Autor |
Mensagem |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
 U. pusila-Rifaina-SP
Hello pessoas; Nesses ultimos 4 dias não entrei no forum pois estive de viagem fui até um rancho alugado pelos meus primos(alugaram o rancho por 1 ano, vou ir muito nele, rsrsrs). O rancho se localiza as margens da represa(que me falha a memoria o nome dela) no municipio de Rifaina-SP, muito emplogado depois que meu pai falou que era um rancho as margens da agua aonde, concerteza avia uma possibilidade: Encontrar plantas carnivoras!!!. Chegando no rancho(que para min é uma chácara 1 alqueiro e meio!) a paisagem é linda, o rancho também.   Primeira coisa que fiz foi ir até as margens da represa, uma vizta espetacular de uma serra linda e bem preservada...  Então começei a andar olhando para o chão(procurando carnivoras e quem sabe dinheiro também, rsrsrs). Este é o habtat aonde encontrei as amarelinhas:  Então começei a ver umas folinhas, na hora penssei utricularias! Mas nenhuma tinha uma haste para que eu pudesse confirmar isso:   Então veio a hora que finalmente enconrei PC's na natureza! Começei a ver pequenas hastes...   Agora só falta saber a especie, então vi uma outra colonia de utrics, nessa colonia tinha alguns individuos com flores abertas, ai que descubri... U. pusila    Bem é isso ai, só tenho uma pergunta para fazer, plantas carnivoras(em geral) precisam de solo pobre para sobreviver, essas utrics estavam vivendo em um solo muito vermelho parecido com terra mesmo, como será que elas estão vivas?  Abraços, Bruno
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
Editado pela última vez por Bruno Garcia em 15.06.2009(Seg)15:36, em um total de 1 vez.
|
14.06.2009(Dom)21:24 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
 Bruno
Muito bonito o rancho alugado,já pensou nas suas ferias vc lá ,não esquece de levar a cam hein,tomara que vc encontre droseras lá.
|
15.06.2009(Seg)11:46 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Bruno, parabens!!
Mas essa é U.pusilla, não U.subulata. A flor é menorzinha e as folhas mais largas.
Cara, vc teve sorte, pois beira de represas (lagos, rios) não é um bom lugar p/ PCs terrestres. Isso pq o nível de água varia MUITO ao longo do ano e as plantas acabam ficando secas em certas épocas e debaixo d'água em outras épocas. É mais provável q vc ache Utrics aquáticas na represa.
Mas vou te ensinar um truque... Nestes tipos de ambiente, procure os pequenos cursos de agua ou nascentes que alimentam os corpos maiores de água. Estes sao verdadeiros hotspots p/ PCs!
Abs, Fernando Rivadavia
|
15.06.2009(Seg)13:27 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Arruda, pode deixar na frente do "rancho" tem uma mata enorme(pelomenos vou tentar achar orquideas lá) e qm sabe não encontro pelomenos umas D. capillaris nas margens da represa, rsrsrs Oba! Então não era U. subulata, já mudei o nome das plantas lá em cima, obrigado Fernando! A vai quase acertei a indentificação, rsrsrs Coletei algumas capsulas, vou tratar de plantar logo já que é uma especie diferente, Fernando sobre oque vc falou do nivel da agua, o dia todo a agua fica naquele nivel das fotos aonde pode se chegar nas U. pusila, quando chega a noite a represa sobe uns 3 metros, então todo dia elas ficam +/- 6 horas(00:00 até as 06:00 da manhã) submerssas(que vida elas levam heim!) e outra coisa e esse solo avermelhado, parece terra! Se for terra mesmo, como elas estão sobrevivendo??? Sobre os cursos menores, tem um bem pequeno mesmo, no meio da mata, é bem escuro, acho dificil achar uma carnivora lá, pelomenos uma saudavel.... Abraços, Bruno
Growlist Bruno Garcia:
|
15.06.2009(Seg)15:31 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
muito bom olho seu achando as folhas das utrics antes das flores (geralmente acontece o contrário)
Areas como a deste rancho são bastante antropizadas (modificadas pela ação do homem) e algumas espécies de carnívoras se aproveitam disto, outras ja acabam sendo destruidas. Procure também entre capim ou grama baixa e esparsa um pouco mais longe da represa, em areas em que o solo fique levemente umido o ano todo. Geralmente droseras do complexo hirtella (e D. montana) são espécies pioneiras destes terrenos antropizados que não tenham sido mexidos a alguns anos.
E o que você observou é o que eu observo a bastante tempo em varios habitats: Carnivoras nascendo em terra vermelha (que por si mesmo é acida mas rica em ferro e alumínio) preta ou sobre acumulos de matéria organica em rochas.
um abraço
Adilson
|
15.06.2009(Seg)15:41 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Bruno, Citação: Arruda, pode deixar na frente do "rancho" tem uma mata enorme(pelomenos vou tentar achar orquideas lá) e qm sabe não encontro pelomenos umas D. capillaris nas margens da represa, rsrsrs D.capillaris só cresce no litoral. Quem sabe D.communis... Citação: Coletei algumas capsulas, vou tratar de plantar logo já que é uma especie diferente, Fernando sobre oque vc falou do nivel da agua, o dia todo a agua fica naquele nivel das fotos aonde pode se chegar nas U. pusila, quando chega a noite a represa sobe uns 3 metros, então todo dia elas ficam +/- 6 horas(00:00 até as 06:00 da manhã) submerssas(que vida elas levam heim!) Vc á dizendo q a represa tem maré??? Hahaha! Mas de qq forma Bruno, eu tô falando de variações ao longo do ANO. Citação: e outra coisa e esse solo avermelhado, parece terra! Se for terra mesmo, como elas estão sobrevivendo??? Só pq é vermelho não significa que não possa ser pobre em nutrientes e acido. ;) Mas U.psuilla, U.triloba e U.nervosa frequentemente crescem em solos avermelhados. Citação: Sobre os cursos menores, tem um bem pequeno mesmo, no meio da mata, é bem escuro, acho dificil achar uma carnivora lá, pelomenos uma saudavel.... Vc não entendeu. Eu não tô falando do riacho DENTRO da mata e sim do ponto EXATO onde tal riacho encontra a represa. As vezes estes locais sao abertos e apresentam mtas PCs. Abs, Fernando
|
15.06.2009(Seg)15:42 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Citação: Geralmente droseras do complexo hirtella (e D. montana) são espécies pioneiras destes terrenos antropizados que não tenham sido mexidos a alguns anos. Tanto D.montana como D.hirtella var.lutescens sao conhecidas desta regiao... Tem tbm D.communis, D.grantsaui, e até D.tomentosa não mto longe -- alem de várias Utrics, G.filiformis, G.violacea, G.pygmaea e G.repens. Abs, Fernando
|
15.06.2009(Seg)15:49 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Adilson, fiquei espantado quando vi a terra vermelha(até esse ponto ainda não tinha vizto as flores só as folinhas), até tirei uma touceinha de folinhas e começei a ver as raizes ai vi os utriculos(minusculos!!!!) ai sim me dei conta que era mesmo utricularias... Fernado que resposta rapida!!! rsrsrrs 1-Pode ser D. communis, não ligo, rsrsrs e como o Adilson falou se eu encontrar uma D. montana vai ser melhor ainda!!!! 2-Não que ela tem maré, mas nos dias que eu fiquei lá(4 dias) isso aconteceu, a agua da represa subia a noite.... 3-Bem, na hora que vi que era vermelho só penssei em uma coisa TERRA! 4-Entendi sim Fernando, mas estou falando que o unico curso menor de agua que eu observei era esse, não sei se tem outro... Olhem essa plantinha, parece uma utricularia(mas não é...).  Abs, Bruno
Growlist Bruno Garcia:
|
15.06.2009(Seg)15:55 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Belo relato Bruno. Não é porque o solo é vermelho que ele não seja pobre, como disse o Fernando. As D. communis e U. tricolor que achei vivem em um solo parecido com esse, só que mais umido, e com muito ferro na água. Abraços ps: Bruno, se você vier pra cá ver o habitat que achei, vai ver muitas dessas florzinhas amarelas. Parece que saem da grama. Aqui tem uma foto de uma dessas que achei no habitat das pc's. 
15.06.2009(Seg)16:39 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Olá Maurício, então deve ser pobre mesmo... essas florzinhas saem da grama mesmo...mas são bonitas! Abs
Growlist Bruno Garcia:
|
15.06.2009(Seg)18:04 |
|
 |
|