Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)8:47



Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Algumas PC´s no interior do PR. 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem 
Oi Anderson!
Acho que não tinha visto seu post ainda. Lindas plantas. Meus parabéns pelo achado e pelas fotos. O post bem organizado...
Espero que possas mandar mais, em breve.
Abs. ;)

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


05.11.2010(Sex)6:22
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Wow, q incrivel este barranco enorme de D.ascendens e q plantas lindas!! Cara, nestas horas q é uma m*rda ser daltônico, queria tanto poder enxergar o barranco coberto de dróseras vermelhas! :( Aguardo ansiosamente os outros relatos!


Abs e parabens,
Fernando


Olá Fernando ! só por curiosidade - e espero que você não se chateie com a pergunta - que cores você vê em vez do vermelho e verde ? tenho uma grande curiosidade, porque meu avô era daltônico e tenho um outro amigo que também é e, pelas informações deles, essa "troca" de cores não é idêntica para todos... estou correto ?
By the way, se você nunca viu o verde ou o vermelho, como descobriu o daltonismo ? foi quando precisou se orientar nos semáforos (esse meu amigo foi assim) ?

_________________
Eu acredito em SACI


05.11.2010(Sex)6:24
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem 
Francisco, também sou daltônico. :shock:
Descobri fazendo um trabalho na universidade sobre daltonismo. Há alguns tipos diferentes de daltonismo...
Vou fazer um post com uns testes legais pra saber se o pessoal do Fórum é daltônico. ;)
Estou saindo pro trabalho, agora. Mais tarde eu posto.
At+.

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


05.11.2010(Sex)6:33
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Caio Vinicius escreveu:
Francisco, também sou daltônico. :shock:
Descobri fazendo um trabalho na universidade sobre daltonismo. Há alguns tipos diferentes de daltonismo...
Vou fazer um post com uns testes legais pra saber se o pessoal do Fórum é daltônico. ;)
Estou saindo pro trabalho, agora. Mais tarde eu posto.
At+.


Olá Caio ! eu sempre imaginei que poderia ser... afinal, meu avô era e suspeito que meu pai também fosse, muito embora em menor grau ou de uma forma diferente... eu, por exemplo, costumo ter profunda dificuldade em distinguir imagens compostas por várias cores, como em um mosaico. Se for uma imagem fosforescente, então, nem pensar... além disso tenho fotofobia em grau bastante elevado (preciso de lentes escuras nos óculos constantemente)... mas nunca ninguém me provou que eu tenha trocado o vermelho pelo verde - se bem que não sei se o verde que vejo é exatamente o verde que os outros vêem... tenho imensa dificuldade nisso de distinguir cores (é impossível saber se o par de meias que estou calçando é preto ou azul - marinho, acredita ? me guio pelos detalhes de costuras, etc) ... quando puder, coloque os testes porque vou fazer todos !
Mas me diz: há algum componente genético no daltonismo, afinal (estou perguntando porque não conheço muito a matéria, sou apenas curioso mesmo).
Grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


05.11.2010(Sex)20:53
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Francisco,

1o, uma aula de genética básica de daltonismo. :) O gene está no cromossomo X, portanto ele é herdado pelos homens de suas maes (e por isso é tao raro daltonismo em mulheres, pois elas precisam ter a má sorte de herdar os dois cromossoms X defeituosos, enqto q homens apenas um).

Sobre testes de daltonismo, faça um Google q vc encontra um monte. Eu já fiz o teste via internet com meus sobrinhos (filhos da minha irmã, portanto com 50% de chance de herdar o X do daltonismo) -- ambos passaram! :)

Sobre daltonismo em sim, o mais comum é do verde-vermelho, porém é um erro comum achar q se confunde verde POR vermelho, ou vice-versa. não é confusao de verde por vermelho e sim dificuldade de VER o verde e vermelho. Eu explico assim: temos menos células receptoras de verde e vermelho. Portanto imagino q o verde e vermelho q vejo seja um pouco mais apagado em comparacao c/ aquele q as outras pessoas veem. Mas na verdade só sinto dificuldade de distinguir estas cores de outras quando:

- a luz está fraca,
- a noite
- se o objeto em questao é pequeno e perdido entre mtas outras coisas
- se os TONS forem mto próximos de marrom, preto, cinza (por exemplo, verde musgo)

Mas vejo q tenho um pouco de problema tbm com tons roxos, q as vezes me parecem mais azuis. O problema mesmo é achar droseras vermelhas num solo escuro e ainda com grama por cima pra atrapalhar...


Abs,
Fernando


06.11.2010(Sáb)11:31
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Rá!

Os daltônicos, essa minoria esquecida.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Como o Fernando explicou, há diferentes graus de daltonismo e a hereditariedade é
fundamental. Eu e meu irmão mais novo somos daltônicos em baixo grau e a diferença
entre tons muito próximos de cores não nos é perceptível.
Enfim, o mundo é mais colorido do que eu consigo enxergar. :shock:

Eu só descobri isso com o exame do DETRAN para fazer a CNH.

Eu acredito que há vantagens nisso, eu sempre consegui distinguir detalhes que outras
pessoas não conseguiam em paisagens e, em especial, quando ia pescar via os peixes
escuros contra o fundo escuro com grande facilidade.

Té mais.

_________________
Droseraholic!!!


06.11.2010(Sáb)22:13
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Teve um estudo recente q saiu na Nature dizendo q daltônicos distinguem melhor entre tons de marrom/ bege.

Como os homens daltônicos sao uns 10% da populacao, eu (como biólogo) assumo q deve ter alguma vantagem evolutiva mesmo p/ se manter na populacao em niveis tao altos.

Imaginem nos nossos primordios nas savanas africanas, quando andavamos em pequenos bandos. Nas epocas de seca, quando estava tudo marrom e bege na savana, seria muito util ao bando ter alguns membros q conseguissem distinguir melhor entre o bege de um leao e o bege da grama seca! :)


Abs,
Fernando


07.11.2010(Dom)12:15
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá ! nem vou dizer nada... depois daquele teste do outro tópico, sinceramente, nem sei se sou daltônico ou cego mesmo... risos... não vi nada...

_________________
Eu acredito em SACI


08.11.2010(Seg)17:34
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 22.10.2010(Sex)21:01
Mensagens: 6
Localização: Anápolis - Goiás
Mensagem 
Caramba, aqueles cactos são lindos!Mas a drosera me chamou mais atenção, muito linda.Bem legal o passeio.
Até

_________________
"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal." - Raul Seixas


09.11.2010(Ter)19:45
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Teve um estudo recente q saiu na Nature dizendo q daltônicos distinguem melhor entre tons de marrom/ bege.

Como os homens daltônicos sao uns 10% da populacao, eu (como biólogo) assumo q deve ter alguma vantagem evolutiva mesmo p/ se manter na populacao em niveis tao altos.

Imaginem nos nossos primordios nas savanas africanas, quando andavamos em pequenos bandos. Nas epocas de seca, quando estava tudo marrom e bege na savana, seria muito util ao bando ter alguns membros q conseguissem distinguir melhor entre o bege de um leao e o bege da grama seca! :)


Abs,
Fernando


Eu tenho imensa facilidade para distinguir tons de marrom e bege mesmo. Muito mais fácil para mim do que distinguir preto de azul marinho, por exemplo... agora, não sei se conseguiria distinguir um leão de grama seca... risos... mas acho que algum de meus antepassados conseguia... risos

_________________
Eu acredito em SACI


10.11.2010(Qua)6:14
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB