U. nelumbifolia [in habitat]
Autor |
Mensagem |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
 Re: U. nelumbifolia [in habitat]
É galera.
Aí houve fogo mais de uma vez e as nelumbi foram queimadas. Mas voltaram.
Depois das terríveis recentes enchentes em Friburgo, esse lugar está detonado. Felizmente as nelumbifolia sobreviveram em pequenas populações. Elas são mesmo resistentes!
Que bom.
Abs.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
19.04.2011(Ter)20:48 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Imagino q o fator limitante sejam as bromélias. Isto é, portanto q as bromélias continuem vivas, tbm estarao lá as nelumbifolia.
Abs, Fernando
|
19.04.2011(Ter)21:33 |
|
 |
Nílber
Moderador
|
Cara, eu concordo.
As bromélias torram com o fogo, mas elas não estão "nem aí" pra isso. Na base da folha (não sei se posso chamar, em Bromeliaceae, de bainha) fica umidade (sim! fica) e os estolões e rizóides da Utric.
Essa mega chuva que detonou minha cidade varreu a floresta na base desse morro. Sabe essa pedra aí que estou "escalando" nas fotos? Foi levada igual cascalho lá pra baixo. O paredão de rocha foi lavado: Gersneriaceae, Orchidaceae, Melastomataceae, etc virou "barquinho" e foi embora. Mas as bromélias ficaram.
Estive lá com o Fábio, seu amigo (e alías, fizemos boas coletas pra ele - não ali), e as utrics estão lá, esmirradas, mas estão.
Carlos, quando quiser vir é só avisar!
Abs.
|
20.04.2011(Qua)16:56 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Fala Nílber, Estava vendo as fotos de novo, me empolguei e tirei uma foto das minhas:  Estão enormes, mas nunca floresceram aqui em casa... Dedos cruzados pra ver flores esse ano... Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
20.04.2011(Qua)17:24 |
|
 |
Nílber
Moderador
|
Uau.
Eu chamaria isso de conservação ex situ!
Estão mais bonitas que na natureza (naquele local específico).
Eu diria pra vc esperar por floração sim!
Essas são as que te mandei? Se sim, são filhas dessas aí desse local!
Abs!
|
20.04.2011(Qua)18:13 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Lindonas, as minhas nunca têm tantas folhas.  Talvez porque vivam em bandejas de plástico.
_________________ Droseraholic!!!
|
20.04.2011(Qua)19:23 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Paulo, as minhas demoraram anos p/ florescer. Só fui perceber depois q elas começaram a florescer quando os estoloes (q foram plantados no centro da bromelia) foram "empurrados" p/ a parte externa da roseta, pelo lento crescimento da bromélia.
Abs, Fernando
|
20.04.2011(Qua)21:04 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
Bela planta, afinal belas plantas.. incluindo a bromelia.
|
22.04.2011(Sex)16:55 |
|
 |
|