber se é a mesma espécie.

Oi Maurício. Não cheguei a conferir, mas sabendo que se trata de plantas nativas, tenho certeza que tem sementes sim.
A espécie é a mesma do abacaxi domesticado, só que as plantas cultivadas passaram por melhoramento genético para que a formação de sementes fosse abortada e a de polpa, aumentada.

Citação:
Como vc é do interior de SP (mais ou menos perto da minha cidade), quantos km são da sua cidade até São Gonçalo do Rio Preto?

MUITO LONGE! :lol: :shock: :lol:
De São Carlos são "apenas" 945 km! :lol:

Como você é de Sertãozinho, recomendo ir pra Serra da Canastra, que é bem mais perto. De Sertãozinho a São Roque de Minas (a principal cidade na Serra) são 333 km.

Obrigado Edirlessandro! :wink:

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

15.03.2009(Dom)15:56
Destaque

Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:

Citação:
Como vc é do interior de SP (mais ou menos perto da minha cidade), quantos km são da sua cidade até São Gonçalo do Rio Preto?

MUITO LONGE! :lol: :shock: :lol:
De São Carlos são "apenas" 945 km! :lol:

Como você é de Sertãozinho, recomendo ir pra Serra da Canastra, que é bem mais perto. De Sertãozinho a São Roque de Minas (a principal cidade na Serra) são 333 km.

Abs,

Opa, já fui a Serra da Canastra, mais não era um viciado nas plantas carnivoras, então nem cheguei a procurar elas(perdi uma grande chance de encontrar carnivoras). Já até pedi para ir de novo, mais ngm da minha familia apoiou, kkkkkkk
Nossa longe mesmo quase 950km, é estrada!!!
Obrigado pelas informações Paulo.

Abraços

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

15.03.2009(Dom)17:59

Mensagem 
POXA QUE LINDO!!!
AS FOTOS DE EXPEDIÇÕES SÃO OS TÓPICOS QUE EU MAIS GOSTO, PARABÉNS PAULO LINDAS FOTOS!!!
ADOREI A Drosera graminifolia ou D. spiralis QUE DROSERA FORTE!
VALEU
ABRAÇOS.

15.03.2009(Dom)18:47
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Paulo

Fico muito feliz que o pessoal ainda esteja por lá e ainda se lembre de mim (passei lá só 30 dias andando de um lado pro outro)

Um dia ainda volto lá e subo a chapada.

Ah, depois procure na beira dos rios uma Vellozia (barbacenia provavelmente) cuja planta adulta florida tem menos de um palmo de altura! Com flores amarelas.

um abraço

Adilson

15.03.2009(Dom)20:33
Responder   [ 50 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo