Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)10:07

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Genlisea guianensis e Utricularia pubescens em Brasília 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Genlisea guianensis e Utricularia pubescens em Brasília
No ultimo Feriado de Corpus christi dei uma saida em uns habitats em Brasília e em Goiás atrás de Pcs, orquídeas e Cactos. Fui acompanhado do meu amigo Bento Faria. Tive varias surpresas agradaveis de plantas que nunca havia observado no DF e que talvez possam ser ocorrencias novas.

Mas vamos lá. O primeiro local visitado foi uma fazenda proxima a fronteira com goiás, que possuia um terreno bem inclinado e rios encachoeirados com muitos buritizais:

Imagem

Imagem

Olhando este buritizal e os laguinhos que ele formava pude encontrar:

Imagem

Utricularia tricolor

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cresciam em abundancia entre o capim alto encima de terreno alagado, como é comum para a espécie.

Imagem

Foto mostrando a aparencia geral do habitat delas.

Junto com elas nas partes bem alagadas havia Genlisea, provavelmente G. repens

Imagem

Nos arredores em locais mais firmes porém mais umidos ocorriam:

Imagem

Imagem

Imagem

D. communis, uma populaçao bem fraquinha.

Imagem

Imagem

Utricularia subulata? triloba?

Nessas mesmas areas ocorria uma variedade grande de espécies de Melastomataceae que me chamou a atenção:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na beirada de um lago que havia ali, achei esta utricularia crescendo como aquatica:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Descendo o terreno onde o declive aumentava haviam mais veredas e em alguns trechos o riacho corria sobre rochas de arenito.

Imagem

Imagem

Ali ocorriam D. communis bem mais bonitas e abundantes:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bem como mais U. tricolor crescendo hora como rupicola hora como reófita

Imagem

Imagem

E uma surpresa:

Imagem

Imagem

Utricularia neottioides. Segunda vez que as vejo crescendo na região de Brasília, desta vez mais parecida com as que eu vejo normalmente para o sudeste, como reófitas, agarradas em pedras. Na Fazenda agua limpa eu ja as havia observado junto com o Vitor Batista, mas crescendo sobre solo puro sem pedras, também margeando um córrego.

Mas a primeira surpresa boa do dia eu vi embrenhada no capim ao lado de uma vereda. Fiquei feliz que minha visão ainda esta funcionando bem pois consegui ver as folhinhas minusculas no meio do musgo que crescia e reconhecer uma velha conhecida minha:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Utricularia Pubescens!

Ainda que seja uma espécie distribuida por vários continentes, eu so as conhecia de habitats na serra da mantiqueira, crescendo sobre granito ou sobre quartzito, em beiradas de rio. Crescendo sobre solo turfoso em beiradas de brejo eu so me lembro delas em Aiuruoca, onde cresciam entre 1.500 e 2.250 mts em condições semelhantes.
O Fernando me relatou que havia visto delas na chapada dos veadeiros, e ao que parece tinham características semelhantes as do DF: Plantas de porte muito menor do que as encontradas no sudeste, florees muito menores que lembram U. arenaria! Eu penso que talvez essa forma aqui do centro oeste não poderia ser encarada como uma variedade ou subespécie? Se o paulo baleeiro quiser mando material pra ele tirar essa minha duvida :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas continuando com o Relato.

Demos uma saida do território do DF e fomos para as beiradas secas das escarpas do vale do Paranâ procurar outra coisa que não eram carnivoras.

Imagem

Imagem

E neste cerrado arenoso, entremeado com afloramentos de arenito nos deparamos com:

Imagem

Discocactus catinguicola.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Discocactus são cactaceas raras, vivendo em habitats restritos, geralmente com populações muito pequenas e de recuperação muito lenta. São plantas que correm o risco de desaparecimento no país todo, pois nem todas as populações ocorrem em areas de preservação (como essa que vimos). Menos mal que as espécies são amplamente cultivadas na europa e Eua. No Brasil poucos são os que as cultivam ou as produzem comercialmente, dado o seu crescimento extremamente lento. Provavelmente algumas das plantas dessas fotos tem a minha idade ou são mais velhas do que eu.

Imagem

Uma visão raríssima: um exemplar crestado, que perdeu sua simetria radial de crescimento. Individuos assim são bastante raros de serem vistos no gênero.

Voltando ao DF passamos novamente por um habitat que eu ja conhecia, mas que nunca havia estado esta epoca do ano.

Imagem

Uma area grande, alagada com bastante agua corrente, praticamente intocada desde a fundação do DF.

Nos seus arredores, em um terreno mais seco (e mais seco ainda nessa epoca) algumas Drosera montana

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Indo em direção as areas alagadas, nas transições podiamos ver varias espécies interessantes do Cerrado:

Imagem

Melastomataceae

Imagem

Asteraceae?

Imagem

Caliandra sp.

Imagem

Imagem

Aristolochia galeata

não demorou para nos depararmos com mais D. communis

Imagem

As plantas deste local crescem como plantas aquaticas, produzindo caules estiolados compridos e folhas bastante longas. São as maiores communis que eu conheço e sem duvida as mais bonitas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Junto as communis havia mais G. repens e a minuscula Utricularia olivacea, que esta epoca estava com suas flores submersas, o que dificultou bastante para conseguir fotos delas!

Imagem

Imagem

Imagem

não é a toa que é a "segunda menor planta florífera do mundo".

Mas ainda junto com as olivacea e as communis havia a segunda grande surpresa do dia:

Imagem

Alguém consegue ver?

Imagem

Genlisea guianensis!

É a segunda vez que as vejo ao vivo e fiquei feliz de saber que existiam dentro do DF! E mais feliz ainda ao ver que existiam no locam em abundância.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Então foi isso: um dia bem proveitoso de muitas andanças. não canso de me admirar como o DF é um local rico em pcs e plantas interessantes. Sempre que saio por aqui acho algo novo e bonito.

Um abraço a todos

Adilson

20.06.2010(Dom)0:08
Site Admin

Mensagem 
Ah, está tarde e eu estou com a internet muito lenta aqui em S. Bento, quando eu voltar a Jaraguá comento o tópico, que pelo que lí, promete.

Um abraço e bom domingo.

20.06.2010(Dom)1:10
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Nossa, quanta planta legal!!! As que eu mais gostei fram as droseras aquáticas, nunca tinha visto, são realmente lindas!

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

20.06.2010(Dom)10:36
Moderador

Mensagem 
OMG, lindas fotos!!! Nossa, q saudades q isso me dá do Brasil... Anyway, não vai dar pra comentar o teu post agora pois vou me encontrar com os brazucas daqui pra assistir o jogo Brasil X Costa do Marfim! Parabens Adilson e dá-lhe Brasil!!!!!!!! :)

Later,
Fernando

20.06.2010(Dom)13:30
Destaque

Mensagem 
Nossa Adilson que maravilha de fotos, e muita planta diferente!
gostei muito da Genlisea guianensis, linda a cor dela!
Parabens pelas belas fotos e os achados :D

20.06.2010(Dom)18:20
Moderador

Mensagem 
Ok, agora com mais calma...

Cara, aquela 1a Genlisea pode não ser repens e sim G.guianensis tbm. As folhas estao tao compridas... Já as duas amarelinhas parecem mesmos er U.subulata, apesar de q a 2a tem um formato meio estranho. A amarela na beira do lago parece ser U.trichophylla (ela adora estes ambientes meio brejosos com poucos cm de agua - e as vezes até bastante fundos).

Ah, e quando vamos ver estas fotos tuas com o Vitor na Faz. Agua Limpa??? Tô louco pra saber das D.hirtella e D.sp.Corumbá no DF!! Mas só as fotos de U.neottioides crescem em solo sem pedras beirando um córrego (uma raridade!!!) já seria bom...

Que bom q vc reencontrou essa pubescens q tem flores idênticas a U.arenaria. Eu só ví uma vez no início de 1993 num local remoto dos Veadeiros, onde nucna mais voltei. Ah, boa sorte tentando separar esta forma de U.pubescens das demais -- haja herbário pra estudar, do Brasil até a Índia! :) Quem sabe o Baleeiro se empolgue, hehehe!

Mto bom ver D.communis aquáticas enormes, não? :) 1a vez q encontrei umas assim, na Serra da Canastra em 1991, achei q era espécie nova -- mas naquela época achava q tudo era espécie nova, pois não conhecia nada e era tudo novo pra mim, hehehe! Tava apenas começando as minhas exploraçoes nesta época, sem livros pra consultar, mto menso internet. :)

Anyway, é por causa destas D.communis aquáticas q nossa querida amiga Tânia (ou como o Paulo Gonella a apelidou: "Darth Tânia", hahaha! Adorei!!) não considera D.grantsaui uma boa espécie -- ela acha q D.grantsaui sao D.communis alongadas em ambientes aquáticos, acho (sei lá o q se passa na cabeça dela!).

Ah, e veja se aprende a diferenciar U.olivacea de U.biovularioides. Vai q vc acha essa 2a algum dia por aí?

Sobre G.guianensis, qual a profundidade do local onde elas estavam? Ah, e sobre a cor da flor, vc acha q é aquilo mesmo q apareceu na foto? Sei lá, eu sou daltônico parcial afinal, mas elas estão me aprecendo tão azuis...

Mais uma vez parabens pelas descobertas e brigadao or compartilhar conosco aqui no forum!! :)

Abs,
Fernando

21.06.2010(Seg)4:18
Site Admin

Mensagem 
Intervalo no trabalho, vamos lá:

Rapaz, eu ví algumas áreas parecidas quando passei por Brasília, infelizmente foi do avião e logo depois rumei para o Maranhão (ida aos Lençóis
Maranhenses). É uma região fascinante, vista pelas tuas imagens, está no 'caderninho 2012'.

Primeiro queria ver contigo algo que o Fernando ressaltou e eu também fiquei a pensar, não só com as genliseas, mas com as próprias U. tricolor.
São cores bem intensas, é característica dessas populações ou é efeito da câmera?

Essa U. pubescens é bem interessante mesmo, pequenina com calcar gigante (lembra uma genlisea, mas não vale brigar comigo Fernando ... ... só 'lembra' :lol: ),
tem que ter 'olhos treinados' para encontrar ... ... a outra utricularia minúscula então, nem se fala. :shock:

Por falar em utrics, choveu mais que o normal nessa região? Pergunto porque há D. communis totalmente submersas e as flores de U. olivacea também.
Quando encontrei D. communis totalmente submersas e flores de utric também submersas havia ocorrido uma chuva forte ou coisa parecida (estação de chuvas).

No mais, adorei as melastomaceaes, cactos (tive vários, antes das orquídeas, mas nenhuma raridade), aristolochia e hobitat em geral, ví a vara e logo
pensei em cobras passeando pelo capim, achou alguma? :lol:

Um abraço.

Carlos.

21.06.2010(Seg)11:29
Moderador

Mensagem 
Olá Carlos,

Citação:
Rapaz, eu ví algumas áreas parecidas quando passei por Brasília, infelizmente foi do avião e logo depois rumei para o Maranhão (ida aos Lençóis Maranhenses). É uma região fascinante, vista pelas tuas imagens, está no 'caderninho 2012'.

Eu voava mto a Brasília a trabalho, inclusive como escala p/ outras cidades e independente da direção q vinha, sempre via mtos habitats incríveis lá do alto, eu ficava grudado na janela e as vezes até tentava anotar onde eram pra tentar achar depois. Aaaahhh, qto lugar pra explorar nessa região!!

Citação:
Por falar em utrics, choveu mais que o normal nessa região? Pergunto porque há D. communis totalmente submersas e as flores de U. olivacea também. Quando encontrei D. communis totalmente submersas e flores de utric também submersas havia ocorrido uma chuva forte ou coisa parecida (estação de chuvas).

Pensei a mesma coisa e estranhei o Adilson achar isso assim alagado em junho. Esperaria ver assim em dezembro-janeiro-fevereiro talvez.

Citação:
No mais, adorei as melastomaceaes, cactos (tive vários, antes das orquídeas, mas nenhuma raridade), aristolochia e hobitat em geral...

Só pra não perder o hábito de pegar no teu pé, Carlos, o q seria "hobitat"? O habitat dos hobbits?? Hahahaha! :)

Abs, Fernando

21.06.2010(Seg)12:56
Destaque

Mensagem 
Fernando e Carlos

Como não vi flores da Genlisea então fui pela opção mais provavel, ja que tem muita G. repens em Brasília, e algumas com folhas BEM longas.

hahah nem vou mexer com o treco de U. pubescens, eu não sou academico, eu so providencio os "materiais de referencia" e gente como os Paulos da vida é que se descabelem pra fazer algo com eles XD XD XD

As communis aquaticas são maravilhosas, grandonas e bonitas, acho que em alguns milhões de ano devem evoluir pra algo como uma aldrovanda. E devo dizer que elas não estão debaixo dagua por causa de chuva nem nada! Ja fui nessa area em varias outras epocas do ano e é sempre assim! Na epoca da chuva aumenta o nivel ainda mais, mas Brasilia tem tanta agua que essa região consegue manter o nivel dágua bem alto o ano todo, salvo anos com secas mais demoradas que o normal. E este ano choveu aqui o normal. (ja faz mais de mes que deu a ultima chuva isolada)

Cara a "louca" falou que Grantsauii não é boa por causa disso??? Hahahha isso porque lá no municipio de Cocos na BA eu vi Grantsauii crescendo em solo turfoso umido que nada tinha de encharcado lado a lado com communis bem tipicas. E isso tb porque D. grantsauii ja é totalmente diferente de communis desde que é seedling pequeno. Em suma ela nunca viu grantsauii e tenho minhas duvidas que ja deva ter visto communis alguma vez na vida.

Aliás fofoca sobre a figura, vinda diretamente de um colega de trabalho dela de Feira de Santana, que trabalha com Orchidaceae lá. não vou revelar o nome aqui para não criar problemas pra ele XD XD XD

Sabe como a Darth T. faz saida a campo? Ela pega os Escragiários, carro e vai até os habitats. Até ai tudo normal. Mas dai quando as portas do carro são abertas ela somente comanda "Vão e peguem droseras para mim". Dai os escragiários vão e pegam as plantas para ela, que fica no carro escutando som XD. Será que ela não sabe que ver ao vivo as plantas no habitat oxigena o cérebro? XD XD XD

Querer ver U. biovularioides eu quero, mas será que vou conseguir achar um treco que consegue ser menor ainda que U. olivacea? Se bem que voces não vão acreditar mas eu achei essa pubescens minuscula pelas folhas e eu estava de pé olhando pra baixo afastando o capim XD XD XD .

As guianenses estava submersas em uma pelicula de agua de uns 20 cm. mas estavam fixadas em uma camada de sedimentos organicos que se você pisasse sua perna ia afundar mais 1 metro dentro dagua. E sim, as cores estão corretas: calibrar balanço de branco na camera é algo que eu me preocupo sempre, pois justamente pode gerar fotos com cores duvidosas. Nesse habitat havia uma variação de cor perceptivel entre as genlisea: A maior parte era roxo - rosado com venações azuladas (como as das ultimas fotos) alguns individuos como a da primeira e segunda foto eram bem mais azuladas que o resto da população.

Fernando alzheimer, o post da FAL é VELHO!!! E você respondeu nele!!!!!!!

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -3159.html

Pra oxigenar tua cabeça XD XD XD XD

Carlos as cores intensas na foto dependem tanto da cor do individuo fotografado como da luz incidente sobre o alvo. Uma boa parte das U. tricolor eu fotografei no sol das 7-8 da manhâ que emite radiação mais na faixa das cores puxadas pro vermelho, o que da uma sensação mais "quente" pras fotos, e é claro realça as cores das flores. Dai é aquela coisa de você estar na hora certa com uma planta recebendo a luz correta e sua maquina estar bem calibrada e a foto sair perfeita. Eu não edito minhas imagens (a não ser para adicionar marcas dágua, que eu faço em massa utilizando o Picasa) As fotos que eu mostro aqui são sempre os RAWS.

Na foto do habitat quem aparece é o Bento, amigo meu e atual novo pcéfilo. A vara ele utilizou para ajudar a se apoiar pra andar nos brejos que passamos. Felizmente eu raramente vejo cobras quando saio a campo.

E sim se você quiser vir aqui pra Brasília te recebo com todo prazer pra darmos umas saidas aqui pelo DF, pela chapada e até irmos em Grão - Botumirim - Itacambira que não é tão longe assim daqui!

Um abraço a todos

Adilson

21.06.2010(Seg)18:41
Moderador

Mensagem 
Hello Adilson,

Citação:
Como não vi flores da Genlisea então fui pela opção mais provavel, ja que tem muita G. repens em Brasília, e algumas com folhas BEM longas.

É, só pelas folhas fica difícil saber mesmo. Mas como dica, eu lembro q G.guianensis com frequencia gera filhotes diretamente nas folhas.

Citação:
As communis aquaticas são maravilhosas, grandonas e bonitas, acho que em alguns milhões de ano devem evoluir pra algo como uma aldrovanda. E devo dizer que elas não estão debaixo dagua por causa de chuva nem nada! Ja fui nessa area em varias outras epocas do ano e é sempre assim! Na epoca da chuva aumenta o nivel ainda mais, mas Brasilia tem tanta agua que essa região consegue manter o nivel dágua bem alto o ano todo, salvo anos com secas mais demoradas que o normal. E este ano choveu aqui o normal. (ja faz mais de mes que deu a ultima chuva isolada)

Interessante, elas sao realmente aquaticas entao! Eu nunca pude acompanhar nenhuma das populacoes aquaticas de D.communis que vi, mas tive a impressao q era algo estavel mesmo, e não q cresciam assim apenas parte do ano.

Citação:
Cara a "louca" falou que Grantsauii não é boa por causa disso??? Hahahha isso porque lá no municipio de Cocos na BA eu vi Grantsauii crescendo em solo turfoso umido que nada tinha de encharcado lado a lado com communis bem tipicas. E isso tb porque D. grantsauii ja é totalmente diferente de communis desde que é seedling pequeno. Em suma ela nunca viu grantsauii e tenho minhas duvidas que ja deva ter visto communis alguma vez na vida.

Cara, o mais triste é q não apenas eu falei pra ela pessoalmente q D.grantsaui não cresce submersa, como escrevi isso noa rtigo em q publiquei D.grantsaui. E pra piorar, ela mesmo viu D.grantsaui na natureza em pelo menos um local q eu sei: o local tipo de D.graomogolensis! Alias, neste local cresce tbm D.communis, além de D.tomentosa e D.tomentosa X grantsaui (D.X fontinalis). Portanto, teria dado pra ela comparar communis e grantsaui la mesmo... Se é q ela saiu do carro, hahaha! Mto boa essa fofoca e não me surpreende em nada. :) E ela ainda se acha botânica, q coisa mais triste...

Citação:
Será que ela não sabe que ver ao vivo as plantas no habitat oxigena o cérebro?

Cérebro?? vc tá assumindo demais Adilson, hahaha! :)

Citação:
Querer ver U. biovularioides eu quero, mas será que vou conseguir achar um treco que consegue ser menor ainda que U. olivacea?

Elas sao praticamente iguais em tamanho, aparencia e habitat. Portanto se vc consegue achar uma, conseguirá ver a outra com certeza.

Citação:
As guianenses estava submersas em uma pelicula de agua de uns 20 cm. mas estavam fixadas em uma camada de sedimentos organicos que se você pisasse sua perna ia afundar mais 1 metro dentro dagua.

É, essa espécie gosta mesmo deste tipo de ambiente ao sul da Amazônia. No norte já é diferente e o Andreas F acha até sq seja outra espécie.

Citação:
Fernando alzheimer, o post da FAL é VELHO!!! E você respondeu nele!!!!!!!

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -3159.html

Putz, tinha esquecido mesmo deste tópico fantástico q vcs escreveram! Mas o alzheimer é pior ainda, pois eu tava confundindo a Faz.Agua Limpa com a Faz. Sucupira!! Vcs foram nesta ultima tbm, não foram???

Abs e brigadao,
Fernando

21.06.2010(Seg)19:08
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo