Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)17:02



Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Grão mogol 2 Julho 2010 (a vingança) 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Citação:
Criatura confusa: Ja não tinhamos concordado que as da beira do riacho e as da areia em cristalia não eram a mesma coisa?


Pra vc ver só como a taxonomia é uma coisa FLUIDA, hahaha!

Sim, eu sei q escrevi aquilo... Mas isso já faz alguns uma ou duas semanas, hj é um novo dia! :) Cara, só vamos conseguir ter uma idéia quando estas plantas florescerem e certeza talvez apenas com DNA. (E ai paulo, já começou a fazer as extrações??) Pelo menos as sementes de tomentosa e ascendens sao bastante diferentes. Se bem q as de graomogolensis sao mais parecidas c/as tomentosas. E vai saber como sao as sementes da sp.Inhaí... (Guarde algumas p/ tirarmos fotos no micrscópio quando flroescerem, OK?)


Citação:
Se não forem então temos 2 coisas diferentes pois não posso crer que as da beira do riacho possam ser simples tomentosa: os seedlings delas tem o tamanho dos adultos de tomentosa tradicional. Para mim ou é uma forma tetraplóide de tomentosa ou é uma população hibrida (provavelmente com D. GM) ja estabelecida. E penso que todas as outras de Diamantina possam ser também hibridos (ja que la tem D. tomentosa por perto de outras do complexo villosa também).
Uma outra possibilidade na minha cabeça é que possam ser formas intermediarias entre as diploides e tetraploides, tipo na base do complexo villosa, ja que possuem características comuns com tomentosas (haste peluda, epoca de floração igual) e as villosa (tamanho basicamente).
Arghnnnn ja estou viajando muito.


Sim, viajou mesmo! Volta a fita e apaga tudo!! Kkkk! Vamos consultar novamente minha velha filogenia de 2003:

Imagem

Todas as espécies q se encontram entre D.neocaledonica e D.capillaris sao as q chamamos de "diploides", com 2n=20 cromossomos (exceções conhecidas: D.neocaledonica e D.anglica, ambas tetraploides com 2n=40). Já o grupo q costumamos chamar de tetraploides brasileiras são aquelas entre D.schwackei e D.graminifolia, todas com 2n=40. Baseado neste gráfico, podemos estrapolar um pouco e chutar q provavelmente todas as espécies dos complexos villosa, chrysolepis, montana, graminifolia sejam tetraploides. Tbm podemos chutar q provavelmente todas as plantas dos complexos hirtella, communis, capillaris e outras do norte da Am.do Sul como (D.arenicola, D.roraimae, D.solaris, D.amazonica, etc.) sejam diploides.

Ah, e só pra lembrar, vai aqui minha tabela de números cromossomicos de espécies brasileiras de 2005:

Imagem
Imagem
Imagem


E com isso vamos rever o q vc escreveu acima:

Citação:
Para mim ou é uma forma tetraplóide de tomentosa


Como tomentosa já é tetraploide, imagino q vc queira dizer octoploide (2n=80)?


Citação:
Uma outra possibilidade na minha cabeça é que possam ser formas intermediarias entre as diploides e tetraploides, tipo na base do complexo villosa, ja que possuem características comuns com tomentosas (haste peluda, epoca de floração igual) e as villosa (tamanho basicamente).


Já aqui acho q vc confundiu os números cromossomicos e tava achando q tomentosa era diploide? Ficamos entao com intermediárias de tomentosa e o complexo vilosa, que tal?

Citação:
E penso que todas as outras de Diamantina possam ser também hibridos (ja que la tem D. tomentosa por perto de outras do complexo villosa também).


Bom, não podemos esquecer q possivelmente todas as plantas que conhecemos hj sao descendentes de multiplos eventos de hibridizacao antigos. Plantas tem evolucao reticulada, diferente de animais.

Por isso acho importante distinguir o q é meramente um hibrido na natureza (plantas ocorrendo apenas junto com uma ou ambas espécies parentais e q em plantas pode ser fertil ou não) e uma espécie de origem hibrida (algo q ja se estabeleceu como populacao reprodutivamente e ecologicamente independente dos progenitores).

Acho q existem sim mais híbrido do q pensavamos, mas é inegavel q mtas espécies brasileiras possivelmente tem origem hibrida recente tbm...


Citação:
Por mim tudo bem em chamadas de "sp. ascendens peluda".


OK, batizada temporariamente entao!


Citação:
Irei novamente a GM ver mais do habitat tipo em Breve. Tirarei fotos de tirar o folego mais fantásticas do que essas ultimas.


I can't wait! ;)


Citação:
Botarei uma foto em breve com uma haste de D. GM comparada com haste de D. sp inhaí que eu tirei ;)


I can't wait! X2


Citação:
Ah as philcoxia. Monstrinhos esquisitos e bonitinhos. Realmente não vi nehuma dessa vez, mas é só achar uma que você começa a ver em todo lugar! Até agora nada de provar que elas são carnivoras, não?


Realmente, agora q sabemos a cara delas, acho q vamos começar a encontrar por todos os cantos! E por enqto nada de provas de carnivoria...

Citação:
Aliás falando nelas: Seu amigo Studnicka ( o da U. cornigera) quer publicar uma versão fotografica do livro do Taylor. Ja pediu para mim milhares de fotos de Utrics em habitat.


Eu já recebi minha cópia e a tua deve estar a caminho. O livro ficou mto bonito! E com fotos de espécies bastante raras, q eu nunca havia visto antes. Tuas fotos estao lá, parabens!!


Abs,
Fernando


10.09.2010(Sex)1:28
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2010(Sex)18:59
Mensagens: 865
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem 
OLá Adilson!

Parabéns pela viagem e pelas fotos! Muito belas! Po, agora não vou ter mais Sophronitis, só Cattleyas? Posso te pedir um favor? Me manda uma MP com essas novas regras taxonômicas, pelo menos as mais simples para eu mudar na growlist? Como por exemplo: Não é mais Hadrolaelia, agora é Cattleya. Não é mais Sophronitis, agora é Cattleya. Pelo menos para eu entender o básico? Muitíssimo obrigado Adilson e parabéns pelo relato.

_________________
Abraços,

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist


10.09.2010(Sex)10:11
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Ah, boa discussão taxonômico-genática para vocês ... ... eu apenas quero concordar novamente com o nome.

Samoied (Adilson Peres) escreveu:
... As Cambessedesias são melastomataceae muito interessantes com cores fosforescentes de canetinha hidrocor silva pen. Mas essas de GM nem são as mais bonitas. Espere eu botar aqui mais um relato de Ibitipoca que você vai ver o que é exuberancia dessas plantas heheh.
Seu problema com amethystinas será resolvido em Breve :)
E sim, a S. cernua agora (pelomenos para mim que concordei com a opinião taxonomica nova) é Cattleya Cernua. Ela e todas as antigas laelia e sophronitis Brasileiras.


Opa, quero muito ver o 'matos não carnívoros', muitas melastomaceaes e cattleyas! :lol:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


13.09.2010(Seg)22:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Fernando

O treco esta fluido demais, vou botar na geladeira pra ficar mais controlavel hahahha.

Acho bom que as opiniões mudem assim pois logo que te mostrei as fotos eu acreditava ja que podiam ser duas coisas diferentes. Tomara que seja, pois essa quem sabe eu poderei dar um nome? :lol: :lol: :lol:

MAs Fernando essas plantas JA floresceram. Olhe o meu relato de novo e vai ver que tem foto de flor delas ali. Flores pequenas estilo tomentosa mesmo. O Paulo tirou fotos das flores delas tb. Teremos muitas sementes delas e espero que minha polinização das Sp. inhaí tenha dado certo.

Com relação aos numeros dos cromossomos My bad eu me confundi mesmo, estava achando que As tomentosa-like eram 2n = 20. O que quis dizer foi o que você esclareceu: São intermediárias entre as Tipo-villosa e as tipo-tomentosa. Isso me faz pensar mesmo em que talvez tenham uma origem hibrida entre GrãoM e tomentosa var. tomentosa e que ja tenham se especiado em algum grau.


O Livro das CPS e seus biotopos eu ja recebi. Como disse ele tem agora o projeto de fazer uma versão fotografica de toda a monografia de Utricularias do P. taylor e pediu pra eu recrutar gente por aqui pra ajudar no projeto. Em breve vou ficar no seu pé pra me passar umas localizações de utrics interessantes heheh.

Hase: Eu ja passei em algum tópico da sala de Orquideas um link pro artigo sobre o assunto da proposta nova de mudança de combinação de laelia para Cattleya, procura lá.


19.09.2010(Dom)20:33
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
MAs Fernando essas plantas JA floresceram. Olhe o meu relato de novo e vai ver que tem foto de flor delas ali. Flores pequenas estilo tomentosa mesmo. O Paulo tirou fotos das flores delas tb. Teremos muitas sementes delas e espero que minha polinização das Sp. inhaí tenha dado certo.


Verdade!! E parece mais tomentosa mesmo. Mas kd foto da haste??

E ai Paulo, ja começou a fazer extração de DNA??? :)


Abs,
Fernando


19.09.2010(Dom)22:31
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Grão mogol 2 Julho 2010 (a vingança)
Agora sabemos q estas D.sp."ascendens peludas" misteriosas q o Adilson descobriu eram mesmo uma espécie nova, q foi batizada de D.chimaera. Leiam no link abaixo sobre a revisão do complexo villosa:

viewtopic.php?f=8&t=11596&p=141267#p141267


Abraços,
Fernando Rivadavia


04.01.2014(Sáb)4:32
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB