Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)9:14

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Serra do Caraça - parte 2 
Autor Mensagem

Mensagem Serra do Caraça - parte 2
Já vou começar me desculpando, pois tem mais não carnívoras neste tópico do que as propriamente ditas, mas como tem muita coisa legal lá eu vou tentar colocar várias fotos pra quem não conheceo local.

Vista geral das montanhas do Caraça. Nessas rochas eu encontrei muitas orquideas, como Laelia fournierii, Bulbophyllum wedelli, Maxillaria cerifera, Elleanthus brasiliensis, dentre outras espécies.
Imagem

Algumas espécies interessantes que eu vi crescendo nos campos rupestres
Belas touceiras de Cattleya fournierii
Imagem

Detalhe da flor.
Imagem

Alguns espécimes apresentavam variação no formato e tamanho das flores
Imagem

Muito interessante essas orquideas enraizando diretamente nas rochas
Imagem

E Naquele barranco com umidade cosntante eu encontrei muitas Utricularia amethystina
Imagem

Habitat visto mais de perto
Imagem

Utricularia amethystina
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

19.06.2010(Sáb)18:53

Mensagem 
Mais algumas paisages.
Cascatinha vista de longe
Imagem

Montanhas a perder de vista
Imagem
Imagem

Outra orquidea interessante que vi nos campos rupestres.
Bulbophyllum weddellii, uma espécie muito interessante com seu labelo móvel.
Imagem
Imagem

Continuando a explorar o local, eu resolvi dar uma olhada naquela habitat mais de perto. Tava com cara de ter pcs lá.
Imagem

E chegando lá tinha muitas droseras
D.hirtella var. hirtella
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Essa espécie deu um show a parte com suas gotinhas de mucilagem brilhando ao sol. Essas merecem o nome de orvalhinha.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abraço a todos.
Léo

19.06.2010(Sáb)18:53

Mensagem 
Muito legal!! Realmente, estão muito bonitas essas droseras com a mucilagem brilhando, ao vivo deve ser mais bonito ainda.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

19.06.2010(Sáb)18:59
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Mto bom Leo, q fotos lindas!! Claro q o q eu mais queria ver era D.hirtella, pois nunca vi esta espécie no Caraça, apesar de ter ido lá várias vezes.

Confesso q tenho até medo de ter sido eu o introdutor acidental desta espeçie no Caraça... Afinal, não haviam registros dela até poucos anos atrás p/ o Caraça, e o 1o veio de um local a caminho do Tanque Grande, onde eu sempre passava nas minhas caminhadas por lá.

não tenho ido mto ao Caraça há vários anos e nas últimas vezes q fui, sempre passei antes pelo Cipó (onde tá cheio de D.hirtella). Será q eu sem querer levei sementes de D.hirtella grudadas no sapato??

Só sei q cada vez mais entendo a importância de limpar os sapatos entre um local e outro, pisando até brevemente em cândida pra esterilizar o q sobrou. vai saber q micro-organismos carregamos sem querer de um lugar pro outro...

Abs e brigadao,
Fernando

19.06.2010(Sáb)19:02

Mensagem 
Valeu Bruno e Fernando.
É Bruno, ao vivo é sempre mais bonito mesmo.
Bom Fernando, difícil saber se foi você quem introduziu D.hirtella no Caraça, mas pode ser que sim. Acho que um estudo genético pra verificar o grau de parentesco entre a hirtella do caraça e do cipó pode fazer você se sentir um pouco mais tranquilo....ou não!rs.
Essas introduções acidentais são mais comuns do que a gente imagina, como por exemplo as orchidaceas Sacoila lanceolata, que suas sementes supostamente viajam nas rodas dos carros e a Zeuxine strateumatica, que foi levada pra diferentes regiões do mundo junto com sementes de grama. Esta última eu já vi na cidade onde moro.
abraço.

19.06.2010(Sáb)19:12
Destaque

Mensagem 
Lindas as fotos das montanhas, Leo e da cattleyazinhas tb. Essa forma de amethystina do caraça é bem bonita, parecem ter florezonas.
você viu por lá Scuticaria irwiniana? A unica rupicola do Gênero.

19.06.2010(Sáb)19:48

Mensagem 
Fala Adílson,
Tem muitas coisas nessas montanhas. Gostaria de saber voar pra visitar todos aqueles picos...rs.
Eu encontrei a Scuticaria irwiniana sim, mas infelizmente estava sem flor. Era uma das espécies da lista a ser vista na viagem. Ela é endêmica do Caraça, né?
As Cattleyazinhas são demais mesmo. É muito bom ainda encontrá-las no habitat.

19.06.2010(Sáb)20:34
Destaque

Mensagem 
Oi, Leo

não sei se a Irwiniana é endemica do Caraça. Sei que o Tipo é de lá mas creio que deve crescer também em outras serras ao redor da região.

19.06.2010(Sáb)21:00
Site Admin

Mensagem 
Olá Leo,

ótimas imagens do Caraça, a primeir planta a me chamar a atenção foi a Cattleya fournierii,
comprei um exemplar dessa espécie e depois descobri que ocorria nos campos rupestres de Minas,
sem querer eu aumentei o 'cantinho mineiro' aqui de casa.

A Utricularia amethystina está muito bem apresentada, ela parece mais escura que as que foram
mostradas aqui no fórum, o local onde cresciam seria úmido o ano todo?

A Drosera hirtella var. hirtella é das plantas mais difíceis de manter, hoje me contento com as imagens,
felizmente aumentou a quantidade de foristas que postam imagens de plantas in habitat.

Um abraço.

20.06.2010(Dom)0:51
Destaque

Mensagem 
Nossa, as fotos em geral eu adoro, não só as das PCs, é sempre legal ver tambem os habitats de longe, para saber que só se acha uma drosera se der uma aproximada ao local, se andar que tem um doido olhando pra tudo quanto é lado e não parar, so acha mesmo na sorte, isso se não tiver pisado em umas já hehehe.
Legal ver o que cresce por perto ou junto com as PCs nos habitats tambem, adoro as fotos das orquidias, tem umas bem incomuns para min, que não tem aqui pela minha região.

Adorei as droseras, realmente deram um show de contraste vermelho nos meus olhos hehehe

Carlos eu espero me unir em breve ao grupo dos foristas que já visitaram habitats de PCs, e espeto trazer muitas fotos com migo :D
Mas falar é fácil hehehe.

20.06.2010(Dom)1:01
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo