Autor |
Mensagem |
leo
Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35 Mensagens: 79 Localização: jundiaí
|
 Serra do Caraça - parte 2
Já vou começar me desculpando, pois tem mais não carnívoras neste tópico do que as propriamente ditas, mas como tem muita coisa legal lá eu vou tentar colocar várias fotos pra quem não conheceo local. Vista geral das montanhas do Caraça. Nessas rochas eu encontrei muitas orquideas, como Laelia fournierii, Bulbophyllum wedelli, Maxillaria cerifera, Elleanthus brasiliensis, dentre outras espécies.  Algumas espécies interessantes que eu vi crescendo nos campos rupestres Belas touceiras de Cattleya fournierii  Detalhe da flor.  Alguns espécimes apresentavam variação no formato e tamanho das flores  Muito interessante essas orquideas enraizando diretamente nas rochas  E Naquele barranco com umidade cosntante eu encontrei muitas Utricularia amethystina  Habitat visto mais de perto  Utricularia amethystina     
_________________ http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi
|
19.06.2010(Sáb)18:53 |
|
 |
leo
|
Mais algumas paisages. Cascatinha vista de longe  Montanhas a perder de vista   Outra orquidea interessante que vi nos campos rupestres. Bulbophyllum weddellii, uma espécie muito interessante com seu labelo móvel.   Continuando a explorar o local, eu resolvi dar uma olhada naquela habitat mais de perto. Tava com cara de ter pcs lá.  E chegando lá tinha muitas droseras D.hirtella var. hirtella      Essa espécie deu um show a parte com suas gotinhas de mucilagem brilhando ao sol. Essas merecem o nome de orvalhinha.     Abraço a todos. Léo
|
19.06.2010(Sáb)18:53 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Muito legal!! Realmente, estão muito bonitas essas droseras com a mucilagem brilhando, ao vivo deve ser mais bonito ainda.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
19.06.2010(Sáb)18:59 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Mto bom Leo, q fotos lindas!! Claro q o q eu mais queria ver era D.hirtella, pois nunca vi esta espécie no Caraça, apesar de ter ido lá várias vezes.
Confesso q tenho até medo de ter sido eu o introdutor acidental desta espeçie no Caraça... Afinal, não haviam registros dela até poucos anos atrás p/ o Caraça, e o 1o veio de um local a caminho do Tanque Grande, onde eu sempre passava nas minhas caminhadas por lá.
não tenho ido mto ao Caraça há vários anos e nas últimas vezes q fui, sempre passei antes pelo Cipó (onde tá cheio de D.hirtella). Será q eu sem querer levei sementes de D.hirtella grudadas no sapato??
Só sei q cada vez mais entendo a importância de limpar os sapatos entre um local e outro, pisando até brevemente em cândida pra esterilizar o q sobrou. vai saber q micro-organismos carregamos sem querer de um lugar pro outro...
Abs e brigadao, Fernando
|
19.06.2010(Sáb)19:02 |
|
 |
leo
|
Valeu Bruno e Fernando. É Bruno, ao vivo é sempre mais bonito mesmo. Bom Fernando, difícil saber se foi você quem introduziu D.hirtella no Caraça, mas pode ser que sim. Acho que um estudo genético pra verificar o grau de parentesco entre a hirtella do caraça e do cipó pode fazer você se sentir um pouco mais tranquilo....ou não!rs. Essas introduções acidentais são mais comuns do que a gente imagina, como por exemplo as orchidaceas Sacoila lanceolata, que suas sementes supostamente viajam nas rodas dos carros e a Zeuxine strateumatica, que foi levada pra diferentes regiões do mundo junto com sementes de grama. Esta última eu já vi na cidade onde moro. abraço.
|
19.06.2010(Sáb)19:12 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Lindas as fotos das montanhas, Leo e da cattleyazinhas tb. Essa forma de amethystina do caraça é bem bonita, parecem ter florezonas. você viu por lá Scuticaria irwiniana? A unica rupicola do Gênero.
|
19.06.2010(Sáb)19:48 |
|
 |
leo
|
Fala Adílson, Tem muitas coisas nessas montanhas. Gostaria de saber voar pra visitar todos aqueles picos...rs. Eu encontrei a Scuticaria irwiniana sim, mas infelizmente estava sem flor. Era uma das espécies da lista a ser vista na viagem. Ela é endêmica do Caraça, né? As Cattleyazinhas são demais mesmo. É muito bom ainda encontrá-las no habitat.
|
19.06.2010(Sáb)20:34 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Oi, Leo
não sei se a Irwiniana é endemica do Caraça. Sei que o Tipo é de lá mas creio que deve crescer também em outras serras ao redor da região.
|
19.06.2010(Sáb)21:00 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Leo,
ótimas imagens do Caraça, a primeir planta a me chamar a atenção foi a Cattleya fournierii, comprei um exemplar dessa espécie e depois descobri que ocorria nos campos rupestres de Minas, sem querer eu aumentei o 'cantinho mineiro' aqui de casa.
A Utricularia amethystina está muito bem apresentada, ela parece mais escura que as que foram mostradas aqui no fórum, o local onde cresciam seria úmido o ano todo?
A Drosera hirtella var. hirtella é das plantas mais difíceis de manter, hoje me contento com as imagens, felizmente aumentou a quantidade de foristas que postam imagens de plantas in habitat.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
20.06.2010(Dom)0:51 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
Nossa, as fotos em geral eu adoro, não só as das PCs, é sempre legal ver tambem os habitats de longe, para saber que só se acha uma drosera se der uma aproximada ao local, se andar que tem um doido olhando pra tudo quanto é lado e não parar, so acha mesmo na sorte, isso se não tiver pisado em umas já hehehe. Legal ver o que cresce por perto ou junto com as PCs nos habitats tambem, adoro as fotos das orquidias, tem umas bem incomuns para min, que não tem aqui pela minha região. Adorei as droseras, realmente deram um show de contraste vermelho nos meus olhos hehehe Carlos eu espero me unir em breve ao grupo dos foristas que já visitaram habitats de PCs, e espeto trazer muitas fotos com migo Mas falar é fácil hehehe.
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
20.06.2010(Dom)1:01 |
|
 |
|