Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)6:37



Responder  [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Serra do Caparaó- MG/ES 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem Serra do Caparaó- MG/ES
Fala galera,

Aí vai mais um tópico in Habitat.
Em Dezembro do ano passado fui com um amigo da Faculdade, Rodrigo, e o irmão dele, Gustavo, conhecer a Serra do Caparaó. A Serra fica protegida em um Parque Nacional onde a vegetação é bastante interessante e as paisagens são realmente incríveis. Foi um dos lugares mais bonitos que já visitei! Nessa Serra ficam o Pico da Bandeira e outros quatro picos entre os dez mais altos do Brasil. Apesar da intenção principal ser encarar a subida dessas montanhas, não pude deixar de fotografar as PCs que encontrei pelo caminho! ;)

Nós passamos a semana no abrigo do Parque a 2393 metros debaixo de chuva e muita neblina. Ficamos presos vários dias por causa do mau tempo. Já estávamos agoniados!
Imagem

No 4 dia ainda não tínhamos saído de casa e resolvemos aproveitar uma ligeira trégua da chuva pra tentar subir pelo menos o Pico da Bandeira. Mas a neblina caprichou...
Imagem

Imagem

Seriema, Cariama cristata passeando na frente do abrigo.
Imagem

Conseguimos subir o Pico da Bandeira e naquelas condições já estavamos super realizados com a viagem. Tanto é que nem nos importamos em ficar "trancafiados" também no quinto dia por causa da chuva. A viagem já tinha valido à pena. Só que no fim do dia...
Imagem

Uma brecha de esperança se abriu no horizonte. Dormimos sonhando com um céu azul e raios de Sol aquecendo as montanhas.

E a nossa expectativa se confirmou com o grito eufórico do Rodrigo na manhã seguinte ao abrir a janela: Uhuuuuuuuuuuul!
Imagem

Era um dia lindo!!!! Eu e o Gustavo pulamos da cama, colocamos a água no fogo e em 15 minutos estávamos na trilha. Essa foi a primeira vez que vi esse morro a poucos metros da nossa janela... rs
Imagem

Refizemos a trilha do Pico da Bandeira. Confesso que a caminhada ficou bem mais difícil quando vi onde tínhamos que chegar! hahahaha
Imagem

Imagem

A vista da subida:
Imagem

O Pico do Cristal (9° do Brasil) visto do P. da Bandeira. Era o último do percurso e o mais difícil porque não tem trilha e a subida é bem íngeme.
Imagem

Havia algumas flores bem bonitas no caminho.
Imagem

Havia dezenas, milhares de Oncidium gracilis florindo por todo o parque. (ID Adilson Peres)
Imagem

Outra espécie?
Imagem

Muitas Asteraceas.
Imagem

Imagem

E finalmente as Carnívoras!!! A espécie mais abundante era D. montana va. montana.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Havia também U. reniformis mas em menor quantidade e sem flores.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A espécie que eu mais queria encontrar era a G. lobata, característica dessa região mas nem sinal. Provavelmente não era época de floração e eu não fazia a menor idéia de onde procurar...

Infelizmente não pude tirar muitas fotos por causa da chuva mas espero que tenham gostado!
Pra finalizar, Rodrigo, Gustavo e Eu durante primeira subida.
Imagem

Valeu!!!


10.03.2009(Ter)10:45
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Vitor!!

Brigadao pelas fotos! Que chuuuuuva!! Eu já estive no Caparaó umas 4X e acho q só uma vez não estava chovendo. É realmente um lugar lindo.. quando sai o sol, hahaha! :)

Vcs acamparam bem alto, não?? Sempre q fui fiquei na cidade de Alto Caparaó mesmo e começava a subida do Pico da Bandeira a partir do terreirao a 2000m.

Infelizmente a G.lobata não parece gostar de grandes altitudes e só tem dois locais conhecidos dela no Caparaó e um na Serra da Araponga, todos bem abaixo dos 2000m. E de qq forma dezembro é um pouco cedo p/ ver esta espécie anual...

O alto da serra parece ser mto frio p/ a maioria das PCs só lembro de ter visto U.reniformis acima de 2400m. Mas entre uns 2000-2400m (do terreirão até este abrigo acho), tem bastante D.montana, a pequena forma de D.ascendens típica do Caparaó (que em cultivo fica grande), G.aurea, U.reniformis, U.nephrophylla, e uma pequena e estranha forma de U.tricolor / amethystina / tridentata (até hoje não sei direito o que é...). Além de U.subulata é claro.

Pena q não tive tempo de explorar a nova trilha que abriu pelo lado capixaba. Eu tava no norte do estado do RJ uns 2 anos atras e ía fazer isso, mas acabei decidindo ir conhecer o Nilber em Friburgo e explorar a regiao com ele.

Anyways, parabens pelas fotos, pelas PCs, pela viagem, por aguentar essa chuvarada e aguardamos tuas fotos de Ibitipoca e o q mais estiver faltando!! :)


Abs, Fernando


Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 11.03.2009(Qua)14:00, em um total de 1 vez.



10.03.2009(Ter)12:19
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Pôxa Vitor; quanta saudade das minhas expedições às matas aqui de Alagoas que eu fazia. O mtempo agora não é mais o mesmo, tem ficado escasso. Me imprecionou o frio pelo que parece pelas imagens; e o local que é sensacional. Imagino ao vivo como não foi a experiência de vcs. Uma viagem dessa é que eu estou precisando fazer, me chamou atenção o vermelho intenso da D. montana, planta que sou maluco para ter. Mas quem sabe um dia posso compartilhar uma expedição dessa. Parabéns pela iniciativa.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


10.03.2009(Ter)12:43
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Aleluia Vitor! :lol:

Belas fotos! A paisagem é incrível! :wink:


Você foi pra Ibitipoca?
Só posto minhas fotos de Rio Preto e Diamantina depois das suas, então! Hahaha! 8-)



Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


10.03.2009(Ter)16:25
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
:o Que maravilha cara. Belas fotos, belos lugares, belas plantas. Excelente. E eu continuo afirmando, essa D. montana é maravilhosa. Um dia consigo a minha. Ela só vive em clima frio ou vai bem numa temperatura um pouco mais quente também?

Abraços

_________________
Imagem


10.03.2009(Ter)16:58
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
E ai vitor?

Demorou pra postar heim? Mas que bom ver as fotos pois o Caparaó é um lugar que eu realmente quero ir um dia destes. Bom saber que é interessante passar um tempo mais pelas partes mais baixas da serra como disse o fernando.
O outro oncidium também era terrestre? Se for é provavel ser Oncidium donianum.
E as fotos de Ibitipoca, posta logo pra eu ver por onde você andou!

Um abraço

Adilson


Editado pela última vez por Samoied (Adilson Peres) em 10.03.2009(Ter)20:06, em um total de 1 vez.



10.03.2009(Ter)17:15
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Citação:
Você foi pra Ibitipoca?
Só posto minhas fotos de Rio Preto e Diamantina depois das suas, então! Hahaha!


Paulo, deixa de ser enrolador, que desculpa mais esfarrapada, hahaha! :)


Abs, Fernando


10.03.2009(Ter)17:25
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Lindas fotos, linda paisagem! Chuva acaba com qualquer vontade de subir morro mesmo, depois do primeiro escorregão no barrancão a gente fica assustado, né?!!!!! :lol: :lol: :lol:


10.03.2009(Ter)18:46
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Sensacional Vítor! Parabéns cara!

não pude deixar de sentir uma nostalgia vendo as suas fotos! Parece que foi ontem que estive lá e já faz quase QUATRO ANOS!!!! O tempo passa rápido demais cara e eu ainda não conheci nem metade do que gostaria de conhecer....

Vendo os comentários vi que acabei tendo sorte do Caparaó pois quando fui não peguei chuva em momento algum! hehehe

Alguém sabe mais ou menos quantas espécies de PCs tem lá no Caparaó?

Abração

_________________
Imagem


11.03.2009(Qua)12:40
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Cleo,

Realmente, passa rapido, já fazem 3 anos q eu fui pela última vez ao Caparaó e **16** anos q fui pela 1a vez!!

Sobre o número de espécies, tô olhando a minha lista de coletas em 4 viagens p/ lá e vejo que são as mesmas citadas acima:

D.ascendens
D.montana var.montana
G.aurea
G.lobata
U.reniformis
U.nephrophylla
U.tricolor/ tridentata / amethystina (?)

Não tô vendo U.subulata, mas acho difícil essa praga não ocorrer por lá, hahaha! :)

Abs, Fernando


11.03.2009(Qua)12:58
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 38 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB