U.warmingii - vejam aqui a 1a foto conhecida desta espécie!!
Olá a todos,
Meu grande amigo Marcos Cardoso de Cuiabá descobriu mais uma daquelas Utrics aquáticas raríssimas: U.warmingii!!
Ele esteve recentemente na região de Poconé, no norte do Pantanal, a trabalho. Foram 7 km a cavalo, com água na canela deste. Disse q tbm encontrou U.hydrocarpa, U.foliosa, U.cucullata e duas espécies terrestres de flores amarelas crescendo nesta mesma região (e vai me mandar fotos depois, é claro!). Eu nunca vi essa planta antes, mas a mais de 20 anos a adimiro no livro do Taylor, vejam só a descrição dele p/ esta espécie:

Perceberam o q há de único nesta planta? A haste floral super entumescida na base!! Sempre morri de curiosidade de ver o q era isso e sentir na mao. Bom, agora pelo menos já posso ver na foto do Marcos...
Portanto, chega de enrolação, aqui vai a foto inédita desta espécie:

Incrível não??? Estou fascinado de ver q a flor está mais pra branca, apenas com a giba amarela. O Taylor diz q a flor é creme. Será q eu já vi esta espécie à distância em alguma lagoa do Pantanal e nem pensei se tratar de uma Utric? Ou quem sabe já vi estes estolões sem flores e nem pensei serem de alguma espécie rara... Na verdade tava pensando nesta espécie recentemente quando vi este tópico:
viewtopic.php?f=30&t=8336Nildo, alguma chance das flores serem de U.gibba e aquele caule de outra espécies misturada a ela? Aliás, vc tem fotos melhores da planta? quando vai voltar lá??

Mas de qq forma não me parece ser a mesma espécie não, a disposição dos utrículos é bem diferente. Quem sabe U.breviscapa?
Anyway, voltando a U.warmingii, o Marcos me disse q esse local seca completamente no inverno, confirmando o q o Taylor diz dela ser anual. Além disso, percebi me parece na foto q a parte entumecida no centro possui duas hastes florais, enqto q no desenho do Taylor só mostra uma.
Mais fotos em breve, espero...
Abs, Fernando