
Trijunção - MG - GO - BA Julho - 2009
A 6 meses devendo esse relato, de uma viagem que fiz para a tríplice junção das fronteiras de GO - BA e MG (e consequentemente para a tri-junção das regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste). Estive nos Municípios de Formoso (MG) Sítio d'abadia (GO) e Cocos (BA). Tal região é muito próxima do Parque Nacional Grande Sertão: Veredas, e se caracteriza pelo Cerrado que cresce primordialmente sobre areia. Imagino que se o clima ficar mais seco esta região se tornará um grande deserto. Fora isso haviam regiões de afloramento de Ardósia que propiciava o aparecimento de Matas secas lindíssimas com Paineiras (barrigudas) Gigantes bem como rios encachoeirados.
Formoso - MG
Pequena cidade conhecida por seus Jatobás centenários . Belíssimas árvores.

Proximo a saída da cidade havia uma vereda muito bonita e algumas áreas de areial por onde corria agua.
não tardamos a achar D. communis, e D. sessilifolia





Uma bonita Melastomataceae

Sítio d'abadia - GO
A região em torno dessa pequena cidade possuia uma mistura de cerrados com muitos pequenos rios e veredas e regiões de afloramento de ardósias muito interessantes. Algumas fotos das paisagens






Cachoeria da agua boa, uma das cachoeiras com maior volume de agua do pais (era muito caudalosa mesmo na epoca de seca. Na epoca de chuva dizem que é um espetáculo fantástico)
Apesar da flora exuberante, não encontrei muitas pcs. Basicamente utricularias:

Utricularia Hispida


Utricularia pusila ??? Crescia em qualquer beira de rio encima de terra vermelha, era bem comum.


Utricularia gibba. Acreditem ou não foi a pc mais "rara" que achei na viagem hehe
Outras plantas de Sítio d'abadia

Cyrtopodium eugenii

Labiatae?







Ipomoea coccinea

Onc. cebolleta

Barrigudas

Phragmipedium vittatum
Municipio de Cocos - BA
Aqui sim foi um espetáculo de Carnívoras. Apesar da area proxima da fronteirra com Goiás estartotalmente devastada pelas plantações de soja, as veredas e areas ao redor delas e dos rios foram preservadas. Ao redor do Rio Formoso formavam-se areas alagadas belíssimas, e o rio em si era lindíssimo com uma agua cristalina e esverdeada!

Região ao redor do rio, onde estavam as pcs.




Depois de ficar viajando no rio de aguas tão lindas eu começei a procurar pcs e vi muitas




D. communis. Me convenci que é communis mesmo porque todo lugar que vou eu tropeço nelas...... Cresciam tanto mais expostas ao sol quanto sombreadas dentro das veredas.
Havia também D. grantsaui que achei no fim do dia............. quando minhas pilhas ja haviam acabado............

Velha conhecida: U. cucullata

Utrículos

U. tricolor. Malditas que não florescem nunca comigo e lá havia centenas delas floridas, lindíssimas.






Elas cresciam em meio a um capim MUITO alto e denso, a parte vegetativa praticamente ficava no escuro.

Como não podia deixar de faltar, U. subulata
Havia também genlisea

G. repens, crescendo de sua maneira tradicional: como aquática fixada em lugares sombreados


E a maior surpresa da viagem: Genlisea guianensis! Sempre quis ver essas plantas ao vivo e tive minha chance!




Cresciam em um alagado no meio de sphagnum com materia organica onde havia agua correndo por baixo
Achei delas também crescendo agarradas numa raiz de arvore dentro do rio



Imagina se elas não escolheram BEM o lugar pra elas crescerem???? Metidas elas........
Por esse relato é isso ai , em breve postarei mais um aqui de Brasília.
Abraços
Adilson
