Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)14:36



Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Grão mogol 2 Julho 2010 (a vingança) 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Grão mogol 2 Julho 2010 (a vingança)
Continuação da Viagem do Meu tópico passado.

Fora "aquele outro lugar de minas" Eu voltei a região de Grão Mogol para rever algumas coisas que ja tinha visto (e se mostraram ser mais interessantes do que eu imaginava quando vi a primeira vez :lol:) e outras que eu sempre sonhei em ver.

Imagem

Imagem

Imagens da estrada entre Montes Claros e Francisco Sá. Apesar da região de Grão mogol ter uma estação chuvosa muito limitada, entre setembro e dezembro, toda a região sofre influencia ainda da umidade oceanica durante o ano todo, propiciando espetáculos como esses. Brasilia por sua vez ja não sofre nehuma influencia dessa umidade, o que torna as secas ai mais pronunciadas ainda que tenhamos uma estação chuvosa bem mais comprida do que a da região de GM.

O Primeiro habitat que visitei continha plantas que eu havia visto a primeira vez que estive em GM 3 anos atrás. ( link para o relato: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1782.html ) O Local é uma Calha de exploração de areia abandonada na margem esquerda do Rio Itacambiruçu.

Imagem

La encontrei estas plantas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na epoca que mostrei imagens delas a primeira vez, o pessoal aqui discutiu que poderiam ser uma população (no caso a mais ao norte ja vista) de D. ascendens. Mas revendo as plantas novamente, Fernando, Paulo e eu começamos a ver que talvez não sejam D. ascendens em verdade, começando pela epoca de Floração, que se dá em Julho, e D. ascendens Floresce em Janeiro. A Epoca de floração desta planta coincide na verdade com a de D. tomentosa var. tomentosa e de D. grãomogolensis.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que são essas plantas? Boa pergunta. :lol: :lol: :lol:

Imagem


Imagem

Tipico terreno da região de Grão mogol: Pedra pedra pedra e mais pedra. Da pra imaginar que um lugar árido assim tem tantas carnivoras e uma flora cheira de endemismos e ocorrencias raras?

Imagem

Micranthocereus auriazureus

Imagem

Cyrtopodium aliciae

Imagem

Portulaca hirsutíssima

Imagem

Cambessedesia membranacea

Imagem

Bento e Pilosocereus fulvilanatus

Imagem

Eu e Melocactus bahiensis

Imagem

Melocactus bahiensis, um individuo jovem e um adulto ja com cephalium desenvolvido

Imagem

Nos lugares onde ocorriam bolsões de Areia:

Imagem

Discocactus pseudoinsignis, o meu favorito.


Imagem

Imagem

Utricularia amethistina

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E Drosera communis aquaticas.

Em uma região mais longinqua, em uma fazenda havia muitos corregos encachoeirados:

Imagem

Imagem

La encontrei mais uma população da Drosera grande anterior, desta vez habitando locais bem mais umidos do que um areial:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como podem ver essas plantas atingem um tamanho consideravel. A primeira vista pensei que pudessem ser D. tomentosa var. tomentosa crescendo em condições ideais, uma vez que é uma planta muito comum na região.

Mas proxima a elas havia D. tomentosa var. tomentosa tipica:

Imagem

Imagem

Mas eram MUITO menores.

Outras imagens dessas plantas que cresciam conjuntamente a U. tricolor (sem flores), U. Gibba e em alguns locais, U. neottioides

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nos pantanos e riachinhos haviam varias utricularias:


Imagem

Imagem

Imagem

U. gibba (e mayaca sp)


Imagem

U. neottioides

Imagem

U. cucculata???

Imagem

U. trichopylla???

Imagem

U. nana

Nas montanhas mais altas algumas orquideas e cactaceas interessantes:

Imagem

Cattleya cernua

Imagem

Coelocephalocereus aureus

Imagem

Um individuo crestado

Imagem

Coelocephalocereus purpureous

Imagem

Imagem

Imagem

Um individuo muito velho e crestado.

Imagem

Flor de Tacinga sp.

Imagem

Imagem

Cephaliums de Melocactus sp.


Mas o que eu mais estava esperando era ir ao morro do Jambrero para visitar um lugar mitico e místico cujas lendas a seu respeito transcendem a compreensão dos meros mortais e nao-iniciados: O local tipico de D. graomogolensis:
Muito me falaram das maravilhas que la haviam e eu não acreditei então tive que fazer esta peregrinação para poder ver a verdade com meus proprios olhos (e minha camera é claro)



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Da pra imaginar a cara que eu fiz quando vi uma coisa dessas? :D :D :D

A quantidade de plantas era enorme. Cresciam em terreno encharcado protegido por um capim alto e por vezes nas laterais de pedras que saiam de dentro do solo turfoso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Individualmente foram as Drosera mais fantásticas que ja vi: Eram plantas grandes, com um colorido vemelho vivo MUITO intenso e colunas de folhas mortas que nos individuos muito antigos chegavam a uns bons 20 cm de altura.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Chegava ao absurdo de haverem seedlings de D. graomogolensis crescendo como epifitas nos caules de alguns desses individuos mais antigos:

Imagem

Enfim, nem sabia mais pra onde mirar a camera depois de um tempo hehehe

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Neste local havia G. aurea crescendo junto a elas:

Imagem

O PIOR de tudo foi saber que eu não estive no local onde elas são mais abundantes ! SIM tem um outro local no habitat tipo onde existem tapetes maiores ainda e ocorre também D. grantsauii, D. tomentosa e o hibrido x fontinalis, fora outras espécies de Genlisea. Em resumo, vou ter que em breve fazer o sacrificio de voltar la pra poder ver isso !


Enfim, essa viagem de julho rendeu umas andadas boas e umas plantas fantásticas. Na verdade as coisas que eu vi nessa viagem vão continua rendendo varios frutos daqui pra frente não só em termos de fotos bonitas e o prazer de poder andar nestes lugares maravilhosos. Bem em breve voces vão entender :)


Um abraço a todos


Adilson


Imagem

:lol: :lol: :lol: :lol:


06.09.2010(Seg)21:27
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Adilson,

Sempre nos surpreendendo com suas descobertas! :D
Belas fotos e ótimo relato!

Nossa, tenho a impressão de que conheço essas plantas pessoalmente... :lol:

Citação:
O PIOR de tudo foi saber que eu não estive no local onde elas são mais abundantes ! SIM tem um outro local no habitat tipo onde existem tapetes maiores ainda e ocorre também D. grantsauii, D. tomentosa e o hibrido x fontinalis, fora outras espécies de Genlisea. Em resumo, vou ter que em breve fazer o sacrificio de voltar la pra poder ver isso !

Hahaha! É nisso que dá deixar pra visitar o lugar no fim de tarde! :lol:
Decidi que vou deixar todo mundo morrendo de curiosidade pra ver essas tapetes gigantes de graomogolensis! :lol:
Vão ter que esperar eu terminar os relatos de abril...


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


06.09.2010(Seg)23:42
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Belo relato !!! As Droseras como sempre, exuberantes.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


06.09.2010(Seg)23:51
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Simplesmente fantástico Adilson. Não importa o número de vezes que seja relatada as PC's e outros gêneros do Grão Mogol, a surpresa de ver a gigantesca diversidade desse lugar sempre vai existir. Obrigado por compartilhar essas belas fotos conosco!

Grande abraço

_________________
Imagem


07.09.2010(Ter)0:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Nossa Adilson, eu nem sei o que faria se vesse este tapete :shock:

Fantástico o lugar e os habitantes dela ^^ Lindos cactos e orquideas.
Agora as PCs, estão feias em... :lol:
Cara que tapete de Droseras :shock: meeeeeeeee...

Parabéns pelos relatos e por nos mostrar este lugar maravilhoso.
Tenha fé, quero ver fotos do outro local tambem :D , e um dia poder encontrar alguma drosera im habitat tambem ^^
abraço

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


08.09.2010(Qua)0:02
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello Adilson,

Brigadao mais uma vez por colocar aqui um relato e fotos de nos matar de inveja! :) E parabens pelas tuas descobertas botânicas, que ainda vão nos dar mto trabalhando tentando decifrar taxonomicamente, hehehe!

Muito interessante tua observação das nuvens sobre a região, o q ajuda a explicar como tantas PCs conseguem sobreviver durante tantos meses sem chuvas

Aquela "D.ascendens" de haste peluda vai precisar de um nome temporário. Na região de Diamantina ela tbm parece preferir crescer na beira de riachos, as vezes misturada c/ a D.ascendens mais tradicional. não dúvido q elas se hibridizem. Alias, precisamos rever em qual categoria colocar a D.ascendens peluda do Pico do Itambé e talvez algumas outras...

Sobre a 1a foto do 2o local desta ascendens peluda... Eu acho q naquela foto sao todas tomentosas. Alias, acho q tlvz todas as plantas deste 2o local sejam tomentosas. Sao diferentes da tomentosa na areia, mas não sei se sao iguais às acendens peludas do 1o local. Faz tempo q não vou a GM, mas lembro de ver duas "formas" de tomentosa, uma na beira de riachos e outra em areas arenosas ou brejosas. Aaargh, que rolo!!

Bom, vamos ao q é mais fácil de entender. :) Q bom q vc visitou finalmente o local tipo de D.graomogolensis -- pena só q vc não andou mais alguns metros até o alto do brejo, onde há a maior concentração delas, hahaha! Como disse o Paulo, isso q dá deixar pro final do dia. Vai ter q voltar em horário decente pra vê-las e fotografá-las com mais luz, captando as cores magnificas q só um tapete de D.graomogolensis te dá. O efeito é realmente incrível.

Concordo com vc q as D.graomogolensis deste local são individualmente as droseras mais bonitas q conheço, mas vou ampliar isso tbm e dizer q é a populaçao mais linda de espécie única q conheço. Se bem q não vi ao vivo a populacao q vc visitou em Botumirim, q parece fazer uma competicao brava... A única espécie que pra mim compete em beleza é a D.cistiflora da África do Sul, especialmente a de flores roxo escuras. Se bem q tem uma forma de flores lilases q forma populações incrivelmente densas perto de onde cresce D.regia... Difícil escolher preferidas entre as filhas, né? :)

Anyway, adorei a descrição, hehehe! quando encontrei este local pela 1a vez em junho de 1994 (após vagar sem água durante algumas horas por aquela quase-caatinga sobre as pedras), encontrar aquele oasis verde coberto por um tapete vermelho-sangue de enormes D.graomogolensis, aquilo sim foi quase uma experiência religiosa, hahaha!

Dificil descrever como foi marcante aquela descoberta pra mim, o qto me pegou de surpresa a beleza da espécie e especialmente daquela população: D.graomogolensis ainda não havia sido publicada, eu a conhecia apenas de alguns herbários, não haviam fotos de plantas vivas na internet, não havia nem internet (!) -- mto menos Google Earth, fotos só de filme ou slides (nada digital), GPS estava na infância e telefone era raridade pois as linhas eram caríssimas. A maioria destes povoados como GM tinham um ou nenhum orelhao em praça pública, no qual formavam-se filas e usavam-se fichas telefônicas - lembra Adilson? :)

não tinha quase com quem compartilhar uma descoberta como aquela, nem meios práticos como fotos digitais e internet pra divulgar aquela beleza toda.

Ah, os tais seedlings epífitos de D.graomogolensis na verdade são brotos q aparecem quando a roseta principal morre, nascendo a partir das raízes q a planta vai soltando do seu longo caule pra se ancorar. Aliás, q tal algumas fotos de hastes florais de D.graomogolensis??

E por ultimo, da próxima vez q vc voltar nessa regiao, fique de olho nos areiões pra ver se não descobre alguma espécie nova de Philcoxia... ;)


Abs e brigadao,
Fernando

P.S. Algumas sugestões de grafia: :)

U.amethystina
U.trichophylla
U.cucullata


08.09.2010(Qua)2:33
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Adilson,

apesar de ter visto a 'pré-estréia' ainda fiquei maravilhado (não encontrei palavra melhor) com as imagens,
a D. ascendens 'peluda' é fantástica e produz certo estranhamento a sua similaridade com a D. tomentosa
var. tomentosa. Com certeza isso vai dar trabalho para alguns 'taxonomistas de plantão' e a quem conseguir
introduzir ela em cultivo com sucesso.
A melastomaceae laranja é linda, nunca havia visto essa cor.
Utricularia amethystina continua sendo um sonho de consumo.
A C. cernua é a antiga S. cernua, certo?
Os cactos são bem interessantes, mas com eles sou infinitamente pior que com as PCs, eu só enxergo indivíduos
'chatos' e 'compridos' :lol:
A propósito, hoje envio as sementes de cactos que encontrei para você, mandarei por PAC para garantir a chegada.

Um abraço.

Carlos.

_________________
Droseraholic!!!


Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 08.09.2010(Qua)15:29, em um total de 1 vez.



08.09.2010(Qua)8:06
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Carlos:

Citação:
P.S. Algumas sugestões de grafia: Smile

U.amethystina
U.trichophylla
U.cucullata


Abs,
Fernando

Corrigi (Carlos) :roll:


08.09.2010(Qua)13:30
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Povo

Thanx pelos elogios e por terem curtido meu relato. É sempre um prazer compartilhar as belezas que eu vejo e com isso inspirar o pessoal tanto acadêmico como leigo a gostar das pcs e outras plantas tão bonitas.

Paulo:

Mandou lembranças minhas para elas?

:lol: :lol: :lol: :lol:

Carlos:

As Cambessedesias são melastomataceae muito interessantes com cores fosforescentes de canetinha hidrocor silva pen. Mas essas de GM nem são as mais bonitas. Espere eu botar aqui mais um relato de Ibitipoca que você vai ver o que é exuberancia dessas plantas heheh.
Seu problema com amethystinas será resolvido em Breve :)
E sim, a S. cernua agora (pelomenos para mim que concordei com a opinião taxonomica nova) é Cattleya Cernua. Ela e todas as antigas laelia e sophronitis Brasileiras.

Fernando:

Criatura confusa: Ja não tinhamos concordado que as da beira do riacho e as da areia em cristalia não eram a mesma coisa? Se não forem então temos 2 coisas diferentes pois não posso crer que as da beira do riacho possam ser simples tomentosa: os seedlings delas tem o tamanho dos adultos de tomentosa tradicional. Para mim ou é uma forma tetraplóide de tomentosa ou é uma população hibrida (provavelmente com D. GM) ja estabelecida. E penso que todas as outras de Diamantina possam ser também hibridos (ja que la tem D. tomentosa por perto de outras do complexo villosa também).
Uma outra possibilidade na minha cabeça é que possam ser formas intermediarias entre as diploides e tetraploides, tipo na base do complexo villosa, ja que possuem características comuns com tomentosas (haste peluda, epoca de floração igual) e as villosa (tamanho basicamente).
Arghnnnn ja estou viajando muito.
Por mim tudo bem em chamadas de "sp. ascendens peluda".

Irei novamente a GM ver mais do habitat tipo em Breve. Tirarei fotos de tirar o folego mais fantásticas do que essas ultimas.
Realmente é dificil escolher qual planta - população é mais fantástica. A Sp. estranha de haste com tentáculos é uma planta muito bonita com aquela inflorescencia gigante de D. hirtella, curvada. A GM com aquelas colunas e aquele tamanho e cor........... As de Botumirim crescem em um ambiente totalmente diferente. Cenicamente é bem mais bonito do que o habitat tipo: Tem montanhas rios, é ensolarado, tem as Graminifolia crescendo abundantemente em volta. O Local tipo é meio escondido, esta no meio dos restos de uma mina de cristal abandonada, é mais fechado e coisa e tal. Mas fantástico mesmo assim.
Eu lembro desses perrengues de falta de comunicação quando era criança pequena mesmo. Quando começei a andar pelo mato ja tinha internet pra obter informação. Mas não tinha internet nas cidadezinhas e haviam ainda poucos orelhões disponíveis nelas. Mas mesmo hoje com essas comodidades, ir pra o interior ainda é dificil e não deixa de ser uma boa aventura.
Botarei uma foto em breve com uma haste de D. GM comparada com haste de D. sp inhaí que eu tirei ;)
Ah as philcoxia. Monstrinhos esquisitos e bonitinhos. Realmente não vi nehuma dessa vez, mas é só achar uma que você começa a ver em todo lugar! Até agora nada de provar que elas são carnivoras, não?

Ah e valeu pelas correções: Sou uma negação total pra utricularia!

Aliás falando nelas: Seu amigo Studnicka ( o da U. cornigera) quer publicar uma versão fotografica do livro do Taylor. Ja pediu para mim milhares de fotos de Utrics em habitat.

Um abraço

Adilson


09.09.2010(Qui)22:22
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
As fotos ficaram um espetáculo, como sempre. Fico contente de ver que a D. graomogolensis parece ser fácil de cultivar. Espero que um dia ela seja comum nas coleções, pq realmente é linda! A Cambessedesia tb!


10.09.2010(Sex)0:21
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB