Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 06.05.2025(Ter)4:28

Responder  [ 9 mensagens ] 
 Trijunção - MG - GO - BA Julho - 2009 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Trijunção - MG - GO - BA Julho - 2009
A 6 meses devendo esse relato, de uma viagem que fiz para a tríplice junção das fronteiras de GO - BA e MG (e consequentemente para a tri-junção das regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste). Estive nos Municípios de Formoso (MG) Sítio d'abadia (GO) e Cocos (BA). Tal região é muito próxima do Parque Nacional Grande Sertão: Veredas, e se caracteriza pelo Cerrado que cresce primordialmente sobre areia. Imagino que se o clima ficar mais seco esta região se tornará um grande deserto. Fora isso haviam regiões de afloramento de Ardósia que propiciava o aparecimento de Matas secas lindíssimas com Paineiras (barrigudas) Gigantes bem como rios encachoeirados.

Formoso - MG

Pequena cidade conhecida por seus Jatobás centenários . Belíssimas árvores.

Imagem

Proximo a saída da cidade havia uma vereda muito bonita e algumas áreas de areial por onde corria agua.

Imagem

não tardamos a achar D. communis, e D. sessilifolia

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma bonita Melastomataceae

Imagem

Sítio d'abadia - GO

A região em torno dessa pequena cidade possuia uma mistura de cerrados com muitos pequenos rios e veredas e regiões de afloramento de ardósias muito interessantes. Algumas fotos das paisagens

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cachoeria da agua boa, uma das cachoeiras com maior volume de agua do pais (era muito caudalosa mesmo na epoca de seca. Na epoca de chuva dizem que é um espetáculo fantástico)

Apesar da flora exuberante, não encontrei muitas pcs. Basicamente utricularias:

Imagem

Utricularia Hispida

Imagem

Imagem

Utricularia pusila ??? Crescia em qualquer beira de rio encima de terra vermelha, era bem comum.

Imagem

Imagem

Utricularia gibba. Acreditem ou não foi a pc mais "rara" que achei na viagem hehe

Outras plantas de Sítio d'abadia

Imagem

Cyrtopodium eugenii

Imagem

Labiatae?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ipomoea coccinea

Imagem

Onc. cebolleta

Imagem

Barrigudas

Imagem

Phragmipedium vittatum

Municipio de Cocos - BA

Aqui sim foi um espetáculo de Carnívoras. Apesar da area proxima da fronteirra com Goiás estartotalmente devastada pelas plantações de soja, as veredas e areas ao redor delas e dos rios foram preservadas. Ao redor do Rio Formoso formavam-se areas alagadas belíssimas, e o rio em si era lindíssimo com uma agua cristalina e esverdeada!

Imagem

Região ao redor do rio, onde estavam as pcs.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de ficar viajando no rio de aguas tão lindas eu começei a procurar pcs e vi muitas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

D. communis. Me convenci que é communis mesmo porque todo lugar que vou eu tropeço nelas...... Cresciam tanto mais expostas ao sol quanto sombreadas dentro das veredas.

Havia também D. grantsaui que achei no fim do dia............. quando minhas pilhas ja haviam acabado............

Imagem

Velha conhecida: U. cucullata

Imagem

Utrículos

Imagem

U. tricolor. Malditas que não florescem nunca comigo e lá havia centenas delas floridas, lindíssimas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Elas cresciam em meio a um capim MUITO alto e denso, a parte vegetativa praticamente ficava no escuro.

Imagem

Como não podia deixar de faltar, U. subulata

Havia também genlisea

Imagem

G. repens, crescendo de sua maneira tradicional: como aquática fixada em lugares sombreados

Imagem

Imagem

E a maior surpresa da viagem: Genlisea guianensis! Sempre quis ver essas plantas ao vivo e tive minha chance!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cresciam em um alagado no meio de sphagnum com materia organica onde havia agua correndo por baixo

Achei delas também crescendo agarradas numa raiz de arvore dentro do rio

Imagem

Imagem

Imagem

Imagina se elas não escolheram BEM o lugar pra elas crescerem???? Metidas elas........

Por esse relato é isso ai , em breve postarei mais um aqui de Brasília.

Abraços

Adilson

Imagem

02.01.2010(Sáb)21:11
Site Admin

Mensagem 
Fala Adilson,

ótimas imagens, antes de falar das PCs queria gradecer por mostrar o O. cebolleta e Phragmipedium vittatum,
são plantas magníficas qu eu só havia visto em cultivo.

Das PCs, rapaz ... ... muito bom, eu adoro ver ela no habitat, ontem até dei uma 'fugida' até uma cachoeira, mas
nem se compara a esse teu relato. Em especial as genliseas, as quais só crescem nessa variedade toda aí para cima.
Aqui só as G. aurea, encontradas com grande dificuldade.
A utricularia me parece U. pusilla mesmo, parecem U. subulata mas as folhas são arredondadas e as hastem são mais
'reforçadas' e cobertas com mucilagem. As flores me parecem mais alongadas também. Caso tenha coletado, boa sorte,
ela é de fácil cultivo, aqui tenho retirado as hastes para não invadirem outros vasos.
Pena não ter imagens de D. grantsaui, é das espécies mais belas.

Um abraço.

Carlos.

03.01.2010(Dom)23:43
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Nossa que lugares bonitos, belas descobertas parabéns!

04.01.2010(Seg)1:13

Mensagem 
Impressionante!!

Parabéns Adilson, espécies muito bonitas e ótimas fotos!

Obrigado por nos mostrar essas belezas! :wink:

Abraço,

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339

04.01.2010(Seg)16:41
Destaque

Mensagem 
Essa Utricularia não é hispida, elas são geralmente creme ou rosa claro, nunca vi dela amarela, está paracendo um hibrido de praelonga x hispida.

Muito lindo o Phragmipedium, gostaria muito de ver um assim no habitat.

04.01.2010(Seg)21:28
Moderador

Mensagem 
Hello Adilson!

Eu (e aparentemente todos os outros q moram fora do Brasil) estava impedido de responder mensagens no forum por problemas técnicos desde antes do natal. Mas por sorte isto parece ter sido resolvido pois eu estava DOIDO pra responder a este tópico! :)

Babei com este teu relato, mto legal cara! Eu estive rapidamente na regiao de Cocos uns anos atras, mas não tive tanta sorte de encontrar ambientes legais como vc. Estou olhando em mapas e achei o tal Rio Formoso, ao NW de Cocos. Vc por acaso tem dados de GPS p/ o local onde achou G.guianensis e outras? O interessante é q já cheguei a marcar um ponto de GPS p/ esta região a partir de um aviao, quando voava de Brasilia a Salvador acho. Fiquei babando com margens arenosas nas beiras dos rios. Mas quando fui a Cocos eu não encontrei as estradas de terra q me levariam a estes lugares q vi do avião.

Anyways, como disse o Rodolfo, a tua U.hispida parece ser o hibrido U.praelonga X hispida! A U.pusilla é na verdade U.subulata e tua U.subulata parece ser U.nervosa (tem mais fotos?). Adorei o ambiente da G.guianensis, mto diferente de outros q havia visto no Brasil. Espero q tenha feito herbário de tudo, especialmente G.guianensis que tem tão poucos registros p/ o sul da Amazônia - e especialmente pq esta variedade brasileira pode vir a se tornar uma espécie distinta em breve! ;)

Abs, Fernando

07.01.2010(Qui)13:21
Destaque

Mensagem 
Parabéns Adilson! Essas fotos estão muito bonitas! Esse lugar parece incrível.
Gostei muito das Utrics e das Droseras também. A G. guinensis é um show à parte! Imagino a sua felicidade ao descobri-la por essas bandas.
Caramba, estou paralisado com as paisagens! Muito bonito mesmo. Obrigado por compartilhar.

Abraços,
Vitor

10.01.2010(Dom)21:01
Moderador

Mensagem 
não fique paralisado não Vitor! Pegue o carro e vai a campo, tá cheio de lugar bonito assim aí perto de Brasília, hahaha!!! :) E agora é a melhor época pra ver as PCs de cerrado... Aaaaah, se eu morasse em Brasília!!

Abs, Fernando

10.01.2010(Dom)21:16

Mensagem 
Fala Adilson !
vc coletou algumas dessas plantas ai ?
como será q se cultiva genlisea guianensis ? e a repens ? elas são exclusivamente aquaticas ? em aquarios o cultivo delas é aconselhavel ?

abraços

Fotos de minhas plantas :
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5755.html

Minha growlist e wishlist :
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... torder=asc

25.03.2010(Qui)21:03
Responder   [ 9 mensagens ]