|
Página 1 de 1
|
[ 9 mensagens ] |
|
Carnívoras no Pampa Safari
Autor |
Mensagem |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
 Carnívoras no Pampa Safari
Olá pessoal, recentemente fui convidado a estagiar no Pampa Safári em Gravataí, ele é um dos maiores parques com animais selvagens soltos da America Latina, tem vários cervídeos, emas, avestruzes, emus, zebras, camelos e até antílopes, entre outros, e além disso tem PCs! O biólogo residente as identificou como D. brevifolia, eu fiquei meio na dúvida, preciso compará-las com minhas fotos, mas uma coisa é certa, elas são diferentes das D, capillaris e D. brevifolia de Nova Tramandaí, tem uma coloração menos avermelhada mesmo expostas a sol pleno, talvez o substrato esteja as influenciando. Vou tirar umas fotos e posta-las logo. Misturê  Hipopotamo e capivaras juntos  PS: Como o parque serve para a educação ambiental estava pensando e levar mais uma PC para lá e falar dela. Pensei em levar uma D. filiformis, só tenho um clone, por isso não haverá o risco dessas produzirem sementes e suplantarem as nativas, no máximo produzirão uns brotos laterais. O que acham?
|
01.09.2010(Qua)15:05 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Pois, gostei dos bichos, especialmente das emas ... ... mas eu não introduziria PCs não-nativas por aí, lembra do Jurassic Park? "A Natureza encontra um caminho" Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
01.09.2010(Qua)16:27 |
|
 |
MarcielS
Destaque
Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36 Mensagens: 758 Localização: São Paulo - SP
|
Cristiano Marques escreveu: ...em levar uma D. filiformis, só tenho um clone, por isso não haverá o risco dessas produzirem sementes e suplantarem as nativas, no máximo produzirão uns brotos laterais. O que acham? Agora complicou! Minha d.filliformis deu sozinha sementes viáveis?!? Virou inclusive 'invasora' no vaso de uma d.sawtooth.
01.09.2010(Qua)16:36 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
MarcielS escreveu: Cristiano Marques escreveu: ...em levar uma D. filiformis, só tenho um clone, por isso não haverá o risco dessas produzirem sementes e suplantarem as nativas, no máximo produzirão uns brotos laterais. O que acham? Agora complicou! Minha d.filliformis deu sozinha sementes viáveis?!? Virou inclusive 'invasora' no vaso de uma d.sawtooth. Pois, isso mesmo: ser um 'clone' não quer dizer 'infértil'.
|
01.09.2010(Qua)16:41 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Gente, de onde vcs tiraram essa idéia de q D.filiformis não sabe se auto-polinizar???  D.filiformis, como mtas outras dróseras, não precisa de polinizacao cruzada com outro clone. Ela sozinha fará sementes. Mas mesmo se não fizesse, PLEASE não saiam por aí plantando espécies nao-nativas!! Isso inclui espécies nativas, porém de outras regiões do Brasil. Os resultados podem ser desastrosos p/ o meio ambiente, pois uma vez q viram pragas, ninguem pode pará-las! Portanto Cristiano, concentre-se em tirar fotos das PCs q vc achou no parque e mande pra nos. ;) Ah, e coloracao de folha não é uma boa caracteristica taxonomica. Veja bem o formato da folha e a haste floral dela, q vc terá tua resposta. Ou coloque logo fotos aqui, hehehe! Ah, e parabens pelo teu estágio! Abs, Fernando
|
01.09.2010(Qua)21:25 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Ok, nada de exóticas, por isso mesmo que eu perguntei a vocês, acreditava que a D. filiformis necessitava de uma outra planta para produzir semente, pelo menos por aqui nunca produziu. As plantas estão gerando hastes florais, verei se são glandulares ou não.
|
02.09.2010(Qui)12:30 |
|
 |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
Fernando Rivadavia escreveu: Gente, de onde vcs tiraram essa idéia de q D.filiformis não sabe se auto-polinizar???  D.filiformis, como mtas outras dróseras, não precisa de polinizacao cruzada com outro clone. Ela sozinha fará sementes. Mas mesmo se não fizesse, PLEASE não saiam por aí plantando espécies não-nativas!! Isso inclui espécies nativas, porém de outras regiões do Brasil. Os resultados podem ser desastrosos p/ o meio ambiente, pois uma vez q viram pragas, ninguem pode pará-las! Portanto Cristiano, concentre-se em tirar fotos das PCs q vc achou no parque e mande pra nos. ;) Ah, e coloracao de folha não é uma boa caracteristica taxonomica. Veja bem o formato da folha e a haste floral dela, q vc terá tua resposta. Ou coloque logo fotos aqui, hehehe! Ah, e parabens pelo teu estágio! Abs, Fernando Mesmo sem outra planta ela se reproduz e como tem animais ai e só um dar uma pisada nela e as folhas encostam no chão e vira leaf-cutting e aparece mais plantas. E elas não vivem para sempre se a reprodução sexuada..
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
02.09.2010(Qui)12:34 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
|
Analisando coloração (eu sei, não é um bom critério) mas principalmente a haste floral eu a identifiquei como D. breivifolia, além do mais, relatos dizem que ela tem flores brancas. Achei estranho só encontrar D. brevifolia sem a D. capillaris, geralmente a primeira se encontra em menor número que a segunda nas comunidades, pelo menos foi o que eu observei em Tramandaí e Ibiraquera. Então aí vão as fotos: Ao longe se vê uma área isolada, é lá que elas estão:   Haste floral   
|
06.09.2010(Seg)13:30 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Folha triangular, é D. brevifolia mesmo, parabéns pela descoberta! 
|
06.09.2010(Seg)14:27 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 9 mensagens ] |
|