
Itacambira - Botumirim - D. grãomogolensis
Fechando o relato da viagem, aqui vão as Pcs de Itacambira e Botumirim.
Itacambira
Na verdade não cheguei a explorar Itacambira, apenas estive lá de passagem pela estrada entre Carbonita e Botumirim. A região é muito bonita, com muitas montanhas e ja apresenta uma morfologia que ja prenuncia a flora de Botumirim e Grão mogol.




O Rio jequitinhonha

Iridaceae

Bromeliaceae

Melocactus?

não Faço a minima idéia do que é isso
No Caminho entre Itacambira e Botumirim achei varias colonias de D. communis nas beiradas dos rios que atravessavam o caminho. ELas tinham uma forma excelente, com um colorido bem forte e eram plantas bem grandes e diferentes das que eu vejo normalmente qui por Brasília




Também havia esta utricularia, que ja não me arrisco a dizer o que poderia ser.

Tipico habitat das communis.
Botumirim
Podemos encontrar muitas Pcs e outras familias de plantas interessantes Nas partes altas (1000 - 1300 mts) e nas partes baixas (1000-700 mts) ao redor da cidade.
Nas partes mais altas temos



Drosera tomentosa, vegetando sempre onde tem agua e pedras.


Drosera montana em lugares mais secos e em vegetação de campo rupestre.



Utricularia tricolor crescendo nas beiradas dos rios onde crescia sphagnum vermelho.


Encontrei apenas uma planta de Drosera graminifolia crescendo nas partes altas (a aprox. 1.300 mts) na beirada de um riacho.
Outras plantas encontradas nas regiões altas:


Epistephium luccidum


Cattleya aff. itambana


Vistas da serra.
Nas partes baixas pude encontrar



Raras D. hirtella var. hirtella




Mais Drosera graminifolia. Como podem ver na ultima foto, algumas plantas conseguiam sobreviver sobre a rocha praticamente nua com muito pouca umidade, demonstrando o quão adaptaveis são na natureza.
Mas a maior surpresa da viagem estava entremeada junto com as D. graminifolia. Uma planta que eu sempre quis ver ao vivo e em habitat e que é uma das Drosera mais bonitas do Brasil. Depois de ve-las ao vivo conclui que é a mais bonita do mundo (ooooooo exagero)




Drosera grãomogolensis !!!
Planta endemica dessa região, tive sorte de encontrar uma população nova com uma quantidade de plantas muito grande e saudavel.







De todas as Droseras que conheço a grãomogolensis, pelomenos nessa população, é a que apresenta o crescimento mais agressivo, tomando conta de tudo ao redor delas, ja que são plantas grandes e que produzem uma quantidade de folhas consideravel. Tirando uma ou outra isolada a maior parte delas tinha este comportamento "gregário" de empurra-empurra total.






Cresciam de formas variadas também: encima da pedra nua em ranhuras minúsculas, Encima de areia pura, De bogs de sphagnum ou em amontoados de matéria organica, sempre umidos mas nunca encharcados.
A maior parte da população apresentava uma cor vermelho-sangue intenso, mas achei um clone (que formou uma colonia ao redor dele) de individuos vermelho-vinho, belíssimos



Esta população não formava individuos com caule de folhas altas e ramificadas como o Fernando observou no Local tipo delas em Grão mogol, apesar das plantas mais antigas formarem um caule aparente mas não tão exagerado.



Havia por lá também G. repens e uma utricularia sem flores. Mas confesso que acabei não prestando muita atenção nelas....... ou ela seria a tal genlisea que o Fernando anda procurando feito louco em Itacambira????

Por fim é isso, foi uma viagem ótima com muitas pcs e muitas surpresas. Espero voltar em Breve na região pra procurar mais D. grãomogolensis e voltar a admirar essas plantas tão fantásticas.
Um abraço a todos
Adilson
